30/09/2010

A AG de ontem e o protesto sportinguísta


O dia começou com uma revelação - as calças de ganga estão proibidas aos funcionários do Sporting, para "cultivar a imagem profissional, questão com impacto importante na representação e imagem do clube". Mais tarde, na AG da SAD, viram-se umas quantas calças de ganga, ou jeans, entre pessoas do staff lisboeta. E sobretudo nos mais de 100 contestatários que, de forma cívica, se foram juntando perto do edifício-sede para protestar contra a actual direcção e o momento leonino. "Sporting, acorda" foi uma das frases mais ouvidas entre o movimento que critica a gestão de José Eduardo Bettencourt, sem esquecer os presidentes desde 1995. Mas as farpas não ficaram por aí e, no auditório de Alvalade, onde se realizou a AG, alguns accionistas de calças vincadas (grande parte estavam assim vestidos) também não pouparam os dirigentes - e o ambiente aqueceu...

Logo de início, e numa altura em que, pela primeira vez, se ouviram na sala os protestos que já vinham da rua (sempre bem "protegidos" por muitos polícias, a ponto de o contingente destacado ser semelhante ao de um jogo de alto risco, com corpo de intervenção e tudo...), ouviram-se as primeiras manifestações contra a actual administração da SAD. Mas, como era de esperar, tudo o que foi apresentado passou com maioria - por exemplo o ordenado do presidente, José Eduardo Bettencourt (Nobre Guedes, Sousa Louro e Lino de Castro serão administradores remunerados, mas o líder, questionado sobre o montante, negou-se a dar mais explicações), passará a ser 300 mil euros brutos por ano. Com uma nuance - JEB decidiu abdicar dos "variáveis", que devem passar por prémios pelos desempenhos desportivos e económico-financeiros.

Ainda assim, os accionistas presentes ficaram surpreendidos com a abstenção de Pedro Baltazar, o antigo administrador não-executivo, que detém 11,67% de acções da SAD (por via Nova Expressão) e que em breve deverá negociar todos esses "papéis" com o próprio Sporting. No final, cerca de 85% votaram a favor.

A apresentação do relatório e contas, que também passou sem a mínima dificuldade, acabou por suscitar maiores críticas, não só pelo resultado em si - mais de 26 milhões de euros de prejuízo no exercício - mas, e principalmente, pela política de contratações, pelos resultados e pelos gastos. "É uma vergonha justificar-se com o azar, senhor presidente", exclamou mesmo um dos accionistas mais críticos dentro da sala e que tocou num caso específico: Pongolle.

José Eduardo Bettencourt, numa primeira instância, chegou a dizer que havia muitos outros jogadores que foram contratados e não renderam, mas mais tarde admitiu que o francês acabou por não ter o rendimento esperado. Um pouco mais aceso, disparou: "Posso ser nabo e incompetente a nível desportivo mas sou tão ou mais sportinguista que o senhor." "Vigarista é que não sou", completou. Sobre o fundo irlandês que detém metade dos passes de Torsiglieri, Dier e Tobias, as explicações ficaram guardadas para o próximo relatório. "Os investidores pediram-nos discrição e respeitamos isso", foi explicado.

IN ionline

27/09/2010

4ª feira quente?

JEB no fio da navalha

Liedson...

Acho que foi a atitude mais sensata de PS durante o jogo de ontem. Retirar Liedson (e Yannick também!) foi uma lufada de ar fresco que deu à equipa. O vedetismo tem de chegar ao fim, e este Sr sempre quis ser mais que a equipa em todo o tempo que está em Alvalade. E ser um (grande) abono de família não pode bastar. É os atrasos a regressar de férias, é cartões amarelos para "descansar" no jogo seguinte, é discussões com colegas, vias de facto com Directores do clube, etc. A frieza com que ele se relaciona dentro de campo, tanto com colegas e principalmente com o público, só é ultrapassada pelos golos (muitos decisivos) que marca. Marcam-se golos, mas perdem-se balneários e equipas...
Liedson não será o único culpado, longe disso, mas a sua cota parte de culpa está lá! Os golos já não surgem como surgiam, e isso para um avançado é fatal. A curva é mais que descendente, então desde que começou a integrar a selecção nacional, a curva acentuou-se de forma abrupta.
O grande erro do Sporting (um deles) foi não ter percebido que já deveriam ter contratado um substituto de Liedson ao invés de continuar à procura de quem possa jogar ao lado dele.

