31/01/2011

Cristiano


O primeiro reforço de inverno. Cristiano sempre sonhou com o Sporting. No site oficial.

Até sempre


O Sporting acabou de comunicar à CMVM a cedência definitiva dos direitos desportivos de Liedson ao Corinthias.
É o fim da ligação de 7 anos e meio de um dos melhores avançados que já passou pelo nosso clube. Deixou marcas, deixou história, deixou golos.
Obrigado e até sempre!

O ultimo dia.... 2

O acordo com o Marítimo está conseguido.
Antena 1: Kleber e Djalma acordados por 4 anos e meio.
RR: Kleber e Djalma acordados por 5 anos e meio.

A questão: o brasileiro está dependente do acordo com At.Mineiro. Ambos estão já 'prometidos' ao porto...

Liedson: por 2M no Corinthians.

Cristiano: 6 meses + 2 de opção. Boa opção!

O ultimo dia

Cristiano já entrou, Stojkovic já saíu. O brasileiro, a custo zero, desvinculou-se do PAOK (6 meses de ordenados em atraso) e assina por 2 anos e meio. O sérvio, ainda com 3 anos de contrato, desvincula-se e passa a representar em definitivo o Partizan. Resta saber se o Sporting só 'recebe' o que poupa em ordenados ou se vem algo mais.
Liedson e Izmailov ambos à beira da porta de saída, Kleber e Djalma na porta de entrada.
2M pelo levezinho, 33 anos, com 7 anos e meio de Sporting, já nos deu que tinha a dar, é de ir. Pelo vencimento que se fala que ele vai passar a ter e ir para o timão jogar ao lado do (ex) fenómeno, sendo esta a das últimas oportunidades de realizar dinheiro, manter (este!) jogador contrariado não parecia boa politica.
Izmailov é talvez o nosso melhor jogador do miolo. Mas a un jogador com o seu histórico de problemas e de lesões, 7M é de seguir viagem.
Só fica a faltar Marco Caneira para deixar de ouvir Paulo Barbosa.

Kleber (a confirmar-se) é reforço! É substituto de Liedson. Há que fazê-lo adaptar-se ao clube. Resta saber quanto e quem vai pagar por ele, se é para ficar ou se vem em trânsito. Mas seria bom para a equipa.
Djalma é daqueles jogadores que dará sempre jeito a qualquer equipa. Joga em todo o lado na frente, é rápido e não é nada tosco. Não teria dificuldade em adaptar-se. Bom reforço.
De Cristiano não tenho grande opinião. Fez boa figura no Paços treinado por PS. E é só. Resta ver. Se o treinador o quis...

O dia promete ser agitado. Vamos ver quem se confirma, quem é bluff, quem acertou nos 'tiros ao alvo', se algum vai parar ao porto, ou se fica tudo na mesma.

30/01/2011

Carlos Freitas

O antigo DD do Sporting abandonou o Panatinaikos. Com Alvalade a viver clima eleitoral, não deverá demorar muito até este ser um nome a a surgir associado a 'alguém'. É só esperar um bocadinho.

28/01/2011

José Braz da Silva

"José Braz da Silva, presidente do Grupo Finertec, deve avançar com uma candidatura à presidência do Sporting, soube o Negócios. A concretizar-se, o empresário irá criar um fundo de 50 milhões de euros destinado à compra de jogadores.

Esta solução está a ser preparada por um grupo de accionistas liderado por Agostinho da Silva, líder do grupo turístico Oásis Atlântico, com interesses no Brasil e em Cabo Verde. A Finertec tem interesses em Angola, Cabo Verde e Portugal na área da energia, além de ter o controlo da Construtora do Tâmega.

O fundo que José Braz da Silva pretende criar destina-se á compra de jogadores e junta investidores particulares de vários países, sendo que uma parte substancial será de angolanos, brasileiros e portugueses. Os angolanos estarão mesmo dispostos a injectar 20 milhões de euros, adiantou ao Negócios uma outra fonte.

Este fundo é a forma encontrada para reforçar a equipa de futebol, dado que as receitas do clube estão cativadas para pagar as dívidas de 140 milhões de euros ao Millennium BCP e de 100 milhões ao Banco Espírito Santo.

Braz da Silva poderá, contudo, não ser o único candidato. Tudo aponta para que um movimento à volta de Luís Duque, antigo dirigente do Sporting, esteja também a preparar uma candidatura alternativa à do líder do Grupo Finertec."

IN Jornal de Negócios

O ex Bastonário...

"O que é importante neste momento, para o Sporting, é que as pessoas que têm mais responsabilidade no clube, que são muitas e nas quais me incluo, pensem colectivamente qual é o melhor projecto para que o clube tenha um futuro brilhante, como brilhante é o seu passado".... RA a falar para 'os votos'.
Está em marcha a campanha a favor do ex Bastonário da Ordem dos Advogados. O anuncio do apoio de PPC está para breve. E mais se seguirão. Após 18 meses no 'escuro' eles começam a sair para a 'claridade'.
Faltam cerca de 20 dias para tudo se tornar 'oficial'.

27/01/2011

Tudo calmo no clima pré eleitoral...

Com a equipa a ganhar, o estado crítico acalma. Com o mercado a fechar convém não destabilizar muito, na esperança que ainda caía uma 'passarinho' do céu.
O fim de semana antevê-se calmo, mas o início da semana não.

Temos o encerramento do mercado de inverno, que apesar de ser mais uma disputa da qual estamos arredados, poderá ser sempre interessante seguir as últimas movimentações.

Hoje, em Abola, surgiu a notícia de que R.Alves e PPC já se movimentam em busca de apoios. Andam a sondar o mercado. O que ABola, vai transmitir nos próximos dias, é que ambos vão chegar à conclusão que juntos 'é que é'! Vão unir esforços, eles mais os 'ser sporting' e as 'centurias', e RA, o mais popular e ainda com margem de crédito será o cabeça dessa lista.

Também estou curioso em ver o que é que J. Eduardo (o ex-jogador que tem o restaurante de luxo em Alvalade) vai apresentar dia 31. O seu famoso projecto. A solução para todo o futebol do Sporting, um projecto que vai imprimir uma nova dinâmica, algo que ainda ninguém se tinha lembrado, e que coube a ele 'descobrir a polvóra'. Mas não vai a eleições. claro que não. Em pleno tempo pré eleitoral, vai 'dar o ouro ao bandido', e de mão beijada. Vai apresentar um projecto revolucionário, mas para ser outro a implementa-lo. Estou mesmo curioso em ver isso.

PS: Em relação ao mercado de jogadores, não acredito que hajam propostas concretas (e dignas de análise) para a venda dos nosso jogadores. Mas se de facto 'alguém' nos oferecer 7M pelo Vuk, 3M pelo Postiga e 5M pelo Liedson, não era de pensar. Era de aceitar as 3!

24/01/2011

Maritimo - Sporting 0-3

As exibições de Zapater e Rui Patricio claramente ao nível que se deseja ver este Sporting sempre. O primeiro fulcral ao marcar (mais) dois golos. RP salvou os 3 pontos pelo que fez nos 1os 20m da segunda parte onde só deu Maritimo. O guarda redes voltou a estar em grande no estádio onde se estreou pelo Sporting (2006-07) e logo aí foi decisivo ao defender um penalty.

A incapacidade atacante desta equipa continua por demais evidente, o Sporting quando tem de assumir o jogo, simplesmente não joga! Não se evidencia, não pega na bola. Já quando há que travar o adversário, ai sim, conseguímos dar um ar na nossa graça. Mentalidade 'pequena'? Acho que sim. Por ai se explicará que das nove vitórias no campeonato, 6 são fora de portas e apenas 3 em Alvalade.

Depois de 17 jogos, conseguímos o nosso primeiro golo de cabeça. Liedson marcou o seu 3º, o que também por aí se a inoperância atacante do Sporting, tantos anos a viver uma completa Liedson-dependência.

Respira P.Sergio, respira toda a equipa, respiram os adeptos. Vamos lá continuar na dança pré eleitoral.

