23/11/2010

19/11/2010

O clássico

Ora como se começa a motivar a equipa do norte a 8 dias do clássico...

18/11/2010

O 'clic'

O já tão proclamado 'clic' a que se referiu o presidente do Sporting, na sua última entrevista à RTP, tinha por base a ideia de que era PS e seus pupilos que necessitavam de um 'clic' para darem uma volta de 180º na atitude, no desempenho e nos resultados. Talvez até tenha razão. Se as bolas começarem a entrar, se HP e Liedson começarem a facturar, talvez o presidente tenha razão. Razão não tem quando aponta esse facto como a principal (ou das principais) razões para o insucesso desportivo em quase ano e meio de gestão.
Temos 3 exemplos, bem próximos, que demonstram que o 'clic' não são só as bolas que deixam os postes e aterram dentro da baliza. A selecção nacional, as nossas equipas de andebol e futsal. Ambas efectuaram alterações nos respectivos comandos técnicos, e estão em vias de recolher frutos, porque o tal 'clic' esse já o obtiveram!
Nos casos das nossas equipa de andebol e futsal, apostas em treinadores experientes, como o mesmo plantel, vem comprovar que equipas lideradas por gente experiente e com palmarés o retorno desportivo está à distância de um 'clic', esse sim, o 'clic' das bolas nos postes.
Na selecção a aposta em alguém capaz de motivar um grupo de grandes jogadores que foram desmoralizados pelo antigo seleccionador, foi o principal objectivo. Em termos de motivação, a escolha PB foi claramente acertada.
O Sporting precisa de alguém experiente ao leme da equipa. É caro? Tudo o que é bom é caro. E a margem de retorno aumenta significativamente. Caro é alguém que custou 600mil€ e em 11 jogos tem 13 de atraso para o primeiro, marca 13 golos e sofre 11. 18 pontos em 11 jogos. Os resultados estão lá, e são o que conta.
Passados 4 meses de competição, ainda não sabemos em que sistema táctico quer PS jogar. Ainda não o vimos virar um jogo como uma jogada a partir do banco. Ainda não vimos a verdadeira identidade que PS diz querer dar à equipa. Ainda vimos muito pouco para o tempo que já leva à frente dos destinos da nossa equipa de futebol.
Em Portugal, treinadores "sem curriculum" só funcionam no clube "azul" onde qualquer um, quase sem querer, se arrisca a vencer.

15/11/2010

3 preciosos pontos


Com muito e desnecessário sofrimento, vieram os 3 pontos para Alvalade. A intranquilidade após o 1-2 não é compreensível numa equipa que trabalha e se entrega totalmente nos treinos, assim como referiu o treinador. Valeu-nos o regresso de P.Mendes, que demorou a "entrar" no jogo, mas assim que o fez serenou os ânimos, dentro e fora de campo.
Valdés uma vez mais a marcar e a dar a marcar, Vuk regressou aos golos, mas falhou outro mais que feito. RP evitou o que seria o 2-2, e foi ele também decisivo. Postiga continua sem marcar, Abel e Polga sem me convencer.
PS falou mal antes do jogo (o choradinho do quero mas não tenho dinheiro era desnecessário) e continuou no final do mesmo. Não viu lances de perigo da Académica? Eu vi e não foram poucos!

12/11/2010

Coimbra dita o futuro

O desfecho do jogo de amanhã à noite dita muito do futuro imediato do nosso clube. A tolerância é (mais que) zero, já todos os sabemos e não vale a pena repeti-lo.
PS, disse hoje na conferência de imprensa que o jogo com o VG está esquecido, e que a equipa está recuperada animicamente, e que "os verde e brancos vão ter de ser "competentes": "Só conheço um caminho que é trabalhar com confiança".
Duvido que estejam todos recuperados do que se passou 2ªfeira passada. Até pode ser que não se note nada em Coimbra e o jogo nos corra de feição, mas não acredito que tenha passado. Mais jogo menos jogo os fantasmas vêm ao de cima.
A minha principal curiosidade relativamente ao jogo de Coimbra é saber até que ponto os jogadores (ainda) estão com o seu treinador.