O jornal OJogo diz que houve troca de mimos entre o levezinho e Djaló, que já vinham com o decorrer do jogo e continuaram no balneário. Apesar de PS dizer que foi mera opção técnica, consta que a troca de palavras foi mesmo acesa, e o treinador deixou ambos de fora. Fez bem! Ganhou o balneário? Acho que é preciso fazer muito mais para o ganhar, mas já é um principio!

À beira do fim...

O Sporting ontem até, talvez, não merecesse perder 2 pontos. Até jogámos, quanto a mim, o suficiente para vencer, mas a verdade é que bastaram 20m (os finais) de puro amadorismo para que voltássemos ao mais do mesmo. Assobios, lenços brancos, PS (e bem) chama a si as responsabilidades e pede apoio aos jogadores e que lhe dirijam a ele todas as vaias. Fica-lhe bem dizer isto, mas a realidade é que palavras leva-as o vento, e a realidade das coisas é que esta equipa é uma autêntica nulidade. Depois de 11 jogos oficiais, a produção em campo deixa muito a desejar, temos o pior arranque de campeonato (8 pontos perdidos em 6 jogos!), marcamos 5 golos, e o que salta à vista é que estamos a 10 pontos do topo. E tirando o jogo na lixeira, os outros 5 eram de "3 pontos garantidos".

Antes do jogo disse que se perdêssemos PS estava condenado. Empatamos. Pouca diferença faz. Os próximos 2 jogos (Levski Sofia e Aveiro) vão traduzir o futuro imediato de PS. Uma não-vitória em qualquer um deles arruma PS de vez! Até pode não ser demitido ou não se demitir, mas que fica arrumado, fica!

A incompetência reinante é a cara deste Sporting. JEB e Costinha têm de assumir as suas culpas. Ou dão um murro na mesa e tomam medidas, ou chamam os próximos. Continuar a dizer que a solução é "trabalhar mais" e continuar a enfiar a cabeça na areia é que não! Já chega!
Depois do mais caro ponta de lança do Sporting ter sido emprestado 6 meses depois de ter chegado (onde marcou apenas 1 golo), eis que o treinador pelo qual se pagou 600mil€ ao VG, tá em risco de nem sequer cumprir metade dos 2 anos de contrato.

Até quando vamos continuar a dar tiros no pés?

24/09/2010

Marat, o jogo (decisivo) de domingo e os candidatos a candidatos.

Izmailov prepara-se (ao que tudo indica) para ser novamente operado ao joelho, depois de meses de uma "recuperação especifíca" e depois de o próprio se ter recusado a ser operado. Está mais que visto que não vai lá de outra maneira o desfecho deste caso vem dar razão ao Dep. Médico que já em Julho antevia uma (nova) possível operação.
Fala-se que o Russo está de fora até ao fim do ano, eu acrescentaria que esta época MI morreu para as contas do plantel.
Responsabilidades? Ninguém sabe. E quem sabe não diz. Todos os envolvidos na situação do(s) caso MI (que já vem antes do jogo com At.Madrid) são culpados por uma situação que ou criaram ou não souberam resolver. E o verdadeiro prejudicado é sempre o mesmo... Sporting CP...

