25/10/2010

Respira Sporting

Depois da, mais que sofrida, vitória frente ao Rio Ave (ultimo classificado), respiramos todos um pouco melhor. Treinador, jogadores, dirigentes, e principalmente adeptos (que bem merecem). A vitória não sofre qualquer contestação, e mais uma vez deu conta de que o Sporting desta temporada tem mesmo duas caras! É que não se percebe como pode uma equipa variar tanto de um jogo para o outro, apenas por se tratar de competições diferentes.
3 pontos, mais 4 lesionados, o que deve tornar o nosso Dep. Médico dos mais concorridos do país. Tanta lesão muscular não deixa de ser estranho.
As bolas ao poste continuam a atormentar-nos, principalmente a HP (mais duas), De facto estamos com a pontaria afinada demais, mas como é que nos podemos queixar disso, quando uma vez mais (já não é de hoje, é de à vários anos a esta parte) "oferecemos de bandeja" os primeiros 45m? Apenas o golo (mal) anulado a HP, e nada mais. E por falar em HP, curioso o facto de este só ter "aparecido" em campo quando Liedson foi substituído...
12 pontos em 8 jogos continua a ser (muito) mau para um clube com estes pergaminhos.

PS - O próximo jogo para a Taça é frente ao Paços, em Alvalade. Foi em Paços a nossa estreia na Liga, e foram talvez os pontos que mais injustamente perdemos este ano. Apesar de tudo, nada mais se pode aceitar para além da vitória.

22/10/2010

Liga Europa - 9 pontos


3 jogos, 3 vitórias, novamente chapa 5! Só é pena que não se repita a dose no campeonato (até agora), e a desilusão a nível "nacional" continue a ser muita. Domingo, contra o Rio Ave (último classificado) esperemos que a história seja outra, e a cara do Sporting seja a cara do Sporting europeu. Sim, porque este Sporting tem 2 caras, ao contrário do que PS diz. Mas compreende-se a mensagem do treinador.
Liedson voltou aos golos, marcou o golo 200 do clube na Taça UEFA, e a confiança voltou ao ataque leonino. J.Pereira, Postiga, Maniche e Evaldo também estiveram muito bem.
Em perspectiva novo "apagão" de Vuk? Estes altos e baixos do montenegrino dão-me cabo da cabeça... Zapater tarda em impor-se. A mim, continua-me a parecer em baixo de forma. Matias e Valdés, pela oportunidade que não aproveitaram no Estoril ficaram bem sentadinhos no banco.

Boa jornada europeia para as equipas portuguesas. Ganhou quem ganhou, perdeu quem tem de perder!

18/10/2010

Sá Pinto na U.Leiria

Vai ser treinador adjunto em Leiria.
É só vê-los a "fugir" de Alvalade...

15/10/2010

Malcolm Allison


Faleceu o antigo treinador do Sporting, que conduziu o nosso clube às vitórias no campeonato, Taça e Supertaça da época 1981-82.
Conhecido como "BigMal" o inglês, com 83 anos, foi uma das mais carismáticas figuras do universo sportinguísta. Na equipa que venceu o campeonato constavam nomes como o eterno capitão Manuel Fernandes, Jordão, António Oliveira, Meszaros, Carlos Xavier, Eurico, Inácio, Mario Jorge, Vergilio entre outros. Distinguiu-se a orientar, entre outras, as equipas do Manchester City, do Crystal Palace, do Sporting, do Vitória de Setúbal e do Farense. Aliás o Man City já decretou um minuto de silêncio no próximo jogo que será frente ao Arsenal. Espera-se, no minímo, o mesmo comportamento da parte do Sporting.
Os meus sentimentos a toda a sua familia.

08/10/2010

Tranquilidade

Paulo Bento começa hoje a provar que no seu tempo de Sporting, fez realmente excelentes omeletes sem ovos. É que agora, tem ovos para fazer das melhores omeletes do mundo.
Desejo-lhe sorte. PB é bom a radicalizar, motivar, e consegue transmitir um novo estado de alma a quem trabalha. O pior é dar continuidade a isso. Vai precisar de muito mais tranquilidade do que a que teve durante 4 anos e 4 meses.

O epicentro do sismo

Depois de ler as declarações deste artista, fica por demais saliente a maneira engenhosa que o gajo tem para dar a volta às questões.
Afinal, MI, após o jogo com AM só foi à Russia passar o fim de semana, assim como todos os seus companheiros foram a casa. Curioso é o facto de o avião ter levantado voo quando a equipa Sporting (seus companheiros!) ainda jogavam no AlvaladeXXI!
MI vai regressar mais cedo do que se pensa? Claro que vai! A reabertura do mercado está já ai!

JEB ontem referiu "Há muita coisa a interferir com a vida de Izmailov. Umas imagino, outras nao faço ideia" Que mais há para saber? Está tudo mais que visto!