11/11/2010

JEB puxou as orelhas aos jogadores


Segundo nos dá a conhecer hoje o DN, JEB deu um puxão de orelhas aos jogadores no 1º treino da semana. Pediu-lhes mais empenho, atitude e atenção. E transmitiu a sensação de que PS é intocável.
JEB deverá ter conhecimento de que não há intocáveis no futebol, principalmente no que aos treinadores diz respeito. Basta o plantel "querer" e o treinador sai.
À cerca de um ano, o discurso foi idêntico com P.Bento. Aliás, no mundo do futebol, o discurso é sempre o mesmo. A verdade é que PB apresentou a demissão pouco depois. Vamos ver até onde vai a "força" de PS, sabendo que independentemente de tudo o que se possa dizer ou fazer, a lei dos resultados sobrepõe-se sempre à dos presidentes.

Continuo sem dúvidas...

A frio, mantenho a opinião que referi a quente. Paulo Sérgio não tem "andamento" para esta carruagem. Ou melhor, para esta até tem, mas para uma carruagem que agarre rapidamente os lugares cimeiros, não tem!
PS é um treinador simpático, com bom discurso, com alguns métodos inovadores e que conseguiu pôr o Sporting a ter bons períodos de jogo, algo que já não se via à algum tempo. Mas a verdade é que o Sporting é um barco demasiado grande para as mãos de PS. As "duas caras" que a equipa tem demonstrado são da responsabilidade do treinador.
As desorientações que já vimos antes, mas que agora vieram novamente ao de cima, em 2 jogos seguidos, 2 expulsões (curiosamente de dois dos mais experientes do plantel), e duas desorientações banais e termideiras fora do normal que trouxeram consequências talvez irreparáveis. Na Liga Europa podíamos ter arrumado a questão e "descansar" nos últimos dois encontros, e na Liga portuguesa estaríamos em 2º lugar. Ao invés das duas vitórias esperadas tivemos duas derrotas totalmente inesperadas, e em condições deveras preocupantes. E PS tem directas responsabilidades no sucedido!
A expulsão de Maniche ( e de Abel na Bélgica) condicionou? Claro! Mas estar a 15m do fim a vencer por 2-0 e perder o jogo, mesmo com menos um, não é só falta de maturidade, é também falta de competência! E mais do que aponta-la aos jogadores, há que aponta-la aos treinadores, que são os responsáveis directos pelo que se passa dentro de campo.
Acusar a equipa de falta de maturidade e desorganização depois de quase meio ano a treina-la, é um mea culpa não assumido. Aliás que lhe fica muito mal, não assumir os seus erros nos últimos jogos, algo que tinha feito noutras partidas.
Mais estranheza causa o facto de ninguém (dirigente) ter falado após o jogo. Nem sempre o silêncio é de ouro, e neste momento deveria haver uma palavra forte para dentro do grupo de trabalho. Mas talvez não devesse ser o presidente a dize-lo. É que depois de um inicio atribulado, o Sporting parecia querer encontrar-se (período que coincidiu com o silêncio de JEB) mas depois nas entrevistas à ABola e RTP, a coisa desmoronou-se outra vez...
Não sei qual vai ser o futuro próximo (Coimbra, Paços e Porto), mas a confiança não é muita. O treinador já teve tempo de sobra para pôr a equipa a jogar como se deseja, e se ainda não conseguiu, duvido que o vá conseguir. Em 20 anos que acompanho o meu clube, nunca vi treinador nenhum safar-se depois de maus 4 meses iniciais. E não vejo PS com capacidade para ser a excepção à regra.
Até à pausa de natal decidimos o lugar que vamos disputar no campeonato (porque o título está entregue), a Taça de Portugal e a Liga Europa. Depois abre-se a janela de mercado e poderá vir "areia" para os olhos dos distraídos. Um "pinheiro" para nos tapar a visão. O verdadeiro reforço de inverno deveria ser um treinador capaz e competente. Com nome, com créditos firmados, de valor reconhecido (tanto quanto possível) perante jogadores, dirigentes e também a massa associativa ( tanto quanto possível). Alguém que venha salvar JEB e Costinha, porque de outra forma o destino dos dois está mais que traçado.

