23/06/2010

A fabulosa contratação de Marco Torsiglieri


De facto soberbo! Não me refiro ao valor do jogador nem do preço que iremos pagar. Falo da maneira como tudo se processou. Depois dos jornaleiros da nossa praça terem largado mais de 70 nomes de possiveis reforços do nosso clube, eis que aparece uma contratação feita sem que ninguém lá tenha chegado antes de ser oficialmente confirmada, neste caso pelo Velez, faltando a confirmação do SCP.

O reforço parece ser de peso, e altura (tal como PS queria), e os seus 22 anos de idade dã-nos margem para que possa ser rentabilizado tanto desportiva como financeiramente.

O trabalho de Costinha foi de facto notável. À muito que não se via trabalhar desta maneira no Sporting. Só pode ser um bom pronuncio. Afinal também nós conseguimos fazer as coisas bem feitas. Basta querer!

16/06/2010

Os primeiros três


Foram hoje apresentados o primeiro trio de reforços do nosso clube. Espera-se, que tal com JEB prometeu não fiquem por aqui, e que a definição do plantel esteja retocada ao máximo no dia 21, dia de inicio dos trabalhos na Academia. "Devagar que temos pressa" foram as palavras do presidente quando se referia à composição do plantel, e sublinhou que o clube tem um rumo bem traçado e não se desviará dele nem um milimetro. Era bom que assim fosse, mas quantos discursos diferentes já ouvimos nós de JEB? Infelizmente muitos, e daquilo que nos proporcionou neste ano de mandato foi tudo menos "um rumo certo e bem traçado". Enfim, é esperar para ver.

Maniche dispensa apresentações. Com 32 anos ainda há jogadores a jogar a grande nível, e a serem fundamentais. Se Maniche vier com o mesmo espirito vencedor que o vimos a defender outras camisolas, não tenho dúvidas que será uma mais valia neste plantel. É alguém que está habituado a ganhar, e se vem cumprir o sonho (dele e do pai) de envergar a camisola verde e branca, é de esperar que queira continuar nas sendas das vitórias. Raça é uma das suas imagens de marca, que a transmita aos mais novos!

Evaldo foi por muitos considerado um dos melhores laterais esquerdos do último campeonato. Tem uma qualidade inquestionável, mas no Sporting existe o "dom" de grandes jogadores se apagarem. Esperemos que não seja o caso, e que demonstre todo o seu potencial. Vem para ser titular, resta saber com quem vais discutir o lugar. por 3M€ dificilmente arranjavamos alguém melhor.

André Santos, é mais um a cumprir o sonho de representar o Sporting, seu clube de sempre. Não existem ainda certezas absolutas se vai ou não ficar no plantel, mas tudo aponta que sim. Acho que tem bastante potencial, e com um "professor" como P.Mendes, pode aprender e evoluir bastante.

Boa sorte para os três, e venham os próximos.

14/06/2010

Uma semana!

Estamos em contagem decrescente para o início da preparação da nova época. O início dos trabalhos está marcado para o próximo dia 21, ou seja dentro de uma semana.
Até agora a unica certeza é o calendário de jogos de pré época (já não é mau), mas o principal, e o que mexe com as massas - reforços, nada!
Os três nomes mais ventilados pela imprensa, Maniche, Evaldo e Petrovic, tardam em acertar os promenores ( ou parece que tardam), e ao que tudo indica o Sporting estará no mercado também por um GR. Mas a principal indifenição em que se encontra a equipa, é no que toca a dispensas. Até agora ninguém tem "guia de marcha" definido. Estaremos à espera de saber quem se vende, para saber quem se compra, para saber quem se dispensa? Sem duvida! É que sem uma não se faz a outra.
As Game Boxes não demoram a começar a ser vendidas e sem caras novas no plantel muito dificilmente terá um bom inicio de vendas.
É imperativo que dentro de uma semana sejam apresentados novos nomes que iram compor o plantel 2010-11. É fundamental arrancar com o pé direito! Entramos numa semana decisiva. Vamos esperar para ver.

Curioso o facto de o jornal "ABola" ser o unico desportivo a noticiar um possivel interesse do fcporto em jogadores que têm sido ultimamente associados ao Sporting. primeiro Evaldo, agora Petrovic. Estranho o fcp andar em cima deles ou estranho ser este pasquim o unicio a referi-lo? Quererá este recadeiro desviar atenções de outros "roubos" que se avizinham?
Por outro lado a perca de qualquer um destes jogadores, depois de AVB e R.Micael, seria um grossesco tiro no pé de JEB, e mais uma facada do Papa nesta amigável Direcção.

08/06/2010

Pré época

Já estão definidos os jogos de pré temporada que a nossa equipa vai fazer. À partida parece ser uma planificação pensada, bem pensada, com o grau de dificuldade a crescer de jogo para jogo. É que aqui poderá residir, e muito, o futuro desportivo da nossa equipa pois todos sabem que uma boa pré temporada é meio caminho andado para se fazer um bom campeonato, sem grandes quebras e oscilações.
De tudo isto o que mais salta à vista é que a pré temporada anterior foi claramente mal delineada por quem liderava o processo. Este ano vamos fazer mais do dobro dos jogos de preparação (nove, ao invés de quatro), o que só pode ser considerado normal, é o que a maior parte das equipa faz, anormal foi o facto de nos termos ficado pelos 4(!) jogos o ano passado. PBento, P.Barbosa e JEB foram os principais culpados daquele que foi o primeiro grande tiro no pé que o Sporting deu na temporada passada.
Outros anos houve em que a 2/3 dias da apresentação em Alvalade ainda não se sabia com quem iriamos jogar...

Dia 21 arranca o primeiro treino, e espera-se que ai esteja já a maioria do plantel que irá fazer a temporada, com excepção dos que estiverem no mundial, que se M.Veloso sair até poderão ser apenas P.Mendes, Liedson e M.Fernandes.
É importante que a base do plantel efectue estes 9 jogos de preparação (ou os máximos possíveis) sob pena de começarmos já ao pé coxinho...

06/06/2010

O 1º ano de JEB

Belo post sobre os primeiros 365 dias de JEB na presidência do clube.

02/06/2010

O mercado

Oficialmente abriu ontem o periodo de novas inscrições e dispensas de jogadores. Apesar de termos vindo a fazer as delicias dos pasquins da nossa praça, novidades no que diz respeito ao plantel 2010-11, é que nem vê-las. Será bom ou mau sinal? Só o futuro o dirá, mas só o facto de ver os jornaleiros todos à nora já é motivo de satisfação. De facto, muitos tiros foram disparados, e vamos ver em quantos melros acertaram.

Costinha merece um claro voto de confiança, por mais não seja, que já alcançou a sua primeira vitória, quando procalmou “lei da rolha” em Alvalade não mais se ouviu uma palavra que seja a saltar cá para fora. Aliás se não for em Costinha que vamos confiar, vamos fazê-lo em quem?

Uma coisa é obvia, o Sporting continua a debater-se com sérias dificuldades financeiras que o permitam movimentar-se “à vontade” neste mercado de verão. Por isso deve ser certo que neste momento a prioridade principal passe em primairo lugar por vender activo(s) e só depois acertar as apostas para a próxima época.
Cabe-nos aguardar. Mas atenção, aproxima-se a data em que serão postos à venda os lugares de época e é urgente empolgar as massas.