11/11/2010

Continuo sem dúvidas...

A frio, mantenho a opinião que referi a quente. Paulo Sérgio não tem "andamento" para esta carruagem. Ou melhor, para esta até tem, mas para uma carruagem que agarre rapidamente os lugares cimeiros, não tem!
PS é um treinador simpático, com bom discurso, com alguns métodos inovadores e que conseguiu pôr o Sporting a ter bons períodos de jogo, algo que já não se via à algum tempo. Mas a verdade é que o Sporting é um barco demasiado grande para as mãos de PS. As "duas caras" que a equipa tem demonstrado são da responsabilidade do treinador.
As desorientações que já vimos antes, mas que agora vieram novamente ao de cima, em 2 jogos seguidos, 2 expulsões (curiosamente de dois dos mais experientes do plantel), e duas desorientações banais e termideiras fora do normal que trouxeram consequências talvez irreparáveis. Na Liga Europa podíamos ter arrumado a questão e "descansar" nos últimos dois encontros, e na Liga portuguesa estaríamos em 2º lugar. Ao invés das duas vitórias esperadas tivemos duas derrotas totalmente inesperadas, e em condições deveras preocupantes. E PS tem directas responsabilidades no sucedido!
A expulsão de Maniche ( e de Abel na Bélgica) condicionou? Claro! Mas estar a 15m do fim a vencer por 2-0 e perder o jogo, mesmo com menos um, não é só falta de maturidade, é também falta de competência! E mais do que aponta-la aos jogadores, há que aponta-la aos treinadores, que são os responsáveis directos pelo que se passa dentro de campo.
Acusar a equipa de falta de maturidade e desorganização depois de quase meio ano a treina-la, é um mea culpa não assumido. Aliás que lhe fica muito mal, não assumir os seus erros nos últimos jogos, algo que tinha feito noutras partidas.
Mais estranheza causa o facto de ninguém (dirigente) ter falado após o jogo. Nem sempre o silêncio é de ouro, e neste momento deveria haver uma palavra forte para dentro do grupo de trabalho. Mas talvez não devesse ser o presidente a dize-lo. É que depois de um inicio atribulado, o Sporting parecia querer encontrar-se (período que coincidiu com o silêncio de JEB) mas depois nas entrevistas à ABola e RTP, a coisa desmoronou-se outra vez...
Não sei qual vai ser o futuro próximo (Coimbra, Paços e Porto), mas a confiança não é muita. O treinador já teve tempo de sobra para pôr a equipa a jogar como se deseja, e se ainda não conseguiu, duvido que o vá conseguir. Em 20 anos que acompanho o meu clube, nunca vi treinador nenhum safar-se depois de maus 4 meses iniciais. E não vejo PS com capacidade para ser a excepção à regra.
Até à pausa de natal decidimos o lugar que vamos disputar no campeonato (porque o título está entregue), a Taça de Portugal e a Liga Europa. Depois abre-se a janela de mercado e poderá vir "areia" para os olhos dos distraídos. Um "pinheiro" para nos tapar a visão. O verdadeiro reforço de inverno deveria ser um treinador capaz e competente. Com nome, com créditos firmados, de valor reconhecido (tanto quanto possível) perante jogadores, dirigentes e também a massa associativa ( tanto quanto possível). Alguém que venha salvar JEB e Costinha, porque de outra forma o destino dos dois está mais que traçado.

1 comentário:

Anónimo disse...

Se a Académica jogar como o fez contra os tripeiros, dificilmente o Sporting passará. Factor sorte.
PF para a Taça, depende das poupanças do mister. É que se poupar muitos a pensar no porto, é bem capaz de se lixar nos dois jogos. Não é ele que se lixa, somos nós que continuamos a sofrer com esta merda toda.

SL