30/04/2010

As incoerências do costume...

No Canadá o presidente afirmava que "O Sporting vai estar activo no mercado. Vai ser um verão quente!". Na chegada a Lisboa, rebatia que afinal não vai haver revolução no plantel, apenas "3 ou 4 ajustes", pois não se pode "comprometer a sustentabilidade financeira", dizendo ainda que "não podemos ganhar a qualquer preço", pois os "bancos já não emprestam dinheiro". Mas afinal em que ficamos? A banca não empresta dinheiro? No dia em que a banca deixar de emprestar dinheiro, também eles entram em falência. A banca vive de emprestar dinheiro. Curioso é o facto de o único presidente que se queixa que a banca não lhe empresta dinheiro é um ex "testa de ferro" do Santander-Totta em Portugal.

Mas as incoerências não vão parar. Continuam, sensivelmente, de há um ano para cá, e não se vislumbra que tenham acabado. Se a ideia de JEB era por água na fervura, valorizar o que temos e não especular sobre o valor do que queremos comprar, não deixa de ser bem feito, mas só prova que afinal já se arrependeu das declarações que proferiu dias antes na visita ao Canadá. Ou seja, mais um tiro no pé.

Continuo a acreditar que Costinha pode montar uma boa base parta disputarmos ao máximo a próxima época. Tenho esperança que PS seja rigoroso e firme na sua missão. Mas tenho a certeza absoluta que este presidente é um desastre completo. Ele é o principal causador do mal estar em Alvalade, e cada vez que parece que damos dois passos para a frente, lá vem ele dar um para trás. Assim é difícil...

Três ou quatro reforços é no mínimo metade do mínimo que devíamos contratar...

Para finalizar, mas porque é que tinha de falar outra vez do carnide? Justo? Nada do que essa gente faça tem justiça no meio! Nada mais merecem que desprezo!

29/04/2010

CMVM

O Sporting Anunciou em comunicado à CMVM que C.Carvalhal não continuaria a treinar a equipa por imposição da CMVM (segundo o próprio clube). Fez o mesmo para dizer que AVB não estava nos planos. Foi "obrigado" anunciar PS. Entre enumeras outras vezes em que o nosso clube se desfaz apressadamente em comunicados porque a dita Comissão assim o exige. Mas e os outros? Os de carnide andam à 1 semana como o mesmo jogador a encher capas de jornais, e ninguém confirma nem desmente. Os tripeiros andam à tempos a falar se Jesualdo continua ou não, são já vários os nomes falados para o seu lugar, mas comunicados exigidos pela CMVM é que nada. Para não esquecer as telenovelas da época passada em que o carnide anunciava que não estava interessado num jogador e apresentava-o no dia seguinte, comunicava que não queria JJ e apresentava-o pouco depois.
O que resta disto é que os certinhos são sempre os mesmos! Somos mesmo diferentes, somos anjinhos nestas matérias. E já que o Sr. Presidente veio com a auto estima reforçada do Canadá, e depois das mudanças (mais uma vez) prometidas, repense também a estratégia de comunicação do clube e a sua relação com a CMVM, pois estas regras não se podem continuar a aplicar sempre aos mesmos! É só mais um pequeno patamar que se pode facilmente subir para estreitar a distância para com quem discutimos o título nacional de futebol.

28/04/2010

João Morais

Faleceu ontem vitima de doença prolongada, João Morais, de 75 anos, que se celebrizou ao serviço do nosso clube, tendo como ponto mais alto o celebre golo de canto directo que valeu ao Sporting ser o único clube português a conquistar a já extinta Taça das Taças, a 13 de maio de 1964. Que descanse em paz.

Será que já temos o 1º reforço?

26/04/2010

Está quase...


Calma amigos... Já só faltam 180min. de martírio...

23/04/2010

Eleições na LPFP

O Sporting tornou publico o apoio a Fernando Gomes (Ex Porto SAD) nas próximas eleições para a Liga de Futebol. No inicio da época, com o estreitar de relações com Rui Alves e mais tarde com a formalização do anuncio deste à presidência da Liga, pensei que talvez estivesse "no ar" uma manobra para o Sporting se afirmar neste capitulo. Mas volvidos uns meses valentes eis que o apoio, inequívoco, surge a FG, e surge ao lado do presidente que se prepara para festejar o titulo de campeão conquistado em grande parte fora de campo. No mínimo acho estranho.
Depois da polémica da final do campeonato de Juniores, depois da polémica com os bilhetes da Taça da Liga, depois de todo o passado recente com essa gente, no mínimo é de achar estranho que continuemos a ver o nosso presidente ao lado dessa gente.
Ainda para mais, estamos a falar da LPFP, da qual já fazemos parte da Direcção e nada de benéfico nos trouxe. Se estivéssemos a falar da Comissão de Arbitragem, Comissão Disciplinar, Comissão de Justiça, ou qualquer outro Órgão com poder decisivo, então ai a conversa era outra... mas isso ainda é muita areia para o nosso camião...

