17/08/2010

Próximos objectivos

Depois de iniciado o campeonato, depois da 1ª derrota da época, cabe-nos agora olhar em frente e definir os próximos objectivos. Devido ao resultado menos bom de Paços, os próximos 3 jogos (Brondby em Lisboa, Maritimo e viagem à Dinamarca) têm carácter de extrema importância. Diria mesmo que os 3 jogos definem em muito o futuro da nossa equipa nesta época desportiva. Não podemos falhar a europa!
Um clube como o Sporting não se pode dar ao luxo de não estar envolvido nas competições europeias, pelo prestígio, pelos euros envolvidos, pela montra que a UEFA também representa. E equipa não deixou boas indicações no último jogo, e as "invenções" de PS não caíram nada bem, pelo que a apreensão deve ser muita. O jogo com o Maritimo assume-se como imperativo sinónimo de vitória, pois não basta ganhar todos os jogos em casa, há-que fazê-lo principalmente depois de uma não-vitória.
O jogo de Paços, trouxe à memória uma passado muito recente que ainda não se apagou, e até está bem fresco. Uma equipa com ideias mal definidas, sem estruturas organizativa, a revelar extremas dificuldades em zonas defensivas, e uma equipa que entrou na primeira jornada, com o espírito de que entra numa última ronda com tudo já definido. Por tudo isso, e sem querer ser pessimista, mas obviamente que estou de pé atrás, a ver o caso muito mal parado...

Outro objectivo que me parece ser, também ele, de extrema importância, é o reforço do plantel. O jogo de PF expôs pontos da equipa que não se julgavam tão fracos, e confirmou outros como necessitande de resolução urgente. Penso ser ideia generalizada que o Sporting necessita de uma avançado. Não era preciso esperar pelos primeiros jogos da época para comprovar isso mesmo, aliás PS, nas primeiras entrevistas que dá com treinador principal, identifica esse como uma das carências principais. Quanto a mim esse era mesmo o sector que mais necessitava de reajustes. A verdade é que continuamos com os mesmos avançados na época anterior, e mais que isso, ninguém se convence que com estes vamos lá. Nenhuma equipa campeã, ou aspirante a tal, tem um plantel onde não exista um jogador capaz de fazer 20/30 golos por ano. Alguém no Sporting com essas características? Não.
Bem sabemos que o clube atravessa dificuldades financeiras, que temos 3 atletas a treinar à parte (à espera de colocação), outros à espera de serem transferidos, e tudo isto são encargos no actual orçamento. Mas estas são situações que ocorrem em todas as equipas, não são novas, e os nossos gestores têm mais que obrigação de conseguir resolver este problema. Só se estranha é o facto de ainda não estar resolvido. O Sporting não pode continuar a ter jogadores como "pesos brutos" no orçamento que impeçam a inscrição de outros.
Estamos a cerca de 15 dias do encerramento das inscrições do plantel, Definições, entradas e saídas é agora ou nunca. O futuro de uma época, uma época em que JEB prometeu um Sporting mais forte que nunca, estará nas mãos do Presidente e do Director Desportivo... durante os próximos 15 dias.

2 comentários:

Anónimo disse...

O jogo de Paços deixou bem claro várias coisas:
Polga acabou, Carriço não dá a trinco, Nuno A.Coelho foi comido como gente grande no lance do golo, maniche sozinho no meio campo é muita areia para o camião dele, e nas alas fomos um autentico zero. os avançados sao como dizes, pouco ou nada se aproveita. a esperança é que liedson volte a marcar senao estamos condenados, pois jeb nao tem dinheiro para contratar ninguém de jeito.
e pk é que ninguém diz que o treinador é do mais mediocre que há? é preciso esperar mais tempo?

Anónimo disse...

Em vez de se perder tantas linhas a escrever sobre jogadores que tal afirmares que o prob será a falta de nivel do treinador para orientar o sporting?