28/07/2011

O mercado

O mercado de transferências só fecha dentro de um mês, e a maior parte das equipas, ainda não atacou em força. Tem sido um defeso pouco movimentado, comparativamente com outros anos, compreensível do ponto de vista da crise económica que também atinge o futebol. O Sporting, apesar de chegar ao jogo de apresentação com o plantel praticamente definido, coisa rara e pouco vista, ainda não 'fechou a loja'. C.Freitas disse-o que o clube estará sempre atento a alguma oportunidade de mercado. O turco, por quem 'meio mundo' aguarda pelos contornos do que podem ser as sanções do caso que afecta alguns clubes sobre a viciação de resultados. O Besiktas 'gerido' por J.Mendes é um deles.
Sabendo que os clubes envolvidos podem mesmo descer de divisão, resta ver que jogadores não quererão saltar fora em ano de Europeu.

Sabendo que estamos à espreita das tais oportunidades que o mercado vai ditar, resta ver que posições estão a ser estudadas.
Depois de Capel, as noticias de Espanha que apontam que a proposta mais vantajosa por Guardado foi do Sporting. E aqui entra Izmailov. Paraece claro que o joelho do russo não vai dar tréguas, e assim torna-se sustentável a teoria de que iremos por mais um homem para o lado direito do campo.
De resto, no centro do terreno, é onde a coisa parece estar mais certa. Rinaudo e Shaars são certos no onze, e já não enganam ninguém. Com a qualidade e firmeza que transmitem, só resta saber quem joga ao lado deles.

Hoje o CM volta a 'garantir' Bendtner. Era ouro sobre azul. Ponta de lança de 30 golos/ano. Forte no jogo aéreo e na zona de finalização. Mas claramente que viria 'tapar' Ricky Wolfswinkel, a mais cara contratação até agora. Sendo que Domingos joga ou com 1 PL fixo e por vezes outro solto, tendo Ricky, Rubio, Bojinov, Postiga, Djalo e até Matias, não me parece sensata a aposta em mais um PL.
Mas, Bendtner, o homem golo que em ano de Europeu quer relançar a sua carreira, e pode claramente ser uma mais valia financeira já dentro de um ano, poderá ser bem uma aposta segura. Porque se a Rubio, Ricky e Bojinov temos dar dar tempo de adaptação, ao dinamarquês era chegar, jogar e começar a marcar.

Outra incógnita para mim é a defesa. O lado esquerdo definitivamente. Evaldo, com Domingos, no Sp.Braga, fez das melhores temporadas da sua vida. Poderá voltar a fazer? Claro. Mas também é certo que é por aí as menores garantias que temos. Sendo que Turan, até pode ser craque, mas não deve 'pegar de estaca', e Grimi está de malas feitas, a contratação de mais um DE não seria de descartar. Obviamente alguém para chegar e discutir o lugar.
E o centro da defesa? Fechado? Parece. AP, DC, Rod, OO serão os 4 pilares. Polga devia pensar como Luisão, dar lugar a outros. Já chega. Aliás existem certezas de que só não se avança por outro DC porque Polga não pretende dar lugar a outros. E vai fazer o último ano de Sporting. Ainda assim, avançar para alguém que venha ganhar experiência de clube, ambientar-se ao país, estar uma ano à espreita, não seria de descartar. É agora que se contrata alguém para ganhar cultura de clube. R.Carvalho, Pepe, B.Alves, Rolando, D.Luiz também ficaram anos 'na sombra'.

Domingos certamente saberá o que quer. E com o que conta. Há que confiar nas suas escolhas. Pois pelo que se pode avaliar desta pré temporada, é que a voz do treinador já se ouve (e bem) dentro de campo.

Uma coisa parece certa. O Sporting ainda não fechou a banca.

03/07/2011

E não pára por aqui

Carrillo, Rodriguez, Wolfswinkel, Onyewu, Schaars, Arias, Marcelo Boeck e agora Rinaudo. 8 reforços confirmados, e Turan practicamente garantido.
Comenta-se ainda os possíveis negócios com Rubio, Luis Aguiar e Bojinov.

E C.Freitas garantiu que a coisa não fica por aqui. Vão chegar mais reforços

Para já Rinaudo. O trinco que tem tudo para ser um grande reforço. E para o imediato. 25M de clausula, 24 anos e já internacional pela Argentina. Vai trazer mais valias.

Aguardemos os próximos.

PS - Os recados de Luis Duque. Internos e externos. Bem metidos, como sempre.

02/07/2011

01/07/2011

105

"Queremos que o Sporting seja um grande Clube, tão grande como os maiores da Europa"