08/08/2011

As ilações

Finda a pré época, as ilações a retirar não surpreendem. Dois anos de erros crassos não se apagam em pouco mais de um mês de trabalho.
A maneira como esta equipa sofre golos, é algo de tão infantil, e tão fora de moda no futebol actual. As bola paradas continuam a ser o nosso maior pesadelo.
Nunca vi uma equipa que, a defender à zona nos cantos, todos atacassem a bola, e ninguém 'segurasse' as 2ªas linhas. É que os golos acontecem precisamente no segundo toque, ou das sobras, e não tanto no primeiro remate.
São erros a mais. São infantilidades a mais. São traumas do passado que perduram. Não sei se a coisa vai lá com mais um central. Mas é óbvio que falta uma voz de comando na defesa. E também falta capacidade. Aqui poderá estar a grande derrota do verão, e talvez da época. O central argentino, ex Madrid, que configurou nas promessas eleitorais e agora veste de vermelho. É que assentava que nem uma luva.

Mas Domingos tem mais que capacidade para dar a volta ao texto. Em Braga, depois de uma pré época também fraca, caíram na 3ªpré eliminatória da UEFA aos pés do modesto Elfsborg, na Liga começaram com esforço (ganharam em Alvalade na 2ªjornada), mas foram por ai fora.
Aqui a história não será muito diferente. Só espero não cair já da UEFA, e vencer os 3 primeiros jogos será qualquer coisa de fundamental! E resto virá por acréscimo.

Outra certeza que esta pré temporada nos deixou, é que a 'vassourada' devia ter ido mais além. Depois das colocações / dispensas e rescisões, algo continua a falhar. Além de considerar que um central e um avançado fazem falta a este plantel, faz falta uma proposta por Yannick. O rapaz já não passa daquilo. Vai ser outra época de nada. Assim como Postiga. Assim como Polga, Evaldo. Assim como Izmailov que infelizmente não voltará a competir 2 meses seguidos. Deposito esperanças em Turan e Arias, mas Evaldo e JP precisam de concorrência mais apertada.
LA, MF e Bojinov precisam de entrar rapidamente na luta do onze. Mas a visita ao Dep. médico não deve ter sido de 'cortesia'...

O que para já não se apaga, é que um resultado de 0-3, em casa, no jogo de apresentação, e um último lugar num troféu com Cadiz, Malaga e Udinese, deita por terra qualquer onda de entusiasmo que existia. Cabe-nos a nós acreditar, e à equipa de nos fazer acreditar.

Os profetas da desgraça, que apesar de sportinguístas, não merecem tal título, já vão esfregando as mãos, e vomitado os disparates do costume, nos blogs do costume. É a tal escória que nunca mais desaparece. Desprezo.

Sem comentários: