31/03/2011

Fait Divers

Não passa disso mesmo, o pressuposto convite de Salvador a Domingos, para que este renove o contracto. Salvador, inteligente, passou a 'batata quente' para as mãos do treinador. Para que seja Domingos a dizer "não", e não o Braga a "dispensá-lo". Agora, fica o caminho livre para Salvador apresentar Leonardo Jardim, e de Godinho Lopes para (finalmente) poder referir-se ao nome de Domingos.

29/03/2011

Godinho Lopes no 'Dia seguinte'

Penso que a opinião é unânime. Se GL tivesse comunicado durante toda a campanha como o fez ontem, a diferença de votos para o 2º teria sido maior certamente. Calmo, sereno, com ampla clareza de ideias (claramente oposto do discurso 'decorado' que exibiu durante a campanha), transmitindo confiança para o interior e exterior do clube.
Foi a Alcochete dizer aos jogadores que já há quem mande. Já há liderança.
Prometeu cumprir todas as promessas eleitorais. Auditoria é já para avançar. Pavilhão e alteração de estatutos serão uma realidade. Qualquer uma delas é urgente que se realize. Para bem do Sporting.

Bruno de Carvalho conseguiu construir algo para o futuro. Pelo menos em termos de imagem. Perdeu e sabe que perdeu. Não vai avançar com nenhuma providência cautelar, porque não tem provas para isso. E porque não quer 'queimar' a sua imagem. Tal como L.Duque diz hoje no 'record', provavelmente, num futuro não muito distante, BdC dará um maior contributo ao Sporting.
Até o novo PMAG, eleito pela lista de BdC, já referiu que o mesmo se precipitou ao referir-se a impugnação no dia seguinte ás eleições.
O alimentar dessa conversa não leva a lado nenhum. É chover no molhado.

Acho fantástico estas manifs 'facebook' que andam na agenda diária da blogoesfera. Ainda mais fantástico quando que anda a incendiar por essa blogoesfera nem direito a voto tem. Muitos nem sócios são. E enquanto houver uma 'migalha' para criticar, a net vai lá estar. Que podridão.

27/03/2011

Lamentável e vergonhoso

Antes de mais paarbéns aos vencedores. Que consigam tudo aquilo que prometeram, e coloquem o Sporting no lugar que a sua história e adeptos merecem.

Ninguém pode ter gostado do que se assistíu ontem. Foi mau demais. Mas nada que não fosse previsível. Um clube à beira de uma 'guerra civil'.

GL ganhou por 300 e tal votos, mas tem a mesma legitimidade do que se tivesse ganho por 1 ou por mil.

BdC, não teve o meu voto. Mas fez o que lhe competia na campanha, e não duvide que se fosse presidente iria fazer o melhor possível pelo clube. Não merecia ficar com a imagem que os 'seus' apoiantes lhe deixaram.

O 'Record' e R.Alves foram dos principais responsáveis pelos animos exaltados. Lamentável.

25/03/2011

O último dia

Penso que não haverá ninguém que não se sinta aliviado por ter chegado ao fim esta miserável campanha às eleições de amanhã. Para já o Sporting foi o grande perdedor. Espero que amanhã seja vencedor.

O sentido de voto deve estar praticamente alinhado. Duvido que alguém mude à última hora. Espera-se grande afluência ás urnas, com os boletins '20 votos' a decidirem as eleições. Vamos ver para onde pendem as 'bases' do clube.

O debate de ontem, a finalizar uma série de tristes aparições, confirmou DF como 'peixe na água' em matéria de peixeiradas. Toda a sua candidatura foi um circo, onde a única coisa que se aproveita é mesmo Rijkaard. Não tem dinheiro, não tem fundos, não tem nada. Tem Futre que deu um verdadeiro numero de circo na conf. imprensa de ontem. Até já definiu as tácticas do futuro treinador. Apresentou uma lista de reforços 'a atacar' caso ganhe. Os que não são irreais estão 'divididos' com outras listas. Surreal. Mas enfim, sabemos bem que a linha de Futre é outra...
Rijkaard seria de facto uma boa aposta. O melhor dos 5 treinadores. Mas gastar 3M por ano só no treinador para abusivo. Mas é como ele diz, "com os ordenados preocupo-me eu..."
DF é mais um que gira à 30 anos à volta do Sporting. A lata que ele tem em desmarcar-se da dita continuidade é algo repugnante. Este sr., nas últimas eleições, 'caíu' das escadas , não se candidatou, e foi parar ao colo de JEB. Se não concordava com o rumo, o que foi para lá fazer. Tirar o lugar ao RA?
DF é daquelas personalidade que já cansam, e que depois de amanhã, se deverá retirar de cena, para bem dele e de todos. Já chega.

