31/03/2010

Fim da linha para Carvalhal


Já é oficial, CC não será treinador do SCP na próxima temporada. Vão agora começar a chover nomes e mais nomes como futuros prováveis responsáveis da equipe técnica para 2010-11. No entanto, parece mais que certo que será o discípulo de Mourinho a comandar o barco.

30/03/2010

Elucidativo

A AAS sobre o jogo de carnide...

A AAS veio hoje criticar a alteração do dia do jogo com carnide, para uma 3ªfeira. Pedro Silva diz que é uma falta de respeito pelos adeptos do sporting. Nada mais certo! Mas o que esperar destes dirigentes em relação aos adeptos? Nada! Sempre nos trataram mal e hão-de continuar até ao dia em que habitarem por Alvalade.

E para não falar só da frieza com que tratam os adeptos do seu próprio clube (com quem lhes paga o ordenado!), JEB, não se devia esquecer que foi durante o seu curto mandato que a lampionagem desferiu os seus últimos ataques contra nós: no jogo de juniores na academia, e no jogo da Taça Lucilio - a polémica dos 30% da lotação. Só por isso esses senhores (?) nem resposta mereciam. Jogavam no domingo, como estava marcado, com 72h de descanso como obrigam os regulamentos. Nem mais um minuto. Mas não, nós somos diferentes e damos sempre a outra face... e continuamos a dar tiros e mais tiros nos pés...

Ainda Marat...

Marat Izmailov pediu formalmente desculpas pelos seus actos no jornal oficial do clube. No meio de tudo isto, de mais uma caso no seio do grupo de trabalho, fica claro que o novo Director Desportivo teve toda a razão para falar como falou deste caso. Deu um murro na mesa, e acentou os pontos nos "i's"! Os Palradores de serviço que sairam logo a terreiro a criticar a atitude de Costinha (a muitos não convém que se mudem mentalidades em Alvalade) vão agora ter que enfiar a viola no saco e dar a mão à palmatória. Afinal o russo tinha mesmo viajado para a Rússia, e recusou-se mesmo a jogar pela equipa! É esta a verdade, que ainda poucos admitiram!

Costinha e principalmente o Sporting são os grandes vencedores deste episódio. Marat e o seu empresário os grandes derrotados.

Resta ver se o jogador voltará a envergar a camisola verde e branca. Aguardemos.

25/03/2010

Marat

Depois das declarações de Izmailov ao jornal russo Sport Express, em que coloca em causa as declarações de Costinha e Gomes Pereira, muito me admirou a sua convocatória para seguir para os Barreiros com a equipa. Pensei mesmo que Marat talvez não voltasse a vestir a camisola do Sporting. Revés? Passo atrás do DD? Ou simplesmente estamos a tentar não desvalorizar um activo do clube? O tempo o dirá...

Continuamos a embalar em cantigas...

Segundo refere o Sapo-Desporto, o Sporting vai adiar o jogo a realizar na Luz, para o dia 13 de Abril, isto porque a lampionagem joga dia 8 em Liverpool. Será possível que continuamos a fazer favores a esta gente? A esta gentinha nojenta que faz tudo pela calada, e só não nos comem vivos se não puderem? De facto este clube merece mesmo algumas coisas que lhe acontecem... Mas quem sofre são sempre os mesmos...

24/03/2010

Actualidade....

Depois de "terminada" a época, restam agora dois meses extra de defeso para se falar de reforços, treinador, casos, etc, que vão fazer as delicias de muitos e encher capas de jornais.
Quaresma volta a ser mencionado, englobado numa possível troca com MV, depois de Geromel o ter sido à 2 dias. Pelas informações que me chegam o Sporting está bastante "em cima" do extremo e não tanto do defesa central. Curioso é o facto de ter sido o mesmo jornal a avançar com os nomes, não tanto o facto de eles pertencerem ao mesmo empresário.
O treinador também estará decidido, e CC é certo que não fica. Certo ou errado? Esta questão será uma incógnita. A verdade é que foi CC quem agarrou nesta equipa quando outros não quiseram, foi CC que pôs estes rapazes a jogar novamente à bola, a ele também se deve a subida de afluência ao nosso estádio. Mas CC sempre foi um treinador a prazo, todos o sabiam, e ou ganhava alguma coisa (missão quase impossível) ou seria mais um que por aqui passou. E o futebol é mesmo assim.
Lembro que em 2000, depois de quebrado o jejum dos 18 anos, Inácio sagrava-se o herói da nação leonina, e o Presidente da SAD, na altura L.Duque, não "conseguiu" despedir o homem, Inacio ficou e sairia poucos meses depois de iniciada a época seguinte.
À casos em que o treinador se vê rodeado de tantas nuances negativas, que se torna difícil a continuidade. Acho que CC é um desses casos, e todos (principalmente o próprio) já sabem que para o ano temos novo treinador.
Naquele clube do norte do país que o nosso presidente mantém como referência de modelo, um treinador nestas alturas ou já tinha as malas feitas oficialmente ou já tinha o contracto renovado.