Domingo jogamos com o Nacional uma cartada decisiva para o futuro próximo da nossa equipa. Principalmente desta equipe técnica! Não tenho dúvidas de que em caso de os 3 pontos voarem, a situação de PS fica extremamente complicada, senão definitivamente "arrumada". Estamos (já!) a 8 pontos do topo, e sendo o mais certo a tripeirada somar a 6ª seguida, acabarmos o fim de semana com 6 jogos e 11 pontos de atraso seria o adeus (praticamente oficial)ao título em Setembro!
PS que se deixe de invenções, de sistemas tácticos alternativos, e jogue com 4 homens no meio campo e dois na frente que é como esta equipa melhor sabe jogar.
Vamos ver se vai continuar a dar minutos (sim, porque eles não fazem outra coisa em campo) a Yannick e Matias (sendo que Valdés está lesionado), e se vai tirar NAC da equipa depois do descalabro da semana passada. Torsi e Vuk na calha? E Salomão entra nas contas? Domingo já se vê.

Depois de R.Alves o andar a fazer à um tempo a esta parte, foi agora a vez de José Maria Ricciardi (Vice do Conselho Fiscal e Disciplinar do SCP e Presidente do BES Investimentos), assumir publicamente e lançar o seu nome para o rol dos candidatos a candidatos. Se contarmos com o eterno "paineleiro" de 2ªfeira à noite, já temos 3! Mas o mandato desta Direcção só acaba daqui a mais de ano e meio, porque é que já começou a corrida? Ou será que está tudo mortinho para que se puxe o tapete antes do prazo? E temos candidatos da "ruptura" ou a pandilha vai continuar o seu reinado?
Desconfio que antes do final do ano temos grandes novidades a este respeito...

22/09/2010

Paulo Bento

Estou obviamente curioso em saber:

Qual o papel que vai ter o montinho de merda?(que já deve estar em pulgas a pensar que o porteccionismo que tinha em Alvalade vai continuar na selecção); E o outro protegido em Alvalade, Rui Patrício, vai finalmente ser chamado?

Varela e C.Martins, dispensados de Alvalade pelo próprio, vão ser chamados?
Se por acaso estes dois forem chamados considero isso um insulto altamente gravoso que PB fará à nação sportinguísta.

Aguardemos.

20/09/2010

O Derby "...depois"

Cedo se percebeu que a qualidade deste plantel nos iria obrigar a mais uma época de nervos de aço, pois lutar pelo título seria uma mais que agradável surpresa. No entanto, e pelo discurso do seu treinador, DD e Presidente, a vontade de honrar a camisola verde e branca era muita, e ambição era algo que não faltava a esta equipa. Depois da reviravolta da eliminatória na Dinamarca (Brondby), viu-se que afinal poderíamos sonhar. Mas eis que chegados ao primeiro grande teste da época, as suspeitas confirmaram-se ser certezas, e resta-nos concluir que estamos a longos passos de podermos lutar pelo título. Não só pela qualidade do plantel, mas principalmente pela mentalidade do mesmo. E nem PS, nem Costinha, muito menos JEB conseguiram incutir espírito ganhador a esta equipa.
Para PS fomos ingénuos na maneira como sofremos os golos, na minha opinião fomos, mas a nossa ingenuidade começou na maneira como abordamos o jogo, como (não) entrámos no mesmo. Comentem-se erros infantis, fatais a este nível. Depois do 1º golo sofrido, em casa, frente ao Brondby, onde todos reconheceram a necessidade de se efectuarem faltas precisas na zona do meio campo, impedindo assim o adversário de progredir no terreno, como é que se continuam a não as fazer? Como é que se permite que o adversário nas transições ofensivas, em 3/4 toque na bola, a meta na zona de finalização? Será que o equipamento tipo “NASA” não detecta nada disso?
Maniche diz que o Sporting deve mudar a forma de pensar. Não podia estar mais de acordo. Mas como é que se muda a mentalidade “coitadinha”, pouco ambiciosa, nada coerente com o nome do grande SCP, que nos vêm incutindo à mais de uma década?
Que futuro temos nós esta época? Não sei, mas gostava que o presidente nos dissesse. Desta vez, sentado ao lado do orelhas e do porco da madail, não sorriu com a derrota do clube ao qual preside, mas como também não se manifesta, ficamos sem saber o que lhe vai na alma. Se bem que por vezes o silêncio é de ouro, por outras é necessário dar um grito de revolta, um murro na mesa. Alguém o sabe dar?
JEB vai para ano e meio à frente do clube, de disparates já estamos nós fartos. Que se comece a ver trabalho feito, é o mínimo que se lhe exige. A ele, e também ao treinador que nos custou 600mil €, e que tem rapidamente de passar das palavras à prática. É que até agora, apesar do seu discurso cheio de moral e todos optimista, a mensagem não passou. e não querendo parecer demasiado pessimista, mas se estes 4 meses de trabalho forem o espelho do resto da temporada, dificilmente PS iniciará a próxima.

O Derby "...durante..."

Começa-se logo de pé atrás quando nos é divulgado o onze. Não percebo a insistência em Yannick (pricipalmente este), Matias também não me convence, o o modelo de jogo não se adapta esta equipa. Os melhores jogos com PS no comanado foram com 2 PL na frente, e este 433 que o treinador quer adaptar a esta equipa, simplesmente... não dá! A mim nao me convence.
O Sporting até entra bem mas sofre um golo aos 10m. Um golo iguais a tantos outros que o carnide marca. Falha de atenção/marcação naquela zona, na marcação de um canto, geralmente é a morte do artista. Esta não fugiu à regra. O Sporting joga com menos 3 unidades. NAC na defesa, Matias no meio e Djaló na frente, são três nulidades perfeitas. E se um homem a menos, em qualquer jogo causa mossa, três a menos num jogo destes faz toda a diferença.
O carnide entrou a medo. Nervosos e “irritáveis”. Não percebo como não entramos no jogo da “provocação”, como não lhes respondemos na mesma moeda, como é que não sabemos dar porrada, pisar-lhes os pés e dar-lhe joelhadas nos rins. De qualquer lado se vê que Coentrão e C.Martins são alvos fáceis de provocar, e ninguém dá sequer um beliscão a um fdp destes?
A ganhar aos 10m tranquilizaram-se, e a partir daí nunca mais voltámos ao jogo.
Outra situação difícil de engolir, é o facto de estar na baliza do carnide um dos GR inseguro e intranquilo. Farto de dar frangos. Posto isto, porque raio é que temos de esperar até aos 60m para que um remate acerta na baliza? Inaceitável.
Entrámos na 2ªparte a sofrer o segundo, e Liedson a falhar o que marcava de olhos fechados. E quando isso aconteceu logo se percebeu que o jogo estava arrumado.
O Sporting não perdeu por culpa do árbitro, apesar de não ter dúvidas de que depois de tudo o que se passou durante a semana, que caso fosse necessário iríamos estar a reclamar de mais uma arbitragem encomendada, mas nem isso foi preciso. O Sporting perdeu porque foi amador, muito pouco profissional, ingénuo, e a única coisa grande que se viu foi uma tremenda falta de ambição!
Já faz parte do nosso clube. É uma sina que paira em Alvalade. Este terrível hábito de moralizar quem está de rastos, de querer ressuscitar os mortos vivos, de não saber (ou querer, ou saber) espetar a estocada final numa equipa à beira de um “ataque de nervos”.
Numa das primeiras entrevistas que deu como treinador do Sporting, PS referiu, relativamente a reforços, que lhe faltavam “cm” na zona defensiva, e um avançado que fizesse golos (o tal “pinheiro”). Passados praticamente 4 meses as carências nestas zonas saltam à vista.

O Derby "Antes..."