21/01/2011

Nas meias de final da Taça da Liga

E só um 'tsunami' o pode impedir.
Timo, Torsi e Zapater não mereciam uns minutos? Talvez PS estivesse com algum tipo de receio...?
Se Timo não joga, temos 10 dias para o despachar. Já se percebeu que não vai ser opção, sempre contribuía para que ao fim do mês a talhada não fosse tão elevada.
É sempre bom dar 4. É sempre mau ver este Sporting jogar.

20/01/2011

A lata do artista

"O CL devia ter sido informado dessa situação previamente para, entre quatro paredes, se decidir o próximo passo sem que a instabilidade se instalasse. Agora o CL vai apreciar o quê? Já aconteceu tudo... " by Meneses Rodrigues.

Com estas palavras apenas se constata o que todos já sabem: o 'digno' CL é só mais um 'fait-diver' na copula dos notáveis leoninos. Não faz lá nada!

19/01/2011

Vergonha na cara!


Ou melhor... a falta dela!

A registar

Nunca fui grande fan de Vicente Moura, aliás na grande maioria de intervenções públicas que teve sobre o clube, nunca lhe achei 'grande piada', mas tenho de concordar e subescrever o que refere hoje à Antena1 "Continuar neste caminho não leva a lado nenhum. O Sporting tem que conseguir gastar melhor o seu dinheiro e rentabilizar as suas atividades. É bom que os candidatos tenhem esse conhecimento" "O novo presidente não deve ser um gestor bancário. O clube tem que funcionar como uma empresa mas os clubes têm uma lógica diferente das empresas".


Carlos Barbosa presidente do ACP, já há muito falado nestas alturas, surge disposto a algo ou estará no na expectativa? Disse na RR: O actual presidente do Automóvel Clube de Portugal não coloca de lado a possibilidade de apresentar uma candidatura para suceder a José Eduardo Bettencourt. Em entrevista a Bola Branca, Carlos Barbosa garante que vai estar muito atento ao processo eleitoral que está agora a iniciar-se.
O líder do ACP, que chegou a equacionar apresentar-se a votos nas eleições que deram a José Eduardo Bettencourt uma expressiva vitória, diz que não vê em nenhum dos candidatos a candidato uma solução credível para um clube como o Sporting.
Quando confrontado com a questão: vai ser candidato? A resposta foi evasiva, não desmentindo nem confirmando uma decisão.
As eleições estão marcadas para 26 de Março. Carlos Barbosa quer uma renovação completa no Sporting, uma limpeza geral segundo diz. Não quer mais um notável à frente do clube, os "leões" precisam de um presidente que saiba comandar uma equipa.
Carlos Barbosa considera que foi um erro de casting a opção por José Eduardo Bettencourt. O seu pedido de demissão foi o assumir que não estava preparado para dirigir o futebol do clube.


Por outro lado Miguel Ribeiro Telles, tem estado 'muito falador'. Muito mais do que o que se lhe conhecia. As suas palavras ao Record transmitem que também ele estará atento. Muito atento... “À partida, não pretendo envolver-me neste processo eleitoral. Mas entendo que o Sporting precisa de uma certa renovação, de algumas caras novas, de algumas ideias frescas que tragam de novo o clube à pujança que desejamos". Palavras para dentro ou para fora da 'linhagem'?

Um fartote de nomes está prestes a vir à baila. Primeiro de candidatos a candidatos, depois de treinadores e quem sabe também de jogadores. Venham eles.

18/01/2011

O esperado

Os órgãos sociais leoninos resolveram demitir-se em bloco no próximo dia 14 de fevereiro. As eleições estão marcadas para 26 de março. Tal como esperado.
Temos dois meses para se planearem projectos, delinearem estratégias, e para aparecerem os rostos dos mesmos.
A 'linhagem' vigente joga a última cartada, e a chamada 'oposição' tem oportunidade de ouro para mudar o rumo do clube.
Rogério Alves parte da poll-position. Mais do mesmo. Venham os restantes.

A reunião magna

Começa pelas seis da tarde e prolonga-se até a maioria começar a bocejar. Sim, porque consenso em relação a nomes não vai haver. O único consenso a existir será a favor da marcação de eleições antecipadas!
Depois de ouvir Dias Ferreira dizer que "presidente só eleito", de saber que R.Alves não reúne nem de perto nem de longe apoios suficientes para ser 'cooptado', e de ouvir M.Ribeiro Telles defender a apresentação de novos projectos (e desafiar assim a 'oposição' a dar a cara), tenho poucas dúvidas que o cenário seja outro que não a marcação de eleições. Mas reviravoltas acontecem todos os dias.
Vai começar o desfile de candidatos a candidatos. Vamos ver quem tem tomates. Não defendo esta 'linhagem', e acho que esta dinastia tem de terminar quanto antes. Por isso não me interessa muito à quanto tempo anda R.Alves a conspirar na sombra para que este dia chegasse, interessa-me mais ver quem vai aparecer de fora. Porque apesar das dificuldades económicas que o clube atravessa, não creio que não continue a ser 'apetecível'. É esperar para ver.

17/01/2011

As reacções

Depois de ler a grande maioria das reacções dos vários quadrantes leoninos, retenho que a maior parte prevê um cenário de eleições antecipadas. Eu também. Mas tenho também a certeza que que o 'regime' vai tentar de tudo por forma a evita-las. Já na ante câmara que levou JEB ao acto eleitoral, foi visível a dificuldade em encontrar um nome de consenso da lista da continuidade. Daí que a mesma dificuldade os vá assombrar agora. Vamos ver até que ponto a demissão do presidente estava à muito a ser equacionada e preparada ou se de facto apanhou (quase) todos de surpresa.

Amanhã temos reunião dos Órgãos Sociais do clube, da qual deverá sair alguma espécie de fumo branco. Cooptação ou eleições antecipadas. A mim parece-me que os 'ratos' não vão querer seguir o exemplo do presidente, e abandonar o barco antes do tempo.

E nomes? Muitos já se falam nos jornais, muitos mais de vão falar, mas não se prevê assim tantos a tentar ir às urnas. O timing escolhido para as mesmas, também pode dificultar quem pretenda apresentar candidatura.
O 'regime' tem Dias Ferreira de um lado, Rog. Alves de outro, Carlos Barbosa Cruz nem contra os dois nem a favor dos dois, mas pode haver mais coelhos na jogada.
PP Cristovão ainda não confirmou se avança (não me parece), e PP Souto já deve andar a reunir apoios.
Por fora temos (ao que se fala) João Rocha Jr, o qual já tem, de há tempos para cá, uma página de apoio no facebook criada por amigos de longa data, e Carlos Barbosa (acp).
Não sei o que será para levar a sério ou não, mas o que tenho a certeza é que os tempos de 'dinastia roquette', se não chegaram já ao fim, estão muito próximos de chegar. Qualquer cooptação ou alternativa da continuidade que vença, não mais vai fazer que prolongar a angústia de um Sporting enfraquecido, coxo e longínquo da sua massa associativa. Não se vislumbra um nome, dentro desta facção, capaz de se diferenciar das que foram as politicas desportivas de 15 anos de gestão.

Uma das reacções mais curiosas partiu de Bessone Basto. Diz ele que "(...) Dias Ferreira e Paulo Abreu têm de sair. Aproveitam-se do clube há anos, saindo por uma porta e reentrando por outra. (...) É preciso levantar a relva e queimar as minhocas. " A frase que a Juve Leo exibiu à uns anos em Vila do Conde, quase semelhante à que estava preparada para o jogo com o fcp e que JEB não deixou que fosse exibida, pode bem aplicar-se a estas duas alminhas. O tempo passa, mas estes e outros tantos abutres não largam o que mais lhes alimenta o ego. E venha quem vier, vai tê-los à perna.

16/01/2011

JEB apresentou a demissão

Esperava que o primeiro a sair fosse o treinador e não o presidente. Mas pelo continuar das coisas nenhum dos dois tinha grande futuro em Alvalade.
Mas também esperava que P.Sergio acompanhasse o homem que o trouxe para a casa onde trabalha. Não mandam as regras da cortesia que assim seja?
Agora vamos finalmente saber (esperemos) quem são os 30 cães que andam doidinhos por saltar ao osso!