Caso Izmailov: Totalmente de acordo cm Costinha! Fez o que tinha de ser feito! Mas a pergunta que fica, é como é que os jornaleiros da nossa praça, que tanto criticaram a estrutura leonina pela falta de pulso, na altura do diferendo Sá Pinto-Liedson, vêm agora criticar o DD por medidas exageradas. Aliás até já os notáveis (?) do nosso clube vieram a terreno fazer o mesmo. E o Sr Presidente nada tem a dizer?
Costinha identificou o/os bufos, e disse-o publicamente. Aguardo que ele diga verdadeiramente o nome do(s) fdp(s) que tanto vomitam cá para fora!

20/03/2010

Até dá gosto ouvir o Ministro!


Costinha: «Não vou permitir que ninguém se meta no meu caminho»
"Fiquei perplexo por ver o representante do Izmailov afirmar que o jogador foi expulso da Academia. Isto não corresponde à verdade. Na manhã de quinta-feira fomos informados que o jogador não queria jogar, por não se sentir confiante. Confrontado com esta possibilidade, foi sugerida uma reunião com Gomes Pereira para tentar demover o jogador. Mas o Sporting tem um diretor de futebol, um treinador, um presidente, capazes de tratar destes assuntos. No encontro, o treinador até deu o exemplo do Carriço, que tentou até ao último momento disputar o jogo, o que não aconteceu porque o departamento médico não autorizou. Para não haver mal-entendidos, eu e o treinador falámos em inglês com Izmailov, mas ele disse que não queria ajudar a equipa. Assim, não fazia sentido ter um jogador no estágio que não queria jogar e tomei a decisão de fazer a vontade do jogador", explicou Costinha.

"Nunca disse que o Izmailov não voltaria a vestir a camisola do Sporting. Ele tem contrato até 2013 e é um jogador muito importante. Sei que muitos jogadores do Sporting são amigos de jornalistas. Até ao dia 16 de maio os jogadores que façam o que entenderem. A partir daí, porque quero que o Sporting conquiste 10 títulos a mais do que eu ganhei, não vou permitir que ninguém se meta no meu caminho. Se tiver que afastar jogadores, fá-lo-ei. Se estão à espera que eu tenha vindo passear a roupa no Sporting, isto não vai acontecer"

Sem abordar a possível transferência de Izmailov para o Lokomotiv Moscovo, Costinha disse desconhecer onde o jogador se encontra neste momento. "Tínhamos conhecimento de que ele iria ao consulado, mas isto não quer dizer que tivéssemos dado autorização. Desde quinta-feira, como ele não assistiu ao jogo, não tenho conhecimento do seu paradeiro. Não sei se ele está em Portugal ou não. Vamos aguardar".

In "Record"

19/03/2010

Estado de guerra em Alvalade!


Quem não tinha saudades de um dia assim?

DN, Publico, CM, Expresso, ionline, ABola, Record, OJogo, Maisfutebol, Marca

Acabou o sonho mas saímos de cabeça erguida

Ponto final nas ultimas aspirações que tínhamos de ganhar algum título esta temporada, se bem que vencer a Liga Europa seria talvez, elevar a fasquia ao máximo que se podia. "El Kun"decidiu o jogo com dois golos bastante consentidos, mas o Sporting teve 45m para marcar um golo que lhe garantiria a passagem e não o consegui fazer. Tonel, Carriço, Grimi, Izma, foram ausências notadas na equipa, apesar de que os bravos que jogaram fizeram o possível para vencer o jogo. O publico gostou e brindou a equipa com um caloroso aplauso no final do jogo.

Quem também foi brindado, ao longo do tempo que esteve em campo e na altura da sua substituição, mas com valentes coros de assobios, foi o ingrato do nº20 do AM. Os sportinguistas não esquecem e mostraram que apesar de reconhecermos que os jogadores são profissionais, à uns que os faltaram ao respeito e isso não podemos deixar passar. Todo o estádio brindou-o com uma monumental assobiadela, talvez o único a não assobiar tenha sido o Sr. B.Basto...

Ainda sobre este ponto, e sobre as declarações de MS Garção, este só fez aquilo que devia fazer em todos os jogos! Mas falta no Sporting quem diga as coisas como elas têm de ser, quem diga que "em Alvalade mandamos nós!" E quanto mais depressa todos os que aqui vierem jogar voltarem a perceber isso, melhor para o nosso clube.

A época está finalizada, e agora temos 2 meses para discutir o novo treinador, contratações e dispensas.

O caso MI: se de facto as coisas se passaram tal como Costinha diz que se passaram, e nada temos para duvidar que não se tenham passado, então o D.Desportivo está coberto de razão, e só espero é que ponha de facto na cabeça destas vedetas que o Sporting está acima de qualquer coisa. O mau profissionalismo do russo foi evidente, e muito me espantaria que não tivesse já guia de marcha passada para final da temporada.

Para finalizar, grande ambiente em Alvalade, dentro e fora das bancadas, com os adeptos a fazerem ver que o nosso Sporting está bem vivo, forte e está de pé!

18/03/2010

Em frente Sporting!

Afinal o Sporting ainda mexe! O nervoso miudinho está de volta nas horas que antecedem a partida. Acordei meia hora antes do despertador, e desde ai que não se pensa noutra coisa: nunca mais são oito da noite! Já falei com vários amigos e todos sentem o mesmo, afinal é possível sentir esta adrenalina num jogo do Sporting!

Se já não pensava em mais nada, pior fiquei quando à hora do almoço vi os relatos do que se passou, pedrada com fartura, os cabrões com 2 autocarros à solta em Alvalade, nada de bófia, a sic a dar em directo... só é pena é não ter la estado!

Miguel Salema ao seu nível a pôr Alvalade a mexer, é isto que falta neste Sporting! Apesar dos paparoucos terem já vindo ladrar, mas quem são estes notáveis que de repente miam por tudo e por nada, que ontem eram JEB forever e hoje já querem o homem dali para fora? Gentinha desta é que não faz cá falta nenhuma! Infelizmente neste clube parecem cogumelos, aparecem de todos os lados.

Logo vai ser uma noite histórica. De certeza! O dia das definições, da coragem, dos homens de barba rija, o dia do Sporting voltar a renascer e a dar uma alegria à massa associativa e, independentemente do resultado, fazer com que nos orgulhemos cada vez mais da camisola verde e branca! Em frente Sporting!

15/03/2010

20m, 3 batatas e o 4º lugar na mão

Com 20m iniciais absolutamente infernais, o Sporting venceu o VG por 3-1, com Grimi (belo cabeçeamento, ainda que em fora de jogo), Liedson (inevitável) e Saleiro (a mostrar classe) a fazerem as despesas da casa.
Dia da mulher em Alvalade e estádio quase cheio, grande ambiente, os adeptos estão outra vez unidos em torno da equipa! Boas exibições e vitórias devolvem a confiança à nação sportinguista, só é pena os tais 4 meses de atraso que resultaram numa época perdida.

Carvalhal está com a confiança em alta, o que o levou a sugerir "esperar ser recompensado" pelos bons serviços prestados, nas declarações de antevisão ao jogo, rematando com um claro "não me estou a oferecer" no final do mesmo. As sondagens de opinião mostram que CC subiu a cotação junto dos adeptos e até o capitão JM (pasme-se!) vem declarar que os jogadores estão com CC e lhe dão todo o apoio. De tanta banalidade que o capitão de equipa já disse, esta, vale o que vale.

4º lugar consolidado (não dá para mais), mas a convicção clara de que com que treinador fosse estes jogadores estavam "obrigados" a render mais do que renderam, aliás estavam mesmo obrigados a perceber que no Sporting resultados tão negativos como os que conseguiram realizar é algo de inimaginável e impensável! Mas quem é que lhes transmite isso?

5ªf At.Madrid: Vencer! Vencer!

11/03/2010

Nulo em Marid

60m a jogar com 10, os descontos a jogar com 9 e o jogo todo a jogar contra um árbito bem caseiro. Grande espirito dos jogadores que souberam jogar sempre com muita concentração e com grande garra. Banho táctico de Carvalhal a Quique, mas também a Paulos Bentos e afilhados. A determinação que a equipa põe em campo à muito não se via, e ai está a prova que eram precisas mundaças de mentalidades em Alvalade. Resta saber se estas bastam e quais serão as próximas.

Para a semana em Alvalade, temos tudo a nosso favor para seguir em frente, pois este AM está perfeitamente ao nosso alcançe. O nulo é um resultado perigoso, mas se jogarmos como o fizemos hoje dificilmente o árbitro nos estraga a festa.

Costinha falou e falou bem (aqui). Preciso nas declarações, falou quando tinha de falar, mandou recados a quem tinha de mandar, elogiou a atitude da equipa, e principalmente não se esqueceu de agradecer aos que se deslocaram ao Calderon para apoiar o Sporting. Que seja para continuar.

10/03/2010

Ingratidão com ingratidão se paga


Este cretino miserável é a prova viva de que a nossa Instituição padece de uma carência extremamente grave: A formação de carácter! Se ao nível futebolístico o talento da nossa academia está espalhado pelo mundo, ao nível da formação de homens, de carácter somos do pior que pode existir. Problema já antigo que se espera ver resolvido o mais breve possível. Resta saber por quem...

E como a ingratidão deste garoto não tem limites, a nossa também não pode ter! Recordo com saudade uma frase que a JL pintou, exibida no jogo com os lampiões da época 2002, penúltima jornada do campeonato, que dizia "Simão, boa sorte no mundial", alegando ao facto do menino estar lesionado e ir falhar o mundial que dali a poucos meses se disputava na Coreia/Japão. Pois hoje o meu desejo é precisamente o mesmo. Além da vitória do nosso clube no Calderón, uma lesão desse cretino que o impedisse de jogar durante largos meses era ouro sobre azul!

Alguém dentro de campo sente verdadeiramente a camisola do Sporting? Então esse alguém que se chegue à frente, e esse cretino, entre outros, que aprendam de vez que não se brinca com o nome do grande SPORTING!
Ingratidão com ingratidão se paga. Faça-se justiça! Devem-no ao nosso SPORTING!

07/03/2010

Poker no Restelo


Treceira vitória, terceira goleada consecutiva. Com uma primeira parte a roçar a passividade do costume, bastou entrar o primeiro para o Sporting fazer o que quis do último classificado da Liga. Poker do levezinho, quatro jogos sem sofrer golos, e 10 marcados nos ultimos três. Continua a cavalgada verde e branca liderada por Carvalhal. Até quando?

PS - Que pena dá ver Roberto Severo com a "33" azul, quando devia estar era com a sua "22" verde!

02/03/2010

O Sistema

Sauda-se o regresso à blogosfera de Marinho Neves com a cronica para o SportingApoio.
Um dos rostos jornalísticos mais visíveis na luta contra o "sistema" futebolístico e corruptivo português. Trabalhou em Alvalade com Dias da Cunha, e como o próprio o revela, alertou o então presidente do SCP para as mais variadas jogadas de bastidores que se iam desenrolando na altura. Esta, que nos conta, nem será das mais transcendentes, outras haverão certamente mais chocantes, resta aguardar para saber se as irá revelar.
M.Neves levou-me a ler o meu primeiro livro sobre o nosso futebol. "Golpe de Estádio". E apesar de já ter uns aninhos, as aventuras de Tony Balboa e João Seminarista ainda hoje são bem reais. Quem já o leu, jamais conseguiu olhar para os nossos artistas da bola da mesma maneira.

Os bloqueios mentais

Belo artigo no Ionline, assinado por Bruno Roseiro que já nos habitou a bons artigos sobre o nosso clube, e que mostra estar relativamente bem informado. Motivações da equipa pelos metodos de P.Bento (ou Mourinho, ou outro qualquer...) e que tiveram o tal efeito desejado de vitória.

Os efeitos dominó, os mais criticados (Abel e Grimi) a jogar, J.Pereira no banco e Pongolle na bancada, e mais peças hão-de cair? Abel está num bom momento, mas não vai passar disso mesmo, um bom momento. Rapidamente vai regressar ao seu lugar: o banco. Pongolle estará de fora para não ser queimado? Acredito que sim, como também acredito que tem muito mais potencial do que aquele que mostrou até à data, e como também acredito que 6.5M é muita fruta pelo bicho.

Mas enfim, o Sporting agora ganha, está em alta, esperemos que seja para continuar, e que não hajam surpresas desagradaveis no terreno do último classificado. Porque como finaliza Bruno Roseiro, e nada é mais verdade, um bloqueio metal é pior do que não ter dinheiro. Acrescento eu é que 10 vezes pior! E infelizmente de bloqueios mentais e bloqueados mentalmente está o nosso clube cheio.

A euforia e a mudança de atitude

Pois é. Passaram-se dois dias e parece que anda tudo eufórico. É um facto que ganhamos categoricamente 2 jogos que a maioria não estaria a pensar vencer (eu era um deles), mas algumas reservas ainda devem ser ainda colocadas. É obvio que devemos estar satisfeitos e orgulhosos, mas o que está errado são os juizos precipitados que se andam fazer. É preciso ter cuidado porque este plantel ja foi capaz do óptimo (nos últimos 2 jogos) mas também do horrível na restante época.
As duas ultimas vitorias trouxeram alguma esperanca e agora o que se interroga é se o futuro do treinador passará por alvalade. Carvalhal é obviamente limitado embora não seja o grande responsável pela crise que até ha poucos dias existia, mas também tem tido muitas opcões bastante questionaveis díscutíveis. Contudo tem que ser reconhecidos alguns meritos num treinador que está completamente só (veremos como será com Costinha) e não tem nem metade do apoio do seu antecessor por parte da estrutura do futebol.
Tudo levava a crer que o seu destino estaria traçado. Mas e agora como será? Ainda ninguem saberá responder neste momento. A continuidade ou nao de CC estará dependente daquilo que os jogadores resolverem e quiseram fazer dentro de campo. Tudo passara pelo que os jogadores decidirem fazer até ao final da época. Porque não basta , depois de dezenas de jogos miseráveis que se vinham sucedendo desde o inicio de época, um capitão publicamente pedir constantemente desculpa, e no jogo a seguinte fazer-se uma exibição tao decadente como a anterior. Nao basta querer! É preciso ir à luta e demonstrar que se quer!
Por isso é que defendo que não obstante das visíveis subidas de rendimento de alguns jogadores como os centrais, Grimi, Moutinho, P.Mendes e Djalo, a principal mudança esteve na atitude! As limitações do plantel é um argumento que nunca convenceu ninguém. Esse argumento quanto muito explicariam as derrotas com benfica e porto mas nao todas as outras contra adversarios bem inferiores!
Enfim, veremos o que o futuro nos reserva sabendo de antemão que dos que nos falta até Maio ainda temos 2 jogos na liga europa pelo menos e ainda uma sempre importante ida a Luz.

01/03/2010

Pontapé na crise?


E o pontapé na crise estará dado? O futuro o dirá. O certo é que depois de quase termos antingido a pior série da nossa história (ficamo-nos pelos 7 jogos sem ganhar), eis que o nosso Sporting despacha Everton e Tripeirada com claros 3-0! Aliás é preciso recuar até ao ano de 1976 para relembrar-mos da ultima vez que obtivemos um resultado destes.

O Sporting jogou bem, talvez como ainda não o tinha feito este ano, e assim ta dá gosto ir a Alvalade. Mas ainda vai demorar até que a confiança seja novamente depositada nos adeptos, pois estamos perante a pior média de assistências em casa, e a verdade é que os socios e sdeptos estão (estavam) cada vez mais afastados da equipa.

Carvalhal chamou a si os louros desta vitória. Merecido. Quando questionado sobre o papel do novo DD, Costinha, minimizou a influencia do mesmo, dizendo que se o treinador do Sporting tinha sido crucificado aquando das 7 derrotas, também agora deveria ser ele o principal obreiro das duas vitórias. É verdade, mas não o devia ter dito. Não me parece correcto, aliás porque um treinador deve sempre primar pela descrição, e não me pareceu totalmente elegante esta sua referência. CC sempre foi um homem só. Desde o primeiro dia, desde a apresentação que nunca houve até às escandalosas declarações do presidente referindo-se à sua posição "a prazo" e principalmente às "saudades" de P.Bento.
Mas o que sempre faltou a CC foi comando. Voz de comando. CC não é lider. Até pode perceber bem de bola, técnicas e tácticas, mas a falta de liderança é por demais evidente. E um treinador tem e deve ser lider. Por isso sentiu demasiado a saída de Sá Pinto. A sua muleta. E só voltou às vitórias quando uma nova muleta foi anunciada. Coincidência? Talvez não. E talvez por isso seja justo atribuir uma cota parte do "pontapé na crise" a Costinha. O Ministro chegou, viu e venceu. No seu primeiro discurso, estava lá tudo aquilo que falta a CC: Liderança!

Ultimas notas do jogo de domingo:
Grimi: Belo jogo. O potencial está lá, é preciso é saber aproveita-lo. Grande abraço a CC no final do jogo.
Abel: Muito bem também, mas não me convence. Não o acho capaz de ser o Lat. direito do SCP.
Yannick: Qualquer clube precisa deste tipo de jogadores, o Sporting não foje à regra, mas numa época em que são feitos cerca de 50 jogos, se este só aparece em meia duzia, em ano de mundial, até que ponto nos interessa?
Pedro Mendes: O verdadeiro reforço deste plantel! Tudo passa por ele, foi enorme. Que falta nos fazia um jogador destes.
Vuk: Que se passa?

Quem é que deu a camisola à JL? P.Mendes ou MSG?