Os restantes mais do mesmo. A conversa não muda. Para mim, BdC perdeu fogo com isto do fundo. PB tem razão quando diz que já conhecemos 6 versões do mesmo. 6 versões de algo que não existe. E quando ouço o verme do E.Barroso falar disso mais convencido fico que essa é a verdadeira falácia destas eleições!
O 'candidato Carvalho' mandou o barro à parede com 50M€. Amanha veremos se colou. É talvez a pior hipótese para presidente do clube. Não tem fundo, não tem equipa, e tem o treinador mais fraco dos 5. A minha opinião. Está a leste da realidade do clube. A prova de que nada tem, é que V.Love (o único que se fala) a vir, vem por empréstimo. Mais se prova ainda quando nem foi ele, nem ninguém dos seus, que foram atrás de M.Van Basten. Caíu-lhes no colo. SAM descaiu-se e ninguém o contrariou.
Quem se lembra da campanha de J.Gonçalves é impossível não lhe reconhecer semelhanças. Só faltam as 'unhas', mas tudo o resto está lá. Principalmente o balão cheio de nada!

GL foi muito mal preparado para estas eleições. O homem não tem o dom da palavra. E pouco demonstrou perceber de bola. Conhece os números, mas numa disputa eleitoral exige-se muito mais. Vai apostar na continuidade, mas vai revolucionar o futebol, com investimento e competência. Porque se há alguém que pode liderar o futebol do clube é L.Duque. Vai gastar dinheiro? Claro que vai. Mas é o que maiores garantias me dá de sucesso. E sabendo que em lado nenhum do mundo se ganha só dentro de campo, os bastidores são tão, ou mais, importantes, é a ele que o futebol estará melhor entregue.

Comparar a capacidade de Inácio, Futre, Baltazar ou outro qualquer, com Luis Duque em matéria de liderança do futebol, não é brincar com coisas sérias, é ser parvo.

Esperava mais de PB. Bastante mais. A sua visão empresarial do clube não lhe trouxe grandes vantagens. Conhece bem o clube, mas tem devaneios graves quanto ao que pretende para o futebol. Não lhe vejo capacidade para se impor 'fora das 4 linhas'. Também não tem grande investimento a fazer.

SAM foi de facto o 'patinho feio' destas eleições. Não tem vida para isto. É um poeta. Faz falta ao clube, mas nunca na presidência.

Que o vencedor consiga fazer o melhor pelo clube. E colocá-lo no lugar onde merece estar. Os sócios merecem. E têm agora a palavra.

24/03/2011

Dias Ferreira???

P.Futre, 'homem-forte' do futebol de DF, hoje, em conferência de imprensa retirou o candidato da corrida eleitoral.

Mais não fez que enunciar uma lista com 12 jogadores que pretende 'atacar'. As palavras, ontem de DF, de que PF era 'um espectáculo' e até investidores arranjava para quem queria contratar, não passam disso mesmo... palavras.

DF juntou-se assim aos demais candidatos, BdC e SAM, quem em relação a jogadores têm uma mão cheia de nada!

Faltam 2 dias

E ainda muita água vai correr. Os últimos de derradeiros trunfos vão saltar. E se se confirmar as estatísticas que apontam 30-40% de indecisos, estes apesar de terem um inclinação de voto, vão ser 'conquistados' pelas 'unhas' que cada um mostrar.

DF vai mostrar o trabalho de Futre.

GL vai lançar mais nomes. Não deve ser problema. Mas já chega de defesas centrais.

