30/07/2010

Nordsjaelland- SPORTING 0-1

O maior problema desta equipa, quanto a mim, é o facto de faltar um verdadeiro matador. Com o meio campo e defesa praticamente definidos, a principal preocupação deverá centrar-se na frente de ataque. Ontem jogaram aqueles que , à partida, seriam 2ªs escolhas. Mas o facto é que nem Liedson, nem Pongolle, conferem para já, maior segurança no ataque. Qualquer equipa que se queira vencedora tem de ter na frente de atque uma referência, um matador, alguém em quem se confie a missão principal que uma equipa deve ter: a marcação de golos. Neste momento o Sporting não tem. Por isso, não é ainda uma verdadeira equipa de ataque, sempre a mandar no jogo, a até arrogante com PS deseja.
Veloso está de partida, zapater de chegada. Yannick, está a meio caminho, Tonel a decidir, e o Sporting joga novamente para a semana a decisão da eliminatória.
Bem sabemos que é sempre dificil ir ás compras com um saco de gomas na mão, mas o relógio não pára e as definições do plantel tardam.

29/07/2010

Definições

Ao que parece o espanhol Alberto Zapater já terá aceite a proposta para ingressar no Sporting, tendo o seu empresário acordado um contracto de 5 anos com os responsáveis leoninos já na Dinamarca. Parece assim cair por terra o último obstáculo ao ingresso de MV no Genova. A saída do médio era um dado practicamente certo, e até a noticia posta a circular no dia de ontem, que referia uma proposta do Arsenal, mais não terá sido que o pressing final para que os dirigentes do genova se mexessem, eles que já anunciaram que MV como reforço adquirido. Afinal também sabemos mexer com a imprensa. Esperemos pela confirmação e pelos valores envolvidos (não deve fugir dos 10-12M) e se será só Zapater o envolvido no negócio.
Tonel também parece estar de malas quase feitas para a Turquia, Eskisehirspor será o destino, e o central deve tomar uma decisão nos próximos dias. com 30 anos esta será talvez a ultima oportunidade para Tonel. 1M por temporada acho que não seria de desperdiçar. Por mim, preferia ver partir Polga em vez de Tonel, mas o mercado é que dita as leis.

Pelas 19.30 começamos a definir o que vai ser esta temporada. O primeiro onze vai-nos mostrar em que pé está a equipa, sua ambição e motivação. Daqui a uma semana, vemos a reacção dos adeptos.

28/07/2010

Nordsjaelland

Começa amanhã a época oficial 2010-11, e com uma eliminatória de provas europeias frente a um adversário que com maior ou menor dificuldade não deverá causar grandes embaraços ao nosso clube, que mantendo o nível de evolução que tem demonstrado até aqui certamente seguirá em frente.
A grande curiosidade será de ver quem jogará. Sim porque dos potenciais transferiveis, e se de facto houver fogo onde se vê fumo, não será lógico "queimar" os rapazes. MV, Yannick estão na linha da frente, também Izmailov (mas este está lesionado), Tonel não foi convocado, e surge hoje a noticia de que Tiago até poderá ser titular relegando RP para o banco. Mais um com prespectivas de partida?

24/07/2010

New York Football Challenge II

Muita pouca gente terá acertado no onze titular do jogo frente ao Man City. Pouca gente pensará que o onze que ontem foi titular seja o mesmo onze que começará a defesa da honra europeia do Sporting. Ainda assim, e pelo que se diz (não vi o jogo), o Sporting jogou bem, com classe, venceu e convenceu.
Yannick na pele de matador com Vuck e saleiro nas assistências. Veloso parace estar mesmo de saída (ontem apenas 10m), e juntam-se Yannick e agora Izmailov, um com proposta o outro sem espaço. A confirmar-se, são 3 saídas que implicaram, no minímo 3 entradas.
Liedson aziado não agradeceu aos adeptos. Desde que chegou ao clube que assim é, resta saber por quanto mais tempo vai ser... PS respondeu com voz de lider!

23/07/2010

New York Football Challenge

Anunciado já por PS que o onze de hoje frente ao Man City será o mais aproximado (senão o mesmo) daquele que irá jogar o primeiro jogo oficial da época na Dinamarca, aqui fica:

R.Patricío.
J.Pereira, Polga, Carriço, Evaldo.
Vuckevic, P.Mendes, Maniche, Valdes.
Liedson, Pongolle.

Sendo que Yannick e M. Veloso (principlamente este) estão com um pé fora do clube, e já que não jogarão na europa, penso que não faz muito sentido jogarem hoje.

15/07/2010

Evian-Les-Bains

Terminou o estágio em terras francesas, com um claro decrescendo de resultados ao passo que a competitividade aumentava. Concordo com PS quando diz que faltam soluções. Faltam e não são poucas. Mas falta algo mais. Não é por falta de soluções que se sofrem os 4 golos de ontem, é mais por falta de concentração, vontade, querer. Vícios antigos que teimam em não desaparecer.
Só vi o jogo com o Nice, mas as primeiras conclusões são fáceis de tirar. Apresentamos apenas 50% daquele que virá a ser o nosso onze base, falta meia equipa, e faltam os que fazem a diferença. E dos que estão certos que vão chegar, falta a meu ver, o principal: um jogador que faça a diferença na área! Um grande ponta de lança. Postiga pode estar a fazer a sua melhor pré temporada desde que chegou, mas tal como Saleiro, servem apenas para desenrascar. Não são os matadores que o clube precisa. Liedson não vai para novo (agora com férias reduzidas) e Pongolle quanto tempo mais vai demorar a explodir? São muitas incertezas e muita falta de poder de finalização na frente de ataque, por isso parece-me fundamental uma aquisição de peso para esta zona.
E definições do plantel também não deveriam demorar. O Real Madrid contratou Khedira ao Estugarda, o que à partida inviabiliza a compra de M.Veloso. Yannick parece estar de malas aviadas para Inglaterra, O Sporting quer 8M, vamos ver se os vai conseguir. Marat é mais uma incógnita, o joelho maldito voltou a atacar, e talvez seja necessário uma alternativa séria ao russo. Não acredito que Vuk volte ao que já nos habituou, e quanto a Stoi, não havia muitas dúvidas: tem mais que capacidades para integrar o plantel. Definições e resoluções precisam-se!
Dia 29 está mesmo a chegar, e amanhã já vamos ficar a saber contra quem vai ser o primeiro embate oficial.
E venha já o(s) próximo(s) jogo(s) porque os de Evian-Les-Bains não deixaram muitas saudades.