21/04/2010

Paulo Sergio


Está encontrado e confirmado o futuro treinador do Sporting. Paulo Sergio foi oficializado e já falou à leão. Objectivo: vencer e ser campeão. Também não se pedia outra coisa. Depois de ouvidas as primeiras palavras do futuro técnico, não deixo de registar a ambição e confiança que as mesmas demonstram. Mas, não se pode deixar de considerar uma tremenda deselegância as mesmas terem sido proferidas numa altura em que CC ainda é treinador do Sporting e PS do VG. Deselegância para com um colega de profissão, que a meu ver não lhe ficou nada bem.

A principio fiquei surpreso com a escolha PS. Completamente. Estava à espera de um outro nome, mais forte, porque acho que esta Direcção tinha (devia ter) como objectivo transmitir forte ambição no que respeita à nova época. E nada melhor que um nome forte para comandar os destinos da equipa. Não foi assim. Ainda para mais quando se pagam 600 mil euros pela sua desvinculação.

Apesar de não acreditar na gestão de JEB, continuo a acreditar em Costinha e em Jorge Mendes, o agente principal que está a trabalhar com o Sporting na preparação da época. E se eles escolheram PS, é porque este treinador lhes dá garantias de desenvolver um bom trabalho, e de escolherem em conjunto o plantel 2010-11.
Mas não nos podemos esquecer, de que ou esta Direcção acerta de vez o rumo, e deixa de dar tiros nos pés, ou nem este nem nenhum treinador vão conseguir ter sucesso em Alvalade. Não há treinador nenhum que resiste ao combate sozinho. Apoio incondicional e total solidariedade vão ser mais que necessários.
E por falar em tiros nos pés, penso que estes dirigentes já terão percebido que ou se mudam radicalmente os resultados práticos ou os dias do fim aproximam-se. Outra época igual à presente deverá ser a machada final nesta linhagem directiva que por cá habita desde 1995.

Vamos aguardar para ver que plantel vai ter PS para trabalhar, visto que se sabe que sem ovos ninguém faz omeletes. Difícil é não ser campeão quando se investem 80M€ em 3/4 anos. Mas arriscaria dizer que ficarmos mais um ano sem qualquer troféu será sempre uma época não positiva!
Boa sorte a PS (bem vai precisar dela), a partir de 9 de maio as alegrias dele serão as minhas!

14/04/2010

Os simpáticos do costume

Após o jogo de ontem, o Sporting deixou vincado apenas uma coisa: continuamos a ser uma equipa simpática! Demasiado simpática para quem quer ambicionar algo mais do que tem sido conseguido nos últimos anos. Simpática fora e dentro de campo.
Fora de campo o adiamento inconcebível do jogo. E o referido de que o SCP tinha acordado o adiamento ainda antes do desfecho da eliminatória com o AM ainda é mais absurdo. É de um amadorismo estranho que continua a reinar em Alvalade. Dentro de campo continuamos simpáticos. Pouco protestamos, pouco pressionamos, pouca "fruta" distribuímos, muito pouca agressividade demonstra esta equipa, para não falar no futebol em si. Está melhor, é verdade, mas CC deixa ainda muito a desejar. No capitulo "Arbitragens", então ai a nossa simpatia bate recordes. Por isso é que qualquer arbitro apita um jogo do Sporting com um "à vontade" que não se vê quando apita os outros dois grandes. E enquanto assim for...

Ontem, na 1ª parte ainda conseguimos suster o tão falado poderio ofensivo do carnide. Enquanto tivemos mais uma elemento no meio campo, conseguimos circular bola e organizar rápidas saídas para contra ataque. Mas a verdade é que pouco perigo conseguimos criar. Na 2ª parte o carnide equilibra as contas a meio campo e o Sporting foi abaixo. Entramos uma vez com perigo dentro da grande área. E depois de sofrido o 1º, tinhamos 20/25m para tentar algo, mas nada. CC destacou a capacidade de sofrimento da equipa, mas isso não basta. Para se ganhar jogos e campeonatos têm de se saber fazer algo mais. Tem de se saber ir à procura do golo, da vitória. E ontem o Sporting do meio campo para a frente foi uma vez mais um clube simpático.