08/11/2010

Sem dúvidas

Sem grandes alarmismos, tranquilamente e sem euforia alguma, e porque o que conta no futebol são as bolas que entram e os pontos que se contabilizam, DÚVIDA alguma que o tempo de Paulo Sergio no Sporting acabou!

02/11/2010

Relvado sintético

Ao que tudo aponta (95% de certezas, segundo JEB), para o ano temos uma novo relvado em Alvalade (já vamos no 6º), mas desta vez, totalmente inovado, vamos ter um tapete sintético! O "ultimo grito" da moda, o denominado Geofill, que se encontra na vanguarda dos sintéticos.
Segundo relata OJOGO na edição de hoje, este tapete nada tem a ver com os tradicionais, muito mal vistos entre os profissionais na bola, a até cria condições de aderência, estabilidade e ainda para mais "amigo do ambiente".
Não tenho dúvidas que este tipo de tapetes vai ser o futuro no estádios modernos. Não tenho dúvidas que vai ser a melhor solução para o nosso estádio. E sobre esta mudança nada temos que nos lamentar, e muito que nos orgulhar.
Só fico parvo, é como é que depois de instalado o 6º tapete ainda ninguém divulgou o(s) culpado(s) de tal situação. É os Estádio que "não deixa" a relva respirar? É da qualidade da relva? É do (ir)responsável que o implantou? Não se sabe, nem nunca se vai saber, porque em Alvalade já é costume a culpa morrer solteira...
O Sporting costuma ser pioneiro em várias situações. Numas dá-se bem, em outras nem por isso. E é com frequência que assistimos a outros virem pegar no nosso trabalho feito, melhorarem-no, e obter com isso muito mais proveito do que quem se dá como "cobaia". A ver vamos se a história muda.

E continuamos a respirar...

4ª vitória consecutiva, desta feita em Leiria, eleva a nossa equipa aos lugares cimeiros da tabela classificativa, em igualdade pontual com o 3º classificado, V.Guimarães, ainda que a 10 pontos do líder. Curiosamente, na próxima jornada poderemos aproveitar para "largarmos" o VG, e colarmos-nos ao 2º classificado que viaja ao dragão. Também pelo calendário da jornada seguinte, a vitória em Leiria era crucial, animadora para o que aí vem. Continuamos a respirar fundo, na luta, ainda que a uma distância, tanto "na tabela" como "dentro de campo", muito distante dos mais directos adversários.
Dentro de campo e pela positiva, Valdés (no lugar certo) deu provas da qualidade que tem, Torsi fez um bom jogo, não tenho dúvidas de que vai ser o melhor parceiro de DC, e Maniche no miola deu (novamente) mostras de que ainda tem muito para dar a esta equipe. Ainda pela negativa, Zapater, nos pouco minutos a única coisa "fez" foi perder uma bola em situação delicada, a obrigar A.Santos a fazer uma falta à entrada da área que felizmente não deu em nada; Abel e J.Pereira é situação que não me convence. Abel é suficiente, mas não é bom, e JP é melhor lateral que extremo. Postiga tem que meter de uma vez por todas na cabeça, que os avançados vivem de golos. São lembrados e valorizados não pela entrega em campo, não pelo suor que deixam em campo, não pelas bolas ao poste, mas pelos golos que marcam e que deixam de marcar.
Apesar de termos, até agora, um Porto muito forte, com 10 pontos a mais que nós, o registo de 15 pontos em 9 jogos é muito aquém de esperado e desejado para o nosso clube. E JEB sabe-o bem. Referiu em Vendas Novas que «Sei que se os resultados não aparecerem - e apesar de o Sporting não ser Sporting Futebol Clube, mas um clube ecléctico –, o presidente irá dar uma volta ao bilhar grande». Não podia estar mais de acordo.