08/11/2011

A pisar os calcanhares

Depois das duas últimas épocas, talvez nem mesmo os mais optimistas pensariam que após o 1º terço do campeonato estaríamos a um pontinho do topo, bem em cima dos dois principais adversários.

Pois bem, a verdade é que estamos mesmo, apesar de meia equipa titular no estaleiro. Um plantel sem comparações com os anteriores, uma estrutura dirigente batida no assunto, e um treinador (e equipe técnica) com competência para levar o barco para a frente. Três factores determinantes no sucesso de qualquer organização.
Sem ovos não temos omeletes. Mas um treinador sem ovos não faz milagres, e uma equipa de estrelas sem líder não vai a lugar nenhum. Sem uma cúpula directiva forte, unida e "batida", ninguém resiste.

Mas não se pense que é só. Talvez agora seja claro para alguns, a "guerra" que se gerou contra a classe do apito. O boicote ao jogo de Aveiro e tudo o que se seguiu. As reuniões com a APAF. A complacência do (ex) Presidente da Liga. Até a "partilha" (os jornais adoraram esta) de apoios aos candidatos à FPF.
Os penaltys que já se marcam a favor do Sporting, situações idênticas às de épocas anteriores onde nenhum era marcado. Favorecimento? Nem por isso. mas há que saber jogar no mesmo tabuleiro onde jogam todos. E com as mesmas peças.

Até às eleições na FPF nenhum dos grande vai ser prejudicado. Diria mesmo que se dará um "empurrãozinho" a todos. Depois, é ver quem mais vai colher, o que à meses se anda a plantar. Também não será difícil prever, que bastará uma polémicazita, um penalty não visionado e/ou mal marcado, para se alterar algum sentido de voto que esteja pendente. Até dia 10 de Dezembro, vai ser assim.

E porque a próxima jornada nos trás o maior derby do país, e um jogo entre amigos do norte, e porque os mais directos adversários já tinham perdido pontos, o jogo com a U.Leiria eram mais que crucial. À semelhança dos de P.Ferreira, estes terão sido dos 3 pontos mais importantes da temporada.
Porque voltávamos a jogar sem "meia equipa", sem Rinaudo, Com um miúdo no sector mais criticado da equipa, porque era depois da 1ªderrota após 10 vitórias seguidas, e porque se aproximam dois jogos fundamentais, Braga (Taça) e Luz para a Liga.
Com bastante sofrimento, 3 pontos, a um da liderança do campeonato. Bravo!

Agora, é continuar com a "onda verde" que já se instalou nos sócios e adeptos do clube. Sabendo que vem aí a fase mais difícil da época (dezembro e janeiro, geralmente marcam uma temporada), e que urge em recuperar jogadores lesionados, e avaliar a necessidade de ir ao mercado de inverno.

Para já pausa para as selecções. Sabendo que por norma, os piores jogos de quem mais cede jogadores às diversas selecções é precisamente quando estes regressam aos seus clubes.

Sem comentários: