18/11/2010

O 'clic'

O já tão proclamado 'clic' a que se referiu o presidente do Sporting, na sua última entrevista à RTP, tinha por base a ideia de que era PS e seus pupilos que necessitavam de um 'clic' para darem uma volta de 180º na atitude, no desempenho e nos resultados. Talvez até tenha razão. Se as bolas começarem a entrar, se HP e Liedson começarem a facturar, talvez o presidente tenha razão. Razão não tem quando aponta esse facto como a principal (ou das principais) razões para o insucesso desportivo em quase ano e meio de gestão.
Temos 3 exemplos, bem próximos, que demonstram que o 'clic' não são só as bolas que deixam os postes e aterram dentro da baliza. A selecção nacional, as nossas equipas de andebol e futsal. Ambas efectuaram alterações nos respectivos comandos técnicos, e estão em vias de recolher frutos, porque o tal 'clic' esse já o obtiveram!
Nos casos das nossas equipa de andebol e futsal, apostas em treinadores experientes, como o mesmo plantel, vem comprovar que equipas lideradas por gente experiente e com palmarés o retorno desportivo está à distância de um 'clic', esse sim, o 'clic' das bolas nos postes.
Na selecção a aposta em alguém capaz de motivar um grupo de grandes jogadores que foram desmoralizados pelo antigo seleccionador, foi o principal objectivo. Em termos de motivação, a escolha PB foi claramente acertada.
O Sporting precisa de alguém experiente ao leme da equipa. É caro? Tudo o que é bom é caro. E a margem de retorno aumenta significativamente. Caro é alguém que custou 600mil€ e em 11 jogos tem 13 de atraso para o primeiro, marca 13 golos e sofre 11. 18 pontos em 11 jogos. Os resultados estão lá, e são o que conta.
Passados 4 meses de competição, ainda não sabemos em que sistema táctico quer PS jogar. Ainda não o vimos virar um jogo como uma jogada a partir do banco. Ainda não vimos a verdadeira identidade que PS diz querer dar à equipa. Ainda vimos muito pouco para o tempo que já leva à frente dos destinos da nossa equipa de futebol.
Em Portugal, treinadores "sem curriculum" só funcionam no clube "azul" onde qualquer um, quase sem querer, se arrisca a vencer.

1 comentário:

Anónimo disse...

Apesar de concordar com a sua análise, a contratação de um treinador com experiência por si só, não traduz bons resultados desportivos. Ajuda, mas não é tudo. Não há equipa nenhuma no mundo que consiga bons resultados desportivos de forma continua sem grande apoio de uma direcção e departamento de futebol bem organizados, sólidos, coesos e de pulso forte com ideias bem definidas. Ou seja tudo aquilo que o Sporting neste momento não tem.
Falando realisticamente de treinadores com curriculum, que aceitariam treinar o scp (não vale a pena estar a falar de mourinhos e afins) talvez a grande maioria não conseguisse resultados prácticos. Não se mude as personalidade e principalmente as mentalidades que de nada vale mudar de treinador.

SL