14/01/2011

NAC


A disponibilidade para transferir NAC, segundo nos dá conta a RR, só poderá ser compreendida do ponto de vista da necessidade de emagrecimento da folha salarial do plantel. Ou então da total incapacidade de fazer valer a outros diversos jogadores, até com mais mercado, a 'necessidade' de deixarem Alvalade. Não me parece uma boa solução, nem me parece que se consiga grande negócio com isso, sendo que o Sporting pagou 1M por 50% do passe e não me parecendo adquirido que alguém pague por ele mais de 3M, o retorno não será considerável.
Já se sabe que para haver entradas, têm de haver saídas. Resta saber é o que isso vai englobar. Que equilíbrios pretendem fazer no plantel.
Não sou grande fan de Paulo Sérgio, aliás até acho que o seu tempo no Sporting já deveria ter terminado, mas tenho a convicção de que com um plantel mais apetrechado poderá fazer render bem mais o peixe.

PS - Quanto a Ricardo, não percebo muito bem as 'vozes' que já se levantam contra a sua reentrada no Sporting. Se Timo sair, não vejo qual o problema de Ricardo entrar (com vencimento inferior). A sensação de que é necessário dizer mal de tudo o que mexe começa a ficar perigosamente instalada. Mas não deve haver grande preocupação, que o tempo de Sporting do labreca já acabou.

13/01/2011

A rolar

Esta abertura na 'janela de mercado' tem nos transmitido a ideia de que o Sporting quer mesmo reforçar o actual plantel. Se quer apenas reforçar, ou colmatar eventuais saídas, é algo que teremos de esperar para ver. Mas com o rol de nomes que tem saído, para posições específicas, parece-me que não serão meros 'tiros para o ar'. Ou coisa ainda é termos liquidez para chegarmos onde queremos. Ou onde podemos. Mas os nomes que têm vindo a público, e pelos valores publicados, quase para a totalidade, não acredito em insuficiência financeira para lá chegarmos. Em habilidade talvez. Mas mesmo assim não há-de ser difícil garantirmos algum.
Bruno Gama, Paulo Sérgio, Vieirinha, para as alas (jogam em ambas), com a lesão e eventual saída de Yannick, qualquer um deles poderá acrescentar algo.
Com noticias que dão conta do interesse em P.Mendes e NAC, começa a fazer sentido o nome de Chico, que pelo que consta joga em ambas as posições.
Noutro âmbito esperava que o Sporting, já tivesse por esta altura resolvido, pelo menos, o problema de Caneira, e outros jogadores 'dados' com transferíveis. Acredito que nem isso seja fácil, mas enquanto o tempo passa, passa com ele oportunidades que não mais nos surgirão pela frente.
Vamos, pelo menos até fim do mês, acreditar que esta estrutura directiva está a trabalhar empenhada em adicionar mais valor a esta equipa. Vamos acreditar que também eles querem 'salvar' o que resta da época, e dar já andamento à próxima. No mínimo até ao fecho do mercado de inverno isto vive com um pouco mais de entusiasmo.

12/01/2011

Chico e Bruno Gama

Nos últimos dias estes dois jogadores têm sido altamente ligados ao Sporting. O brasileiro já pagou para se desvincular do Atlético Paranaense, e é um jogador 'livre'. O português acaba contrato no fim da temporada e esta é a derradeira oportunidade para o Rio Ave facturar algum.
Não me parecem más investidas, mas já estamos habituados a ver nomes circularem na imprensa para encher páginas de jornais. A abordagem ao 'custo zero' parece-me uma aposta clara desta nova politica de contratações. Além do mais, sem saídas e emagrecimento de vencimentos, não deverá haver mexidas no plantel.
Não conheço este Chico, mas BG era de caras. A ser verdade o que dia abola como é que falta de verba está a dificultar o negócio? Não acredito que o Rio Ave esteja a pedir balúrdios por este jogador. O o Sporting não o quer para já e fica para o verão, ou a ser para já, não há que esperar muito mais. Sei que a paciência é fundamental nestas situações, mas também sei que capacidade negocial dos nossos dirigentes deixa muito a desejar. Vamos aguardar pelo que nos trás Couceiro.


A verdade é que já vamos a meio da 'silly season' de inverno e até agora o Sporting não conseguiu sequer 'despachar' excedentes. Com o que ganha por mês, Caneira a continuar a treinar à parte é deitar dinheiro à rua.
O relógio não pára e o Sporting tem pouco mais de 2 semanas para decidir o que fazer com o que resta da temporada.

11/01/2011

Mais uma 'perola' do Dep. Médico (ou algo parecido...)

Yannick Djaló e Hélder Postiga continuam inaptos e a recuperar das respectivas lesões (Marat Izmailov permanece ausente, também em trabalho de recuperação), não tendo participado na sessão de trabalho desta terça-feira. O Director Clínico do Sporting, Dr. Gomes Pereira, elaborou, entretanto, o diagnóstico dos dois atletas entregues ao departamento médico «leonino»:

Yannick Djaló: No jogo realizado em Alvalade, no dia 3 de Janeiro de 2011, sofreu um estiramento no músculo-tendinoso na face interna da coxa esquerda. Os exames complementares efectuados, bem como os testes clínicos realizados, revelaram uma lesão muscular aguda. Encontra-se em tratamento. O regresso à competição está dependente da resposta a este tratamento e ao trabalho específico a que, neste momento, se submete. Não obstante, prevê-se um tempo de inactividade competitiva não inferior a quatro semanas.

Hélder Postiga: No decurso do jogo realizado em Alvalade, no dia 8 de Janeiro de 2011, apresentou dor e incapacidade muscular na face posterior da perna esquerda, como consequência de uma disputa de bola. Este episódio ditou a sua saída do referido jogo. Foi submetido a testes clínicos e exames complementares. Prevê-se – estimativa alterável de acordo com a evolução clínica – um tempo de inactividade competitiva não inferior a duas semanas.


In scp.pt

10/01/2011

2-1 ao Braga

Final da primeira volta do campeonato com 3 pontos somados. 28 pontos em 15 jogos, é aquém do esperado, mas não anda longe da média do últimos anos.
Este jogo com o Sp.Braga valeu, obviamente pelos 1ºs 20m, com o Sporting a mostrar o que tem sido esta época: uma 'alternância de polos' constante, electrizante, e sufocante. Não há explicação possível para que a equipa não estabilize. André Santos e Rui Patrício serão os mais regulares da equipa, porque a todos os outros está nítida a sensação de que não 'têm' pernas para 90m. A juntar às lesões mal curadas que se verificam desde o início, algo deve estar mal calculado no 'quartel da nasa'.

Mas a vitória foi obviamente merecida e bem recebida, e agora há-que continuar na senda das vitórias, a pisar os calcanhares a quem vai à nossa frente para que ao passare da 20ªjornada possamos estar quem sabe bem em cima da lapionagem!

Facto relevante da jornada foi termos ganho pontos aos nossos mais directos perseguidores. Já que vai ser difícil 'chegarmos' à frente, convém aumentar distâncias para quem vem de trás.

07/01/2011

Deu para tudo e para todos...

"O antigo empresário de futebol José Veiga e o ex-jogador João Vieira Pinto são acusados pelo Ministério Público dos crimes de fraude fiscal qualificada e de branqueamento de capitais, no âmbito da transferência do futebolista do Benfica para o Sporting, no Verão de 2000. O despacho de acusação implica ainda Luís Duque, então presidente da SAD "leonina", e Rui Meireles, à época director financeiro do clube de Alvalade, como co-autores de fraude fiscal.

O Ministério Público pede também a João Vieira Pinto uma indemnização no valor de quase 700 mil euros (678.490,23€), "acrescida de juros de mora até integral pagamento", refere o despacho a que o PÚBLICO teve acesso.

Em causa está a transferência de João Pinto para o Sporting, em que, segundo o Ministério Público, empresário e jogador não terão declarado verbas relativas ao negócio, nomeadamente cerca de quatro milhões de euros que o clube pagou como prémio de assinatura.

A investigação da Polícia Judiciária iniciou-se em Dezembro de 2004, após ter recebido, de forma anónima, documentos sobre a transferência de João Pinto. Publicamente tinha sido anunciado que a mudança do jogador do Benfica para Alvalade era a custo zero, mas entre os registos enviados à PJ constava uma factura emitida pela sociedade Goodstone, sediada em Londres, para o pagamento de 4,19 milhões de euros - o tal prémio de assinatura de contrato.

O crime de fraude fiscal qualificada é punido com prisão de um a cinco anos, ao abrigo do Regime Geral das Infracções Tributárias. E o branqueamento de capitais é punível, de acordo com o Código Penal, com pena de prisão de 2 a 12 anos.

O despacho do Ministério Público arquiva, por outro lado, as acusações a Dias da Cunha, ex-presidente do Sporting, e Paulo Andrade, antigo administrador da SAD leonina. Apesar de ambos "documentarem factos falsos" (assinaram, em 2005, contratos com João Pinto datados de 2000), o MP iliba os dois dirigentes, alegando que ambos o fizeram não em benefício próprio ou para encobrir um crime, mas sim para liberar o Sporting de uma dívida (o tal prémio de assinatura) que tinha sido parcialmente paga."

IN Publico

04/01/2011

Mais do mesmo...

O jogo de ontem nada de novo acrescentou. A 'alma' que PS pediu, não apareceu, as indefinições dentro de campo continuam, o sistema táctico não se percebe, a qualidade é quase nula, e este Sporting não chama nem atrai ninguém .
Ao substituir Abel aos 5m da 2ªparte, PS reconheceu que mais uma vez errou no 11 inicial. Ou talvez não, como o próprio diz os da 1ª parte tiveram a missão de desgastar o adversário para os da 2ª parte poderem jogar mais um bocadinho. Brilhante.
O 'pezudo' demonstrou ontem que ainda não definiu sistema de jogo algum. Não sei se o problema é o treinador que não consegue transmitir o que quer, ou se são os jogadores que não querem ou não conseguem compreender a mensagem. Mas a verdade é que a equipa dentro de campo é uma tremenda confusão!

Seria bom que os dirigentes se convencessem que é urgente reforçar esta equipa com 2/3 jogadores de qualidade para entrarem directamente ao 11. É que estes que lá estão não vão fazer mais que isso, e este treinador não dá para mais.
Ou se reforça a equipa ou se muda de treinador. Se ainda não se mudou de treinador aproveitando a pausa natalícia (algo que teria sido bem mais inteligente que muda-lo agora ou daqui a 2/3 jogos), então que se reforce o 11 inicial.

Com Porto e Benfica 'noutro campeonato', com Guimarães a manter o ritmo e Braga a subir, não se augura grande futuro a este Sporting.

03/01/2011

E começa 2011...

E no iniciar do novo ano, surge a estreia do Sporting na Taça da Liga. O jogo de hoje frente à Naval, deixa apenas duas notas:
- a primeira na expectativa de saber qual será o sistema táctico pelo qual PS finalmente se decidiu. "Decidimos adotar um sistema ou um modelo e fazê-lo variar muito menos do que tínhamos feitos até aqui. Isso já foi revelado ao grupo e todos sabem qual a reposta que têm de dar daqui para a frente.” Qual será o sistema táctico que melhor serve os interesses da equipa e que demorou 6 meses a 'ser descoberto'?
- a segunda para constatar que Timo Hildebrand foi mais um erro de casting. Depois de ter ficado de fora do último jogo da Liga Europa, o qual já estávamos apurados, volta a ficar de fora hoje, na 'terceira' competição a nível nacional. Resta saber se lhe vamos continuar a pagar o ordenado até junho, ou se o erro de casting é já remediado.

PS: "Fonte oficial do clube verde e branco afirmou a O JOGO que são esperados cerca de 25 mil adeptos nas bancadas de Alvalade, justificando o número com o facto de a entrada ser livre para os portadores dos bilhetes de época." Queria mesmo acreditar nisto...

E para este 2011, ter os primeiros meses do novo ano que não fossem tão degradantes como foram os de 2010, já não era nada mau.