31/12/2010

Pedro Pinto Souto

Como avalia a actual gestão desportiva do Sporting?

Acredito que esteja a fazer o seu melhor, não me parece é que seja competente para um lugar que exige muito mais do que esforço e trabalho. Podemos ser todos óptimas pessoas, mas nem todos termos a astúcia e a inteligência para transformar uma maçã podre numa bela árvore de fruto

In DN

Couceiro arruma a casa

Segundo relata OJogo de hoje, Pedro Mil Homens poderá estar de saída depois de ver o seu raio de acção de diminuído face à entrada de JC para director-geral do futebol.
O novo homem forte do futebol leonino começa assim a 'arrumar a casa', a fim de iniciar trabalho com gente da sua confiança. É normal que assim seja. Tanto Costinha como P.Mil Homens eram as personagens mais 'afectadas' pela entrada de Couceiro, é normal que sejam os mais insatisfeitos, é normal que existam quezílias, é até esperado que um ou outro ou ambos saíam da cúpula num futuro breve, é até normal que a imprensa explore esta 'novela' até ao limite, assim como será normal e esperado que o Sporting saiba resolver esta questão o quanto antes, a bem da estabilidade do clube.
Quando entrou em funções, JEB, garantiu que uma das suas medidas seria precisamente a de 'arrumar a casa', organizar as estrutura directiva do clube, em busca de um maior rigor, profissionalismo, dinamismo e quem sabe até ao nível das competências. Nesse sentido a sua primeira grande 'acção' aconteceu apenas ano e meio após iniciar funções, com a entrada de J.Couceiro. Esperemos que vá até ao fim. Ao menos isso.

27/12/2010

A crise de militância

Dois anos depois de o ex-presidente do Sporting, Filipe Soares Franco, se ter queixado da crise de militância leonina e do decréscimo de adeptos em Alvalade, o assunto continua na ordem do dia e torna-se cada vez mais grave e urgente de resolver nas hostes dos verdes e brancos. "Temos cada vez menos adeptos no estádio. A crise tem algum impacto, mas é sobretudo uma crise de militância. A campanha realizada [para angariar adeptos] não teve nem de perto, nem de longe, o resultado esperado. É um problema que o clube tem, o Sporting devia fazer crescer a massa associativa, foi um dos maiores falhanços. Tem obrigação de crescer", disse Soares Franco, em 2008. Com 2010 quase a acabar, o Sporting soma o quarto ano consecutivo a perder adeptos no novo Alvalade, situação com impacto menor nas contas de um clube de futebol, mas com peso importante no fulgor social que move paixões...

Em sete anos e meio, desde que o novo estádio foi estreado no Verão de 2003 com o Manchester United, o Sporting já teve quase cinco milhões de espectadores nas bancadas nos jogos em casa. O jogo menos visto "in loco" foi com o Varzim, para a Taça de Portugal, em 2005 (6112 espectadores), enquanto o mais visto levou quase 50 mil ao estádio: o Benfica em 2005 (49 032).

O ano com melhor média de assistências em Alvalade foi 2006, com 31 481 pessoas por jogo. Desde essa altura, já vão quatro anos seguidos com a média a descer, até chegar à mais fraca de sempre em 2010: 21 939 espectadores por jogo.

Os motivos para a desertificação de Alvalade são muitos, alguns com solução possível, outros nem tanto... O fraco espectáculo que a equipa vem oferecendo aos adeptos, aliado aos maus resultados desportivos dos últimos anos, são os dois principais motivos da fuga de espectadores. A crise de militância detectada por Soares Franco há anos é outra das causas, tal como a crise económica, o custo dos bilhetes, a perda da rotina de compra de bilhete de jogo e a venda de Gameboxes anuais com mais vantagens para os não sócios que para os sócios (que têm de pagar ainda as quotas), o mau estado do relvado, os horários dos jogos e as transmissões televisivas.

O divórcio entre a equipa de futebol e os adeptos está a intensificar-se, por muito que os jogadores corram para as bancadas em agradecimento no final dos jogos. Será necessário fazer mais...

IN ojogo

23/12/2010

Especulação!


E de repente eis que Manuel José se demite do cargo que ocupava à frente do Al Ittihad, e Nelo Vingada não chegou a acordo para renovar contracto com o FCSeoul. Pura especulação...