A grande entrevista


Não foi grande e foi fraquinha a entrevista de JEB ontem na RTP. Apesar do ar sereno e calmo o presidente contou com o "apoio" de Judite de Sousa, que ao contrario de outras vezes se mostrou muito "amiga", parecendo não querer incomodar muito.
Mas conhecido com um grande gestor e bom comunicador, JEB foi feliz ao falar principalmente da gestão que tem feito. Sem mencionar nada, nem referir aspecto nenhum em particular, a gestão do SCP está bem porque as pessoas são sérias, trabalham muito, dedicam-se muito à causa, e mostram todas grande empenho. Isto é vago.
JEB não galvanizou ninguém com esta entrevista. Depois de os mau início de época, "pedia-se" ao presidente que viesse serenar os ânimos e galvanizar as massas. Mas o vazio imperou. Poucas ou nenhumas ideias, respostas vagas, a gestão abstracta lá se falou, mas de futebol nada de novo.
Izmailov é um caso mais que bicudo, mas o que se vai fazer daqui para a frente? O jogador mentiu, tem um empresário que lhe anda a queimar as pernas, mas faltava uma postura mais forte do Sporting nesta matéria.
Por fim, e ao abrir a entrevista, JEB afirmou que não se demite! Mas também disse (e bem!) que não está agarrado ao cadeirão, mas da "oposição" ninguém credível apareceu até agora. Aqui tem toda a razão. Também gostei de o ver assumir responsabilidades pelo que correu mal (Pongolle e substituição de P.Bento), e principalmente a certeza de que ele será o maior responsável caso as coisas não corram como o esperado. Principalmente porque os Sportinguístas não merecem isto!
Esperava mais de JEB. Bem mais. Mas esta terá sido, talvez, a melhor intervenção pública de Bettencourt em ano e quatro meses de presidência.

PS - A justificação das "10 bolas ao poste" já está feita. Daqui para a frente dignifiquem a camisola que trazem vestida, que a sorte protege os audazes!

07/10/2010

21h. RTP


JEB é hoje o convidado de Judite de Sousa na "Grande Entrevista" em horário prime da tv pública.
O Presidente do Sporting, é conhecido no mundo da banca, pela sua forte característica motivadora, bem falante, empolgante, e com forte mensagem para o exterior. Ora, é precisamente neste ponto (a mensagem) que JEB tem falhado redondamente desde que assumiu a presidência do clube. Numa altura de crise futebolística (já para não falar financeira), JEB resolve expor-se ao "fogo cerrado" de J.Sousa. Trará algum trunfo na manga? Ou vai continuar a pautar as suas aparições públicas pela incoerência e banalidade?

A verdade by Pauleta

"Como é possível o FC Porto-V. Guimarães e o Sporting-Beira-Mar terem sido realizados na segunda-feira quando temos um jogo tão importante na sexta-feira?
Só em Portugal é que isto acontece. Não há nenhum país que tenha jogado na segunda-feira com um jogo da selecção à sexta-feira. Se a selecção jogasse no sábado mesmo assim não era admissível. De uma maneira queremos ajudar a selecção mas de outra só prejudicamos, porque um jogador que jogou na segunda-feira não vai recuperar até quinta-feira."

Pedro Pauleta

O que toda a gente sabe mas ninguém diz é que o "nosso" futebol à muito gira em torno dos interesses da Olivedesportos e seus donos, "Sporttv's", e dos polvos que gravitam à décadas no meio. Os clubes à muito que hipotecaram a hipótese sequer de protestar.

06/10/2010

Fim da linha para MI!?

Depois das mais recentes declarações do médio russo, que arrasa completamente a estrutura directiva do Sporting, com o Presidente, D.Desportivo e Dep. médico à cabeça. Entre outras acusações graves diz que não está a jogar por culpa do clube, chegando mesmo a contrariar a resposta do Sporting relativamente ao tão badalado "regulamento interno", o qual capitão de equipa se nega que tenha existido, enquanto que MI não só confirma a sua existência, como se negou a assina-lo.

A meu ver, a grande falha do Sporting, é continuar a não saber lidar com os atletas. São casos atrás de casos de jogadores a quererem sobrepor-se à estrutura. E enquanto assim continuar, continuam os "tiros nos pés", continua o amadorismo.

Apesar disso, não se pode deixar de considerar que a entrevista de MI deixa muitas interrogações no ar. Ele diz que os sportinguístas merecem saber a verdade, mas o que ele refere são menos de meias verdades, e deixa quase tudo por explicar. E era bom que se explicasse de vez. Infelizmente ele não consegue construir uma frase em português... mas percebe tudo!

Vai ser mais uma semana em cheio (de folclore e protagonismo) para um certo empresário...

O fim da linha para MI não só está próximo, como está certo! E duvido que não seja já na próxima abertura de mercado. A não ser que outros caiam primeiro...

01/10/2010

A primeira convocatória de P.Bento

C.Martins e Varela? Desrespeito profundo pelo Sporting CP!
Pepe e Liedson? Então mas não era contra os "naturalizados"?
Sai M.Fernandes e entra M.Veloso? É para que posição? É que para trinco já leva R.Meireles e o Pepe. E será que o MV aqui já não se importa de não "ser trinco"?
Paulo Machado e J.Pereira são de salutar.
R.Patricio e Postiga já se podia esperar.

Numa convocatória destas existem sempre prós e contras. Desejo-lhe sorte e que consiga apurar a selecção. Mas esta falta de coerência não lhe fica nada bem no discurso. Acime de tudo que nenhum jogar do Sporting se lesione.

5-0

Mais que os números, a maior goleada de ontem foi o facto de Liedson ficar no banco (nem aqueceu), e contribuir para desmistificar mais um mito de que o luso brasileiro é "unico" e "insubstituível". Postiga esteve em grande, Salomão, Vuk e Maniche foram outros em grande nível. Mas também é verdade que os bulgaros depois do 1º parcticamente "abandonaram" o jogo.
E 2ªf em Aveiro? Mudanças outra vez? PS aposta em quem tem ajudado o Sporting a ganhar, ou voltará a apostar nos "nomes"?
Pior casa da época... Esclarecedor!