13/07/2010

05/07/2010

O sorteio do campeonato

Começamos a jogar muito do nosso futuro no próximo campeonato em Paços. Vitória é mais que fundamental, é importante entrarmos com o pé direito, pois "quem nasce torto..."
Até ao jogo da lixeira (5ªj) são 12 para conquistar sem espinhas. Se assim for, chegamos lá à frente deles de certeza.
As ultimas 4J do campeonato (dragão, Portimonense e V.Setubal em Alvalade, para terminar em Braga) serão de glória.. ou de tormento...

João Moutinho

As últimas notícias sobre o temo, e as declarações de hoje de JEB, só vêem comprovar uma coisa. Aquilo que todos já sabiam e poucos afirmavam: JM foi, senão o pior, um dos piores capitães da história do Sporting CP!
Levado ao colo pelos seus dois protectores de serviço (os PB's), o antigo capitão foi levado a acreditar que seria o próximo "cabeça-cartaz" de um qualquer colosso europeu, e à dois anos atrás, quando afirmou em pleno estágio de pré época que queria sair do clube que o formou, não estava a mentir. E saiu mesmo! Apesar de cá continuar a treinar, desde esse dia que não está cá de corpo e alma. Só de corpo. Aliás, só de meio corpo...

O que muitos sportinguístas fizeram questão de acreditar, é que este era o nosso capitão! O que muitos sportinguístas teimam em fazer, é colocar os jogadores acima do clube. Ninguém está acima do clube! Ninguém pode estar! E como considero que ninguém está acima do SCP, não se pode compreender tanto burburinho à volta desta questão. Por causa disto deixam-se de renovar GB? Estamos muito mal se assim for o caso...

Um capitão que afirma em páginas de jornais, que vibrou com a vitória da lampionagem em Alvalade (93-4), e o seu estatuto no clube mantém-se inalterável? Um capitão que dá entrevistas às tv's a dizer que quer sair do clube, e aumentam-lhe o ordenado, ultrapassando inclusive o tecto salarial do clube? Um capitão que nunca se assumiu como capitão, nunca se lhe ouviu um grito de revolta, que mantinha o mesmo discurso de sempre nas horas más, que mantinha um monopólio dentro de campo onde raramente os justificou, um capitão de equipa "empurrado" pelo treinador e director desportivo da altura, para ser o testa de ferro de ambos, onde nos ultimos 2 anos foram raras as vezes em que justificou a titularidade, onde desde que estes saíram do clube, nunca mais se viu, nem nunca se ouviu? Um capitão que se recusou agora a treinar? Que esperar de um capitão destes? JEB tem toda a razão, uma criatura destas é uma autêntica maçã podre dentro do clube!

Financeiramente falando a proposta é mais que aceitável. Foi uma boa venda! 11M + 25% de uma futura transferência (onde poderemos encaixar +/- 3M), + 50% do passe N.A.Coelho, não me parece uma má proposta. E além de não ser má proposta pelos números apresentados, não é mau proposta do ponto de vista... que era a única! O que acontece é que nenhum clube até agora tinha oferecido o que quer que seja por esta "pérola". Nem um! Restava o fcp... que até já o andava a minar à algum tempo para cá, mas isso são outros carnavais...

É um facto que jogou, e praticamente sempre a titular, durante as 4-5 épocas ultimas. E então? Quantos desses jogos foram decididos por ele? Quantos é que ele resolveu? Quantos golos marcou nestes anos? E quantos poderia e deveria ter marcado? Foram mais os penalties falhados que os concretizados. E livres? Quantas oportunidades de livres directos foram falhadas para que este fizesse uso da sua condição de "indiscutível" até na marcação de bolas paradas. À semelhança de livres são os cantos, mas alguém acha que este individuo sabe marcar cantos? A verdade, e por culpa totalmente nossa, é que sempre se quis fazer dele aquilo que nem de longe o é. Por isso esta venda não é mal feita, e o valor da transferência é bastante aceitável. Ninguém nos pagaria mais por ele.

JEB diz que os adeptos estão chocados. Eu não estou chocado, estou amplamente aliviado! Só peca por tardia.
Para indivíduos destes a porta da rua deve estar sempre escaqueirada!
E que não se pare por aqui, e a rataria saia de vez de Alvalade!
A partir de hoje, que o fcp o venda por mais de 11M, para irmos buscar os nossos 25%, mas de resto só lhe desejo o pior de tudo, futebolísticamente falando.

Em frente SPORTING!

02/07/2010

O Capitão



Questionado sobre a situação do capitão de equipa, Daniel Carriço, respondeu com firmeza: "Moutinho é o capitão!"; "Moutinho é um exemplo".
Mas depois de 2 semanas de trabalhos o dito "Capitão" ainda não falou à nação sportinguísta. Porque será?