22/12/2010

José Couceiro


Não me parece boa escolha. Pela principal razão de que neste momento, e a querer reformular a estrutura, JEB teria de abrir portas a alguém mais consensual e conceituado. O Sporting vive 'dias de tempestade' e fervilha em constantes guerrilhas que vão apanhar tudo o que vier com o intuito de alterar o rumo das coisas. e JEB acabou de criar mais uma, pois se JC vem para manter tudo na mesma, então não devia ter vindo... Vamos ver de que é feito o seu 'pulso'...
Por outro lado parece mais que óbvio, que esta medida é declaração de pleno fracasso do presidente do clube e seu D.Desportivo. A incompetência e incapacidade de liderarem a gestão futebolística do clube (não sei se mais de um do que do outro) está confirmada.
Com isto, JEB não ganha um balão de oxigénio, apenas inspira agora com mais calma, pois não terá de se expor tanto, nem de dar tantas vezes a cara, coisa que em ano e meio poucas vezes o conseguiu fazer condignamente.
José Couceiro entrou, e Costinha vai sair. E talvez Paulo Sérgio também não chegue ao fim da época. As 'regras' ditam que quem entra quer a 'sua' equipa de trabalho. E é normal que assim seja. A convivência entre ambos não deve ser duradoura, o que nos faz querer numa época longa e rica em peripécias. Mesmo ao nível 'deste' Sporting.

16/12/2010

Levski Sofia - Sporting 1-0

Depois da fazer a sua despedida na Taça de Portugal, Paulo Sergio fez hoje a sua despedida na Liga Europa, e na 2ªfeira faz a sua despedida da Liga Zon Sagres.

15/12/2010

Mais um tiro no pé


Depois das criticas do antigo presidente, J.Sousa Cintra, em que responsabilizou Costinha pelos maus resultados, o Director Desportivo resolveu responder à letra. "Meta-se na sua vida" foi duro, "um dia mostro um papelinho do tempo em que ele era presidente" foi deselegante.
Sousa Cintra é conhecido pela sua personalidade impulsiva, mas não pode nunca ser apelidado como um dos "falsos sportinguístas" a que Maniche se referiu. Costinha espetou-se ao comprido. Se queria responder que o fizesse com o respeito que um antigo presidente do clube merece. Ou então que deixasse a sua defesa nas 'mãos' de JEB.
Com estes tiros nos pés que teimamos constantemente em dar, como é que se transmite estabilidade e serenidade a uma equipa já de si bastante instável?
PS e Costinha, ou dois rostos do futebol a perderem cada vez mais margem de manobra.

14/12/2010

Desequilíbrios

Porque isso é a imagem de marca do Sporting era JEB! Se a época passada foi má, esta, por ser a segunda consecutiva, adivinha-se pior. No início do último mês do ano, a 13 pontos do 1º lugar (e 5 do 2º), fora da Taça de Portugal e sob um desalento enorme que se abate sob a nação leonina. Sejamos sinceros, uma Liga Europa que é uma utopia estar ao alcance deste Sporting, e uma Taça da Liga que nos apresentamos (em confronto directo) abaixo dos outros 3(!) candidatos. A época está arrumada. Perdida. E já não há desculpas.

PS tem dado o seu melhor. De certeza. Mas (ainda) não tem arcaboiço para isto. É o principal culpado das flutuações da equipa. Da falta de atitude. Dos deslizes incompreensíveis. Dos repetidos erros que se verificam desde o início da época. Apesar de o plantel ser limitado, este plantel tem mais que obrigação de fazer muito melhor. Os desequilíbrios são mais que muitos e estão à vista.

JEB tem principalmente culpa de não ter conseguido (ao contrário das várias promessas que fez nesse sentido) aproximar os sportinguístas da equipa. Não conseguiu e não vai conseguir. Desequilíbrios no discurso, na postura, na atitude. Não acredito que tenha convencido 1/4 dos que votaram nele. Não tem pernas, nem braços, nem fôlego para fazer mais e melhor.

Costinha entrou de rompante, a querer marcar posição (caso Izmailov... ou caso P.Barbosa), mas não conseguiu fazer valer a sua avante. O plantel continua a demonstrar grandes e graves desequilíbrios e ele não foi capaz de lhes por cobro. Desde Março a preparar esta época, não se pode desculpar um campeonato que caminha para ser pior que o anterior.

Depois da despedida da Taça em Setúbal, não somar pontos nos próximos 2 jogos (Levski e Setúbal) colocará PS sob contestação (talvez) insuportável não só para ele, como também para quem o acompanha. Pela sua dignidade e profissionalismo, seria bom tentar evitar com PS aquilo que não se conseguiu evitar com PB: que seja despedido de fora para dentro.

O presidente tem dois caminhos: substitui PS e tenta novo balão de oxigénio para o resto da época e para a que se segue, ou demite-se e convoca eleições antecipadas. Seja agora, ou daqui a uns meses, a uma destas vamos assistir.