A maneira efusiva que se vê o nº17 do carnide a festejar golos, principalmente contra o clube onde foi formado (e já não é a primeira vez) deixa vincada uma vez mais, que apesar da boa escola de formação que apresentamos, a nível da formação de homens e do seu carácter, deixamos muito a desejar. E se não conseguimos formar homens, e transmitir-lhes o que é e o que significa o Sporting, como é que podemos pensar em ser um clube que "viva" da prata da casa, e serem esses mesmo a darem-nos as vitórias desejadas?

CC e Costinha agradeceram publicamente aos adeptos a presença em carnide. De salutar, mas era o mínimo. Mas como neste clube os adeptos são muito mal tratados, esta atitude só os engrandece.

08/04/2010

07/04/2010

Treinador decidido!

A ruptura do dito acordo com AVB deixou os média em polvorosa. Tantas certezas e confirmações, tão boas eram as fontes, e agora ficou tudo a arder. Divergências entre JEB e Costinha dizem uns, que foi só o DD que o vetou, dizem outros, e outro continua a insistir numa suposta intromissão do Papa. O que nenhum pasquim ainda fez (e que logo o deveria ter feito), foi pedir desculpas aos seus leitores por os terem enganado!

Os dois últimos comunicados que o clube emitiu dirigidos à CMVM (a isso fomos obrigados) vêm demonstrar que o Sporting já está a arrumar a casa. Definitivamente. Descartados estes dois técnicos, ninguém certamente acredita que o clube estará agora no mercado à procura de treinador. De certeza que não. A planificação da próxima época estará a ser feita desde que Costinha assumiu funções, e certamente não levou nenhum revés com esta questão do treinador, porque este já está escolhido! Só quem não perceba nada de bola, ou ande aqui à dois dias é que pode pensar que o Sporting anda à procura de Mister. E de certeza que o novo homem do leme já está a ter palavra na composição do futuro plantel.

Mas a chuva de nomes vai continuar. Vai continuar até alguém acertar. E não vai ser fácil "esconde-lo" até final da época. A rataria de Alvalade ainda não foi exterminada, mas que anda às aranhas, lá isso anda. E a prova disso é a dita chuva de treinadores que não pára de cair.

De todos digo já os meus favoritos: Paul LeGuen e Scolari.

06/04/2010

A rataria não desarma!

O pasquim do Sherk e do afilhado do Pedro Barbosa traz hoje a sua justificação para o facto de terem FALHADO redondamente quando anunciaram AVB para a próxima época. Os bufos de Alvalade afinal saíram com as voltas trocadas e a rataria sofreu um revés com o anuncio de ontem da Sporting SAD à CMVM. Mas já voltaram à carga. "Fontes da SAD" contaram ao pasquim os novos episódios desta novela, inteiramente produzida e realizada por alguma imprensa portuguesa, que não se vai fartas de nos próximos dias culpabilizar o Sporting por mais uma suposta perda para o fcporto. Agora assumir que MENTIRAM ao público ao anunciar noticias falsas, isso é que já é pedir muito, melhor são os Twitters dos parvalhais desta gente sem escrúpulos que nada faz senão inventar foto-novelas que lhes permitam vender pasquins.

Também eu já ando fartinho de sherks, gordos e barbas. Será que o novo Director de Comunicação vai conseguir pôr cobro as estas palhaçadas. A bem do Sporting, esperemos que sim, porque enquanto não se der um murro na mesa (melhor seria mesmo na tromba de algum) não vamos conseguir andar para a frente.

E agora novamente sem treinador, eis que vamos ver os bufos de novo em acção, muito atarefados à procura do qualquer coisa que sirva para vomitar cá para fora. Estejam atentos que a rataria não desarma facilmente!

05/04/2010

Sporting SAD garante que AVB não será treinador na próxima época

Nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre
do disposto no artigo 248º, nº1 al. a) do Código dos Valores Mobiliários, e na
sequência da especulação jornalística que se tem verificado sobre quem irá
suceder a Carlos Carvalhal no comando técnico da equipa profissional, a
SPORTING - Sociedade Desportiva de Futebol, SAD vem informar o mercado
de que o actual treinador da Associação Académica de Coimbra - OAF, André
Villas-Boas, não será o treinador do Sporting para a época 2010/2011.