SAM não sei se vai apresentar jogadores, mas se calhar tem de voltar a apresentar treinador.

PB deve apresentar alguém.

BdC tem de apresentar alguém.

22/03/2011

R.I.P.

O debate da rtpn

Um debate pouco saudável. Com todos mais preocupados em mandar o concorrente abaixo, do que em auto promoverem-se.
O ataque da noite veio de DF para GL. E apanhou GL desprevenido. Estava 'a postos' para BdC, mas não para DF. Mas o que repugna mais, é ver DF atirar-se aos da continuidade. Ele, que anda à 30 anos agarrado ao clube. Ele que anda à anos a defender esta linhagem em programas de tv, não pode dissociar-se da continuidade.

A GL falta-lhe o dom da palavra. Falta-lhe saber contra argumentar sem rodeios. Tem o discurso bem preparado, mas se a conversa de desvia uns milímetros perde logo o pé. E isso vai custar-lhe votos. Tem de apostar ainda mais em nomes para o futebol, para recuperar terreno. E tem de se preparar muito melhor para futuros debates.
O ponto forte desta candidatura é sem dúvida os homens para o futebol. De longe a lista mais forte neste aspecto.

BdC com as suas interrupções estratégicas, enervou adversários, mas perdeu-se em picardias e bocas reles que ninguém tinha necessidade de ouvir. Acusa GL de não explicar o financiamento, mas continua com muita coisa para explicar. Fugíu ás perguntas sobre o seu fundo e não disse como é que garante os salários desta e da próxima época. Não ganhou nada com o debate de ontem. Até acho que perdeu.
E que 'trutas' nos reserva Inácio? Isso vai ser bom de se ver.

De DF e PB devem começar a chover nomes de jogadores. Quanto a mim, pouco ou nada vai adiantar, apesar de pelo que se ouve, DF vai apostar muito forte em nomes para o plantel.

SAM, é um grande sportinguísta. Ninguém duvida. Vive o Sporting. Mas não vai chegar a presidente.

21/03/2011

Os nomes decidem

Ao contrário do que muitos apregoavam, mas mantendo a 'tradição' de qualquer eleição, o que menos se discute são projectos. As 'pessoas' encabeçam as listas. Até aqui treinadores. A partir de agora jogadores. E é isso que vai pesar dia 26.

Domingos, Van Basten, Rijkaard e Zico. 4 grandes nomes. Uns mais treinadores que outros. Mas hoje em dia isso só não chega. É preciso um grande 'acompanhamento' para se ter sucesso. E isso nem todas as listas têm. E claro, a qualidade de jogadores à disposição também tem muito peso. Escolher a qualidade máxima, tendo previsto o minímo risco possível. Nenhum grande treinador ganha com uma fraca estrutura atrás de si, mas 'pequenos' treinadores já ganharam com grandes estruturas atrás de si. Neste momento estrutura é coisa que o Sporting não tem. E dos nomes apresentados apenas Rijkaard sabe o que é ganhar a partir do banco, mas D.Ferreira 'não conta' para esta eleição.

A onda de entusiasmo em torno de BdC, está a exceder as expectativas. Pelo menos as minhas. Isso é bom. Mantém os adeptos com alguma razão para euforias, e eleva a fasquia. E isso também é importante.

A sondagem que saiu hoje na 'bola', tem a importância que cada um lhe quiser dar. 600 sócios entrevistados, tendo em conta a previsão de, no minímo, 10 mil (possíveis) votantes no dia 26, representam 6% dos (possíveis) votantes. É muito pouco para qualquer conclusão.
Estão mais duas sondagens para sair. Vamos ver que empresa as faz, e que órgão de imprensa as revela.

Hoje temos debate na rtpn. Prevê-se troca de galhardetes, e pouca informação aos sócios. Vai ser assim até final. E os nomes é que vão decidir. Porque dia 26, vai tudo votar em treinadores, jogadores, homens para o futebol, e presidentes. Ninguém se vai lembrar de projectos. Porque o que interessa é que a bola entre na baliza, e atrás disso vem o resto.

19/03/2011

19 pontos perdidos em Alvalade

Enfim. Não vale a pena continuar a bater na mesma tecla.
Rui Patricio, espectador todo o jogo, fez a defesa que salvou o nosso jogo. Justiça seja feita, é nestas ocasiões que se vêm os grandes gr.
Couceiro já comprovou que o jogo da Luz foi a 'tusa do mijo'. Nada mais há a fazer.

18/03/2011

Domingos?

Não digo que não gostasse de o ver em Alvalade. Até gostava. É um bom treinador, ambicioso, e em Portugal é o 'unico' que resta com capacidade para pegar no barco.
Acontece é que a verificar-se a escolha de Domingos por parte de Godinho Lopes, esta, vem contrariar tudo aquilo que o candidato a presidente tem vindo a dizer acerca do treinador que pretende.

"Godinho Lopes prometeu hoje a contratação de um treinador de futebol "com experiência internacional e com títulos ganhos ao serviço de outros clubes" que conduza o Sporting "ao título nacional durante o próximo mandato", que é de três anos.

"Queremos um treinador com esse perfil, que perceba o projeto que lhe vamos apresentar e que goste de ganhar como nós", disse o candidato à presidência do Sporting, justificando a razão de ter falado em José Mourinho como referência de um perfil de treinador ambicioso e ganhador."

ionline


O primeiro parágrafo nada tem a ver com Domingos. O segundo tem tudo.

17/03/2011

O grande capitão

Manuel Fernandes novamente entrar em funções no clube, caso a lista de GL vença as eleições. Para mim, é uma excelente notícia, acho até que MF deveria regressar fosse qual fosse o vencedor. É um simbolo vivo. Foi capitão de várias gerações. Merece enorme respeito e carinho. Pelo menos deveria. É infame a forma como tem sido tratado por essa net fora só pelo simples facto de se ter associado a uma candidatura contrária à favorita dos neteiros.
A maior parte destas pessoas, nem direito a voto tem, mas deviam ter respeito pelo clube.
E depois vemos é blogs a 'queixarem-se' que os candidatos baixaram os níveis. É a 'campanha negra' fantasmagórica do Dr. cirugião. Quando se permite que se encham caixas de comentários com ataques às figuras do Sporting, como é que se pode queixar de 'baixo nível'. Inqualificável.
A internet no seu pior.

Boa iniciativa

O Sporting Clube de Portugal promove, em parceria com os vários candidatos oficiais aos diferentes órgãos sociais do Clube, sessões de esclarecimento aos sócios, com a duração prevista de duas horas, que terão lugar no Auditório do Estádio José Alvalade.

As sessões com os candidatos que concorrem ao Conselho Directivo serão transmitidas, em directo, através do sítio oficial do Clube. Os sócios do Clube que não possam comparecer terão assim a oportunidade de visualizar a apresentação online podendo, inclusive, colocar perguntas ao candidato, durante a sessão, através de um e-mail criado, propositadamente, para cada candidato. Para além da pergunta, o sócio deve enviar também os seguintes dados pessoais: nome, número de sócio e número de identificação (BI ou Cartão de Cidadão).

A primeira sessão de esclarecimento terá lugar na quinta-feira, dia 17 de Março, às 18h00, pelo único candidato oficial, Luís Godinho Lopes. Esta sessão será transmitida no sítio oficial do Sporting e os sócios que assistirem a esta transmissão terão oportunidade de fazer perguntas ao candidato através do e-mail: candidato_godinho_lopes@sporting.pt.

O agendamento das restantes sessões será comunicado logo que exista a confirmação oficial de cada uma das restantes candidaturas.

O Sporting, com esta iniciativa, pretende envolver e esclarecer os sócios do Clube, para que estes participem, de forma massiva, na Assembleia Eleitoral de sábado, 26 de Março.

15/03/2011

O fundo russo

BdC prometeu apresentar o seu fundo e fê-lo. Concorde-se ou não, a sua base de investimento está apresentada. Explicada a sua consistência, não vejo porque não seria saudável ao clube dispor de um fundo de investimento assim. Mas anda a 'pergunta de 1M€' no ar... e retorno da aplicação? Sim, pois vendo que o investimento inicial em nada cabe ao Sporting, qual o interesse destas personagens ao 'expandir' além fronteiras? Ganhar 5/6M€ em 2/3 anos será rentável? E se as bolas aos ferros deste ano se repetirem, e a valorização dos activos não correr como previsto?