08/12/2010

Estrelinha

Depois de Jailson (V.Setubal) ter falhado um penalty no último minuto, concedendo ao fcporto os mesmos 8 pontos de vantagem para o 2º classificado, ontem foi a vez de Alexandre Lacazette (Lyon) ter empatado o jogo da sua equipa aos 88', para permitir que o carnide continuasse em provas europeias. Isto é a dita estrelinha. É ela que os faz continuar a respirar fundo. Aguenta plantéis, treinadores, jogadores e direcções.
Nem só de grandes orçamentos se fazem grandes épocas.
Neste primeiro terço da época, não foi só o 'factor sorte' que faltou ao Sporting. mas que as '500' bolas ao poste fazem muita diferença, lá isso fazem!
Os factos é que os fcporto vão-lhe continuar a chamar de imbatível, os unicos que inda não perderam esta época, e continuar a camuflar uma equipa que não está num patamar assim tão elevado. Quanto aos de carnide, ao invés de a imprensa de hoje já estar a discutir quem seria o sucessor de 'cristo', essa mesma imprensa já os colocará como pricipais candidatos a vencer a Europa League.
São assim as regras do jogo. Quem entra nele já as sabe. Ou joga ou não joga.

04/12/2010

Nem outra coisa seria de esperar...

"A Administração do Sporting demarca-se totalmente de qualquer projecto que o Sr. José Eduardo Sampaio pretenda liderar, no futuro, com vista a uma eventual candidatura à presidência da SAD.

Notícias recentes vindas a público, e sustentadas por declarações do referido empresário, poderiam dar a entender que o presidente José Eduardo Bettencourt e os administradores Filipe Nobre Guedes e Francisco Sousa Louro teriam estado reunidos com o intuito de falar sobre um projecto para o futebol do Sporting, o que na verdade nunca aconteceu.

José Eduardo Sampaio, proprietário da Casa do Marquês, teve, isso sim, uma reunião para tratar de assuntos comerciais, no final da qual o empresário revelou as suas intenções: "Por uma questão de lealdade, quero aproveitar para vos comunicar que vou assumir um projecto para liderar a SAD", disse ao presidente e aos administradores presentes.

A actual administração da SAD e o Departamento de Futebol lamentam profundamente que notícias como esta sejam veiculadas frequentemente, mais ainda em dia de um jogo importante (como foi o caso), mas prometem não se desviar dos seus propósitos e continuarão a defender os superiores interesses do clube."

Já está identificado o primeiro rosto a querer fazer frente a JEB. Resta saber de que linhagem vem... se da mesma, se de outra...

03/12/2010

Uma imagem que vale mais que mil palavras?

Os verdadeiros energúmenos


O Sr.Dr. diz que foi "saneado" de se ir sentar na tribuna (jogo com o porto) pois ia-se portal mal. De todas as criticas e desabafos que fez no último programa televisivo onde é um dos protagonistas, concordo com (quase) tudo a que se refere. O que não acho é que esta vergonhosa criatura venha agora atacar esta direcção e o seu presidente, quando, à pouco mais de um ano, dizia à boca cheia "Desde que lá estejam estes (linhagem), e escolham eles o que escolherem (treinador) para mim está bem". EB sempre se pautou por tiradas cómicas, despropositadas, e com uma complexa falta de nexo e coerência. Desde 1999, altura dos acontecimentos que levaram à queda de Dias Ferreira e P.Abreu do poleiro, que este Sr.Dr. no notabilizou pelas ferozes criticas que dirigiu à Juve Leo pelas suas atitudes de então. A notoriedade subiu-lhe e hoje em dia é pago para ser cabeça de cartaz numa amostra de peixeirada pública num canal televisivo.
Mas de volta aos tempos de hoje, a EB tiraram-lhe o "croquete". E o conceituado cirurgião não gostou. E promete não se calar. Promete não ficar por aqui. Por todas e mais algumas barbaridades que relata e escreve, EB devia compreender, como pessoa inteligente que é, que no que concerne a esta direcção e ao seu presidente, não tem legitimidade, nem moral, para lhes tecer qualquer critica. É nestes que ele ia "até ao fim do mundo de olhos fechados", e se a sua opinião agora mudou, abstenha-se de continuar a iludir-nos na tentativa de o tentarem elevarem a um patamar mais alto na estrutura leonina. O seu silêncio é algo que faz muita falta a todos os sportinguístas.

O especialista em catering, lembrou-se esta semana, de que tem um projecto para o futebol do Sporting. Um projecto a implementar pelo Dep. Futebol leonino. O dono de 2 restaurantes no estádio, e fornecedor de todo o serviço catering apresentado pelo clube aos sócios e convidados dos jogos, lembrou-se que tem a solução para um dos muitos problemas do clube: a falta de rumo que o clube apresenta, e vai dai formalizou um "manual" com ideias concretas para os destinos do futebol.
Costinha, obviamente não gostou. E referiu, e bem, a coincidência de estas notícias saltarem cá para fora em timings precisos.
O homem que partiu a perna a Jordão, é mais um a posicionar-se na futura linhagem que começa a querer dar os primeiros passos públicos.
O DD referiu ainda não querer acreditar que o homem do catering se tenha reunido com JEB sem o seu conhecimento. O presidente do Sporting tem à sua frente dois cenários: Ou apaga rapidamente as chamas, ou fica com mais uma bola de fogo nas mãos.

Energúmeno, s.m. pessoa ignorante ou muito básica.