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR27720.pdf

Surpresa. Para mim foi. Não sei se é só mais uma jogada para acalmar as hostes e o falatório, para no fim da época o ir buscar (a lapionagem fez isso com jj), ou se é pura e simplesmente o adeus definitivo. Vamos ver se temos garras para tocar esta guitarra, ou se andamos a tocar a musica que nos mandam...
Convém também não esquecer a velha máxima do nosso futebol... o que hoje é verdade, amanhã é mentira.

01/04/2010

O filme do acordo com Villas-Boas

Bettencourt desmentiu e confirmou saída de Carvalhal em quatro dias. Mais do que para assinar com o sucessor.

Para Pimenta Machado, antigo presidente do Vitória de Guimarães, "o que hoje é verdade amanhã pode ser mentira". José Eduardo Bettencourt provou que ainda são precisos quatro dias para tamanha transformação: sexta-feira desmentiu categoricamente a saída de Carvalhal no final da época; terça-feira confirmou, sob forma de comunicado - em princípio, também deve ser categórico -, que Carvalhal vai sair quando a temporada acabar. E anunciou, no final, que "a Sporting SAD iniciará as diligências necessárias com vista à contratação de um novo treinador". O que remete para o recorde, pelo menos nacional, - nem Pimenta Machado se lembraria de dizer que "o que hoje é verdade, daqui a pouco pode ser mentira".

A 13 de Novembro, de manhã, a SAD confirmou contactos com alguns treinadores candidatos à sucessão de Paulo Bento, incluindo o representante de Villas-Boas (com autorização da Académica); ao início da noite, Bettencourt referiu que não falhou nada com Villas-Boas porque nunca houve contactos directos com ninguém. Foi mais uma sexta-feira 13 azarada para os dirigentes, que já tinham acertado contrato na véspera com o jovem técnico num restaurante no centro de Lisboa. Mas há uma verdade: Villas-Boas vai comandar os leões em 2010-11. A Académica desmentiu, o técnico recusou comentar "palhaçadas" e o Sporting afirmou que eram meras tentativas de desestabilização. Portanto, tudo mentira. Mas esse negócio, anunciado pelo i em Fevereiro, será confirmado nas próximas semanas. E não é a mentira de 1 de Abril. Para desgosto de Carvalhal, que, até há um mês, tinha a esperança de ficar em Alvalade mais um ano. Aliás, foi o alegado mal -estar do actual treinador após mais uma notícia (agora na RTPN) sobre a contratação de Villas-Boas, a par de uma sondagem do FC Porto ao técnico da Académica, que precipitou o anúncio do divórcio de um casamento que nunca teve futuro.

NOVELA Mesmo assim, há uma verdade: têm sido escritas mentiras sobre o negócio. O acordo Sporting-Villas-Boas foi feito a meio de Novembro? Não, só em Fevereiro. Existe um pré-acordo FC Porto-Villas-Boas? Não, porque quando os dragões sondaram a situação do treinador já os lisboetas tinham garantido os seus serviços. Villas-Boas vai receber bónus caso a média de espectadores em Alvalade aumente? Não, esse desejo, que é comum a todas as partes, nunca foi sequer equacionado em termos de contrato. Existe cláusula de quebra do pré-acordo? Sim. Mas é bem mais de um milhão de euros. Que é então verdade? Villas-Boas tem um pré-contrato de três anos, com ordenado três vezes superior ao que ganha em Coimbra e cláusulas de bónus por objectivos.

VIAGENS No fim-de-semana após o Sporting-Atl. Madrid, praticamente todos os jogadores leoninos aproveitaram a folga dupla para viajar. Miguel Veloso e Pereirinha foram a Paris, Polga e a mulher passaram dia e meio algures na Europa, Carlos Carvalhal e outros atletas seguiram de carro para o Norte após o treino matinal. Contudo, todos tinham autorização, ao contrário de Izmailov: o russo mentiu ao dizer que tinha ido ao consulado quando já se encontrava em Moscovo. Veio depois pedir desculpa e penitenciar-se pelo erro. Mas foi só outro episódio de uma época em que a fronteira entre verdade e mentira andou quase sempre diluída..

http://www.ionline.pt/conteudo/53480-o-filme-do-acordo-com-villas-boas