A semana que antecedeu o derby foi, normalmente, quentinha. Depois da 3ª derrota em 4 jogos, a pressão do carnide junto do poder de decisão foi enorme. Patrocinados pelas 1ªas páginas de Abola imperou a lei da ameaça, que cobardemente já duram à anos e nunca se viu uma chegar perto de ser concretizada, e ainda antes de se conhecer o homem do apito, este já estava mais do que condicionado. Rogério Alves respondeu bem ao comunicado em que se lia que ou começavam a ganhar ou ia tudo pelos ares. Respondeu bem, mas respondeu pouco. Ou melhor, não teve seguimento na suas palavras, e à “garantia” de que o carnide “nunca pressiona ninguém”, o Sporting comeu e calou! E mais comeu quando PS vem, na conferência de imprensa dizer que “acredita no árbitro”! Ora depois de o caldinho estar montado, virmos dizer que acreditamos no trabalho que vai ser feito, é o mesmo que dizer, que “errar é humano”, e nestes casos, no nosso futebol, em jogos destes, depois de todas as técnicas de pressão e condicionamento usadas na semana que antecedeu o jogo, errar é mais do que humano, é de propósito!
Estava visto, e quem anda à uns aninhos nestas andanças, viu de certeza que o jogo estava marcado, e muito dificilmente os 3 pontos não ficariam em casa. Não percebo como o Sporting não joga com as mesmas armas. Não responde na mesma moeda. Não percebo como se pode continuar ano após ano a comer, calar e nada ganhar. Este modelo de dirigismo de elite está esgotado, e neste mundo do futebol português onde é preciso ser filho da puta, o Sporting não vai ter sucesso.

11/09/2010

Provavelmente...

... Este Sporting será o Sporting deste ano...
0-0 em Alvalade contra um Olhanense bem organizado, mas em nada se pode considerar como uma equipa potencialmente ameaçadora para nós.
PS continua a teimar no 433, mas depois da hora de jogo é que alterou para 442 e a música foi outra. Mas nada de especial. Sempre a passo, devagar que para a semana temos Liga Europa. Liedson completamente fora dela , e quando assim é as carências são bem visíveis. Não, não era o pinheiro que fazia falta, o que fazia falta era um avançado a sério!
Depois de ver o ritmo do Porto-Braga, com mais ideia ficamos de que o "provavelmente" passará rapidamente a "certamente"! Título? Não temos pedalada para isso!

07/09/2010

Teoria da conspiração - I

A selecção do povo perde hoje e a FPF, finalmente, alega falta de condições para a continuidade do Prof...

O lampião Seara já se faz ao piso maior, e o porco Cajuda anda a ver se lhe renovam o contrato novamente. À uns meses foi à conta do Sporting, agora da selecção... mas coitado do desgraçado que tem um cão que se chama "filho da puta", nem sabe o que são as redes sociais...

E de Espanha dizem que o "velho" já ta feito...

Timo e Tales

Os dois últimos reforços para a nossa equipa, foram duas surpresas, tanto pelos nomes como pelo timing. Depois de a praça jornalística ter apresentado centenas de possíveis reforços do Sporting, alguns deles "confirmadissímos", eis que são apresentados dois nomes até aí nunca mencionados.
Timo Hildbrand, experiente GR, que só vem dar força ao plantel, e principalmente apertar a concorrência à baliza, e também os calos a RP, até aqui sem ninguém à altura para o pôr em sentido. Um plantel que se quer forte tem de ter duas fortes opções para cada posto, não o temos em todas as posições da equipa, mas temo-lo na baliza, sem dúvidas.
Tales, por empréstimo, sem custos, apesar de ser sem opção de compra, é bem adquirido. Pelo seu historial nas selecções jovens do Brasil, não pode ser mau de todo, e sempre temos 10 meses para ver a sua adaptação antes de se avançar para uma possível compra.
A rábula de que não tinha sido aprovado nos teste que efectuou em Braga, não passou de isso mesmo, uma rábula à boa maneira do que a imprensa adora fazer com o nosso clube.

TH disse numa entrevista a um jornal alemão que "a nossa força vai se ver contra o carnide", e penso que não se podia estar mais de acordo. Pelo discurso de forte ambição já começa a justificar a contratação.
TS começa a despontar nos treinos, e apesar de tudo o que de bom antigos colegas têm vindo a dizer dele, no campo é que aguardamos que demonstre todo o seu potencial!