Sinceramente preocupa-me mais como é que o Sporting se vai mexer fora das 4 linhas do que de onde vem o fundo. O carnide gastou mais de 100M€ nos ultimos 4 anos, tem 10x influência de 'bastidores' que nós e foi campeão 1 vez.

Ou se aponta baterias para o jogo fora das 4 linhas, ou de nada vai valer fundo de 50 ou 100M€.

E para além disso, o que convém não esquecer é quem irá 'ás compras'. Numa coisa O todo poderoso Ricciardi disse com razão, o problema do Sporting não foi a falta de dinheiro para investimento, mas sim a falta de competência a investi-lo.
Inácio está preparado? E o fundo tem de aprovar? Quem aprova? Ou Alvalade será um ponto de passagem de alguns 'Ramires'? Não que fosse mau de todo, mas convinha saber.

Li hoje as entrevistas que Inácio deu ao Record e Bola. Continuo a ter dele a mesma impressão que tinha em 2000. Muita uva e muito pouca parra.

12/03/2011

Nulo em Vila do conde

Que acabe depressa. Os 7 jogos serão uma eternidadde. Que a eleição do novo corpo dirigentes sirva, ao menos, para elevar os indíces de confiança. Nem o pior dos sportinguístas merece esta tortura...

09/03/2011

Na expectativa.

Pelos nomes que Bruno de Carvalho vai lançar. Deste candidato, além das linhas mestras do projecto, apenas se conhece A.Inácio, homem forte para o futebol. Ao fim da tarde vão surgir os demais nomes. Até ver nada 'transpirou' para fora. Bom sinal.

Por Pedro Baltazar. Depois do fiasco que foi a sua primeira aparição pública como figura sportinguísta, depois de as 1ªs sondagens o terem já colocado de parte na corrida eleitoral, PB vem lançar a escada a BdC. Se este concretizar de onde vem o financiamento, e visto que o projecto é executável, o líder na Nova Expressão admite a fusão de candidaturas. Só tinham ambos a ganhar.

Por sondagens credíveis. É que as que saíram no dia de ontem, confiança nenhuma transmitem. GL mantém o mesmo score em ambas, mas BdC e DF obtém valores completamente irreais, o primeiro a do OJogo, o segunda na ABola. A que saíu neste último pasquim parece mais credível quanto à maneira que foi efectuada.

Treinadores. GL já afirmou que divulgar agora o nome do treinador é pura demagogia. Tenho quase a certeza que vai engolir estas palavras. Aliás a imprensa holandesa já associa Frank De Boer, actualmente no Ajax, como o escolhido por esta lista. Vamos ver. BdC também vai ter de lançar o seu. Ou ficar com o de outro candidato caso haja fusão. Mas nesse caso Inácio começava já a 'perder peso'...
Admito que Rijkaard é o nome que cativa. E muito. Mas do outro lado da balança estão DF e Futre. Zico não me cativa muito, e do outro lado da balança está 'nada'.
Ainda não surgiu nenhum nome italiano. Para chegar, ver e vencer, são para mim os principais candidatos ao sucesso.

06/03/2011

O debate

Resultado final: Godinho continua na frente. Porquê? Porque não se enterrou.
Baltazar e B.carvalho foram as surpresas. O primeiro pela negativa, o segundo pela positiva. SAM e ZB confirmaram ao que vieram: perda de tempo. DF com o à vontade que lhe é caracteristíco entre as câmaras, não se saíu mal.

Godinho Lopes.
O favorito. Discurso bem decorado, sempre ajudado pelo laptop, mas com tiradas bem estudadas, os trunfos do futebol (LD e CF), o pavilhão, e claramente a objectividade que de o Sporting tem que meter gente nos orgãos de poder e de decisão do futebol português. Sem dúvida a afirmação mais forte da noite! Apesar dos téte-a-téte, nos quais não conseguiu sair por cima, ao não dar nenhum tiro no pé continua na frente. Foi talvez o 'vencedor' do debate.

Dias Ferreira.
As figuras Futer e Rijkaard são fortes. A ideia de uma treinador de top é forte. Mas isso não basta. DF tem de mostrar mais, muito mais. Mais que qualquer um, DF conhece os meandros e os labirintos das estruturas do futebol. Devia ter vincado o facto. Ele que muito se insurgiu contra arbitragens, devia saber que não basta gastar em jogadores e treinadores. Tem de pensar em alguma junção, sozinho não vai lá.

Pedro Baltazar.
A desilusão da noite. Depois de Carlos Barbosa (lista de GL) ter afirmado que PB nada percebia de futebol, eis que Paulo Garcia (o moderador) introduz a pergunta dos sectores da equipa a reforçar, unicamente a PB, e este claramente espalha-se ao cumprido. Mas já se tinha espalhado ao falar das modalidades (futsal), e nem sequer confirmou Zico. Depois de ser 'apertado' por DF, dizendo-lhe que os treinadores brasileiros pouco sucesso tinham na europa, deixou escapar que também tem outro treinadaor debaixo de olho. Nada convicto. Além de não ter ganho votos neste debate, perdeu muitos. Agora percebe-se o porquê de ser o 'vice' F.Thomaz a falar para a imprensa.

Bruno de Carvalho.
Muito bem preparado. Discurso e estratégia. Bicadas sempre bem dadas em GL, o alvo estava bem definido. Tem pouco mediatismo. É ainda uma figura pouco notória no universo do clube. E isso, nestas eleições vai-lhe ser fatal. Inácio não traz votos, e trunfos fortes tardam. Deve jogar rápidamente o seu 'ás de trunfo' sob pena de ficar para trás irremediavelmente. A união a DF não seria nada despropositada.

Abrantes Mendes.
Bem falante e bem conhecdor da realidade do clube. Grande tirada ao mostrar a entrevista à 'bola', onde em 1999 já previa o fracasso total do projecto Roquette. Mas não passa disto. É mais do mesmo à anos. Nunca vai ser presidente do Sporting. Deveria transmitir o seu pensamento, conhecimento e ideias na junção a outra lista, afim de 'derrubar' a continuidade, que segundo o próprio é o que mais urge fazer.

Zeferino Boal.
Não conta para o totobola. Quer espalhar 'ginásios' por esse país fora, obrigando os atletas a ser sócios do Sporting, e assim aumentar o numero de associados. Foi lá dizer que GL foi co-responsável pelo aumento do passivo e da derrapagem da contrução do Estádio, e dizer a DF que em 1988 não conseguiu trazer Rijkaard como jogador e vai trazer agora como treinado. Para isso não valia a pena ter ido, e ter tirado tempo de antena aos outros. Nome a riscar do mapa. De vez.

Nota final: Nenhum esplicou convicentemente qual o plano de restruturação financeira que tem. E o que vão fazer com o existente. E de onde vêm e como vão empregar os milhões que dizem ter para o Sporting. As questões financeiras continuam muito neblosas, quer sejam da continuidade ou da não continuidade.

Está na hora do 'all in'. Os trunfos vão começar a surgir, vai ser uma 'seally-season' de Março em Alvalade. Nomes de pessoas não há muitos mais para lançar. Projectos não ganham votos. Faltam jogadores e treinadores. E desistências e junções de listas.

E hoje temos 3 pontos para ganhar. Força Sporting!

04/03/2011

Rijkaard

Depois de em 1987 ter sido anunciado como uma das unhas de Jorge Gonçalves, FR volta a estar na órbita do Sporting. É o treinador escolhido por Futre e D.Ferreira.
Apesar de a transferência nunca se ter concretizado, o jogador chegou a estar em Lisboa e até vestiu a camisola verde e branca (acho), mas acabou por rumar a Espanha de depois ao ACMilan onde teve os êxitos da sua carreira.

DF está a apostar no populismo que os nomes podem trazer. Quer empolgar as massas. Mas isso só não chega. PF e FR podem não chegar. Falta consistência a esta lista. Faltam medidas, falta gente, falta 'sumo'.

Futre e Rijkaard até podiam formar boa dupla. A mais está mesmo Dias Ferreira... aguardemos pelo impacto do nome.

Pedro Baltazar chega-se à frente

Finalmente apresentou lista. Vai a votos. Discurso forte e motivador, a atacar o seu principal (e único?) adversário: GL. Nem podia ser de outra maneira, a luta vai ser entre estes dois.

Ponto positivo: a surpresa dos nomes da lista. A imprensa não apanhou nada. É bom sinal. A ideia forte de que o clube tem de ser gerido como um clube de futebol, para o futebol e não como uma qualquer empresa.

Ponto negativo: P.Santana Lopes. Para mim, claramente um tiro no pé. Dos piores presidentes que o clube teve, dos piores presidentes de CML que o Sporting 'apanhou'. Então se nos lembrar-mos dos episódios da construção dos estádios para o Euro2004...só deu para um lado. O outro lado ainda está a arder... parece que só agora foram aprovados os 18M€ em divida pela CML.
No entanto PSL será mais uma medida populista que outra coisa. É um bom falante que sabe cativar uma plateia. E o PMAG pouco ou nada conta em matéria de tomada de decisão.

Já ouvi muitas criticas pelo facto de GL não explicar como vai obter o financiamento dos tais 100M€ que prometeu. PB nem falou nesses (nem em outros) números a disponibilizar para investir.

Zico é o homem para treinar. Boa aposta. Mas tem de estar muito bem acompanhado em toda a estrutura do futebol, quer para dentro do clube, quer para fora. É que os 3 pontos não se ganham só dentro das 4 linhas.

03/03/2011

Dignidade de volta

Era o mais importante. E apesar do mau resultado, a dignidade destes profissionais e deste clube deixou (por 90m) de ser posta em causa. Gostei de ver o Sporting discutir o jogo, jogar para ganhar, gostei de os ver honrar a camisola que traziam vestida, pese as diferenças de onzes e de 'campo inclinado'.

A principal diferença, psicológica, porque de trino nada feito, foi que tivemos um treinador no banco. Algo que já não se via à 9 meses. As conf. imprensa de JC (antes e depois) foram ponderadas, calculadas, a tirar pressão aos jogadores, mas vê-los ver que no Sporting é para ganhar sempre! Foi bom ouvir alguém falar assim. Algo que já não víamos desde Paulo Bento...

Postiga digno de um capitão. Para mim, só pela forma como festejou o golo junto dos filhos da puta do topo sul, merecia a renovação! Torsi o melhor da defesa. De cabeça o melhor da equipa. AS e AZ também certinhos. MF falta-lhe arriscar mais. Evaldo completamente fora do jogo. Polga já não dá. Polga e Abel a dormir aos 93m. RP algo inseguro, ao contrário do que tem vindo a demonstrar.

Um dos principais obstáculos com que a equipa se deparou, recorrente ao longo da época e que JC não vai conseguir apagar: quebra física a partir da a hora de jogo. Inevitável e inaceitável. Ainda mais se questiona, que preparação teve esta equipa na pré época. E que recuperação se faz aos atletas, que por diversas vezes quando regressam após lesões... lesionam-se novamente.

Faltam 9 jogos para terminar esta interminável época. Será demais pedir 9 vitórias? Se o ímpeto psicológico não deixar de funcionar acredito ser possível. Sim, porque até final é a cabeça que tem de funcionar.

Deste jogo ficou ainda a nítida sensação de que se Couceiro já tem pegado na equipa à 3/4 jogos, estaríamos na final desta taça de merda, e estávamos a marcar estadia em Eindhoven.

02/03/2011

Sábado. SIC Noticias. 22h

Está marcado o 1º debate entre os candidatos. Até hoje são só 5. Mas o Publico diz que vão os 6. Vamos lá ver quantos serão dia 26.

Ainda Godinho Lopes

Está nos 3 desportivos. Com um 'tempo de antena' já bem superior aos demais candidatos, GL demonstra que de facto é o candidato mais forte. O que melhor preparado está. O mais conhecedor da realidade do clube. Nisto não há duvidas. Por muito boa vontade que os restantes tenham, e nunca duvidando do sportinguísmo de nenhum, as outras candidaturas estão (ainda) a 'anos luz' desta.

As entrevistas são fortes. Bem conseguidas, com respostas prontas (obviamente que as perguntas também), e com chavões de realce. Um Sporting ao melhor nível em todas as áreas. Ganhou muitos votos durante o dia de hoje.

Para mim, o principal a reter, é que GL, apesar de só entrar em funções dia 26, já há muito que 'governa'. Começou a trabalhar antes da demissão pública de JEB, e tem estado ao corrente de tudo o que tem girado em torno do clube desde essa altura. Está encaminhado. Pouca volta haverá a dar.

E convenhamos a que a nível de futebol, não há lista superior a esta.

Talvez Pedro Baltazar tenha uma palavra a dizer. Talvez. Quando resolver assumir, em vez de mandar recados pelo Thomaz, que mais não fez que falar demais. E começou por onde ninguém ainda tinha entrado: pelo treinador. Zico é o eleito.

01/03/2011

Godinho Lopes

Formalizou a candidatura. A que antes de o ser já partia à frente de todas as outras. GL foi o mais confiante e determinado de todos os candidatos. É o que tem os 'maiores' nomes na sua lista, e apoiantes. Será, provavelmente o próximo presidente do Sporting.

Esta lista apresente Duque e Freitas como os maiores trunfos. Mais que treinadores, DD ou jogadores. Esta dupla é que faz a diferença em relação às outras. E convenhamos, se alguma apresenta condições para que a curto prazo se obtenham sucessos, é sem dúvida a lista de GL.
E sabendo que os 3 pontos não se ganham só dentro de campo, ou temos alguém suficientemente 'esperto' nessa matéria ou boa vontade não chega. Não vejo ninguém assim em mais nenhuma lista.

GL fez o que quem quer agarrar o 'o boi pelos cornos' faz. Foi à dita oposição, foi a quem mais barulho tem fem feito no média e nas nets, foi às 'centurias' e ao 'ser sporting' e calou dois lados distintos da barricada, dois lados sempre muito críticos ao que se passava pelo lados de Alvalade. Mas é assim, calando as bocas incomodas, e fazendo aquilo que à primeira vista parece uma 'salada russa' que se ganham eleições.
Em todos os partidos políticos se fazem coligações e alianças. Até quem governa faz isso com a oposição. Porque no Sporting haveria de ser diferente. É que é somente assim que se ganha força para chegar à cadeira desejada. É isso que GL fez. E creio que a breve prazo, com vitórias a ajudar, vai ganhar mais força e aos poucos vai limpar a casa e manter apenas as pessoas da sua confiança. É uma questão de tempo.

Outra coisa que me parece um engano recorrente. Não creio que GL seja pertença desta linhagem. Pelos menos no que pretende do clube. A linha de pensamentos é totalmente diferente, e eles sabem que este clube necessita de voltar rapidamente ao topo. Só com dinheiro se conseguem resultados, só com resultados se consegue dinheiro.

GL disse ainda uma coisa curiosa. O problema do Sporting não foi a falta de verba, mas sim a falta de capacidade e competência para a gastar. Luis Duque já afirmou para não contarem com ele para "branquear incompetência", e GL, caso seja eleito também não a devia branquear. Deveria avançar com acções em tribunal contra todos os que lesaram o Sporting nos últimos anos devido à sua incompetência em gerir os destinos do clube. Poderia começar por perguntar ao antigo presidente como é que se gasta mais de 1M€ (fora ordenados) num dos piores treinadores da história do clube.

Temos 4 candidatos, mas ao que consta, SAM e PB fazer elevar as opções para 6. O primeiro em nada trás de novo, já o antigo maior accionista privado da SAD poderá ter uma palavra a dizer. Vai ser difícil igualar GL, mas não deixa de ser um candidato a ter em conta.
Bruno de Carvalho, Zeferino, D.Ferreira e S.Abrantes Mendes são meros outsiders nesta corrida ao poder. Chegarem ás urnas será uma grande vitória para qualquer um deles.