31/08/2011

Postiga e Djaló

Fazendo fé na noticia de ojogo, as saídas de HP e YD parecem quase certas. A do segundo então, é dada como 'praticamente certa' pela maioria da imprensa.

Se para a entrada de Elias será necessário a saída de um jogador, devido à limitação imposta pela LPFP para o numero de inscrições no plantel, o que parece vai suceder com YD, já a saída de HP pressupõe a entrada de outro jogador. À saída de 2 avançados, só se vê a chegada de um outro.

Ainda a confirmar-se a saída dos dois, prova-se que a sua presença assídua em 5 jogos oficiais do clube tinham como intuito a sua transacção. Espera-se que a perda de 7 pontos em 3 jogos e uma passagem sofrida à fase de grupos da Liga Europa tenha valido a pena.

Não é tarde para 'apanhar o comboio'. Mas agora mais que nunca, são precisos 'velocistas de fundo'!

30/08/2011

8,85M€

Negócio à 'Ramirez'?

29/08/2011

O abutre

Faço minhas as palavras da bancada nascente.

Um verdadeiro ABUTRE!

Ainda há bons exemplos

O Arsenal emitiu, esta segunda-feira, um comunicado, no «site» oficial, onde anunciou que irá pagar um bilhete para um jogo fora a todos os adeptos dos «gunners» que estiveram presentes na goleada sofrida, no domingo, no terreno do Manchester United (8-2).

«O resultado de domingo foi desolador para todos aqueles ligados ao Arsenal. Os nossos adeptos em Manchester foram magníficos e nós queremos reconhecer o seu fantástico apoio. Vamos entrar em contacto com eles brevemente», revela o comunicado.

Todos os adeptos presentes em Old Trafford vão receber gratuitamente um bilhete para um jogo fora do Arsenal.

abola

Talvez o esperado

Quando todos andavam a 'festejar' a vitória sobre a APAF, os árbitros mostraram que não vão perdoar, e onde puderem vão meter a unha. O Sporting foi claramente prejudicado em dois jogos em Alvalade. O que acontece, é que perante tamanha podridão de jogo, qualquer erro de arbitragem torna-se decisivo para o desfecho do jogo. Os árbitros fazem o papel deles. Nós não fazemos o nosso.

O que se viu em campo ontem foi a pura repetição das duas últimas épocas. Um filme desgastante, repetitivo de completamente absurdo.

Compreende-se que Domingos queira dar tempo aos reforços para se ambientarem, para se entrosarem e ganharem ritmo e confiança. É meio caminha andado que entrem num onze que esteja a ganhar, que num onze que não ganha, não marca e joga sobre brasas.
Mas o que não se compreende é como é são tantos os reforços a necessitar de entrosamento. Rodriguez, Rinaudo, Schaars, Capel e Jefren, são os 5 que parecem ter entrado no onze. Mas curiosamente ainda não jogaram juntos.
Quando o reforço do plantel deveria ter sido no sentido de reforçar o 'onze', a ideia que dá é que foi reforçado os '18' e o próprio plantel. O Sporting precisava (e continua a precisar) de reforços para entrar 'de caras'!

Domingos, desde o jogo com o Olhanense, vem alertando para a falta de alguém de finalize. Ontem nem disso se valeu. Os mesmos da época passada, não dão para continuar. Não que Capel tenha sido melhor que Djaló (aliás o espanhol ontem nem 'esteve em campo'), em que Bojinov tenha sido superior a HP. Mas dos dois portugueses anda tudo completamente farto à dois anos. E mais, Djaló já se enterrou completamente num buraco do qual não vai sair. Pelo menos enquanto for jogador do Sporting.
E o que acontece é aquela valente vaia que ambos receberam na hora da sua substituição.

O Sporting vai atacar o mercado nestes últimos 3 dias. Depois de Insúa, Elias parece estar certo. Faltam um central e um Ponta de lança. Mas daqueles que (à partida) não deixem dúvidas.

Se o fcp vencer em Leiria, o Sporting fica a sete pontos do primeiro lugar com 3 jogos disputados. Se é que ainda não dissemos adeus à luta pelos primeiros lugares, de futuro qualquer deslize é a morte do artista. E se já estava tudo sobre brasas, agora a bola vais mesmo queimar.

26/08/2011

Liga Europa

Sem necessidade de tanto sobressalto, mas seguimos em frente e isso é o mais importante.

O jogo valeu pelo empenho e vontade dos jogadores. O oposto do sucedido em Aveiro. Se com 9 jogadores da época passada conseguimos este ritmo de jogo e determinação, então temos de acreditar que com a entrada de reforços no 11 poderemos fazer mais e melhor.

Para já mérito para Domingos. Certamente sabe o que faz. Polga e Evaldo transfigurados, Djaló a subir de produção, e a HP só lhe falta marcar. Acho que se a um avançado não fossem exigidos golos, HP seria um dos melhores do mundo. Mas é com golos que se vencem jogos, e não querendo nada com eles torna-se difícil.

Com Capel e Jefren, torna-se obrigatório alguém que as meta lá dentro. Com um homem golo, ontem o jogo estava feito na primeira parte. Faltam 5 dias para fechar o mercado.

Lazio, Zurique e Vaslui, no grupo D da Liga Europa. Italianos sempre complicados, para mais sabendo que nos damos mal com eles (em geral equipas portuguesas dão-se mal com italianas). Mas a Lázio já não é o que era. Está a querer ressurgir, mas não será nenhum bicho de sete cabeças. Mais complicado seria a Udinese.
Não passará pela cabeça de ninguém que não sejamos uma das duas que se apuram para os 16 avos de final.

25/08/2011

Olha que dois

"indivíduos que não percebem nada, que não têm a noção do ridículo em que caiem, que estão a chegar fogo ao futebol e a dar cabo do próprio futebol e a criar um clima insustentável para os árbitros que têm sido uns heróis"
Pinto da Costa

«Estou a favor do árbitro. Ele não deve ser castigado»
Rui Alves


Aí está a prova que já mexemos onde não mexíamos à muito tempo. A 'estrutura' do edifício já abanou. Vamos ver se cai.

24/08/2011

Pedro Proença

Certinho. Tal como já tinha referido de manhã. Pedro Proença, um dos dois que estarão 'contra' o boicote era a escolha mais óbvia.

Vamos ver as cenas dos próximos capítulos.

Sem acordo visível

A Reunião entre GL, Luis Guilherme e F.Gomes, resultou em nada de concreto. Aparentemente. O Sporting, e bem, mantém a posição de força assumida. Ao dar um valente murro na mesa, é obrigatório ir até ao fim, e não tenho dúvidas de que é isso que se irá passar.

A questão fulcral, é que o Sporting está agora a pagar por uma década de afastamento dos órgãos de decisão do futebol. Desde que Dias da Cunha se aventurou contra o sistema, que o Sporting se demarcou da cúpula que gere o futebol fora das quatro linhas. E quando nos afastamos, mais somos afastados.
Estando o poder bipolarizado nos outros dois grandes, permitiu a ascensão de outros aliados do papa , salvador a simões. E enquanto uns subiam, o Sporting descia.

Ontem, ouvimos Vitor Pereira dizer (além do inevitável "não me demito") que João Ferreira após a célebre mão de Rony, já arbitrou o Sporting por 8 vezes, logo não havia razão para não ser nomeado. Pois, estivemos demasiado tempo calados. E quem cala consente...

As eleições na FPF aproximam-se. Não podemos correr o risco de ficar novamente 'de fora'. Está mais que visto que os campeonatos não se ganham só dentro de campo. Se não nos reforçamos nas instâncias que gravitam à volta do campo, será esporádico qualquer resultado positivo. É que 50% dos 3 pontos ganham-se ai.

João Ferreira com processo disciplinar. É mais um braço de ferro. Então e os restantes que se recusaram a apitar o jogo, alegando solidariedade?
Aguarda-se uma posição de força, resta saber se virá da Comissão de arbitragem ou da própria Liga. Vamos voltar a cair no ridículo de ter um árbitro de 2ªcategoria a apitar um jogo de 1ªliga? Não me parece. E sendo que Pedro Proença e Duarte Gomes (ambos da AF Lisboa) são os rostos visíveis contra o boicote, é certinho um deles em Alvalade no domingo.

23/08/2011

E continua...

Depois de BdC, foi agora a vez de DFerreira e PBaltazar. Só falta Abrantes... E a campanha continua...

Firmeza

Leiria poderia servir como "meridiano de greenwich", dizia ontem G.Aguiar no 'dia seguinte'. E mesmo antes de a cs referir o que quer que fosse, já o antigo dirigente da Liga dizia tudo. Afinal não houve fogo. Só fumo. E os coitados dos árbitros a única coisa que querem é apitar.

A APAF, promoveu a reunião da classe. E se ontem se exigia um pedido de desculpas do Sporting (?), hoje já não há consenso quanto ao 'boicote' e vem a Liga de Clubes disponibilizar-se para intermediar 'a paz' entre Sporting e APAF.
Aliás 'ojogo' garante que a classe assegura arbitragem no Sporting-Maritimo, mas prevê o regresso 'à greve' num futuro próximo.

O Sporting tem de reagir com firmeza! Nem um passo atrás!

E a primeira medida é exigir de imediato a instauração de um processo disciplinar a João Ferreira, pois a escusa em apitar um jogo alegando 'falta de condições psicológicas' obriga à instauração de processo disciplinar.

A segunda, exigir que esse senhor, bem como todos os restantes que se escusaram a a apitar em Aveiro, nunca mais dirigiam um jogo do Sporting!

Mas vamos ainda mais longe. Se todos sabemos que num passado recente tanto benfica como porto fizeram bem pior, usaram e abusaram das criticas directas aos homens do apito, porquê mal abrimos a boca, esta afronta ao clube? A proximidade de eleições na Federação explicam muita coisa. Já começou a corrida ao poder. Com a arbitragem a 'mudar de mãos' é ver quem dá a cara por ela. Pois dificilmente a mesma escória vai deixar de mandar na classe desportiva mais corrupta do futebol português...

Mas se hoje fazem isto ao Sporting, é por nós o permitimos... À largos anos que estamos afastados dos órgãos de decisão. Agora pagamos a factura. E a resposta que damos (ou daremos) é a prova que finalmente temos gente que sabe o que é o futebol, ao contrário dos gestores da banca que fizeram com que um clube centenário fosse tratado desta maneira.

Os árbitos vão tentar ganhar avanço. Tempo. Mais uma vez, querem ser vistos como a classe 'pobre' e 'coitadinha'. Portanto, exige-se firmeza por parte do Presidente do clube! É o mínimo! A vergonha que se passou em Aveiro, digna de um país de 3ºmundo, não acredito que mais se vá repetir. Não acredito que os maiores responsáveis o queiram. E é por isso que o Sporting ganha vantagem. Deixem-nos ameaçar como novo boicote. Enquanto houver um árbitro de 3ºcategoria disponível, a vergonha que continue.

Sabendo que esta é a área de Luis Duque, é certo que tudo foi pensado e calculado. Aliás, pelo que conheço do Adm. Executivo da SAD, está mais que sabida a estratégia a seguir. O primeiro passo está dado, e o Sporting tem tudo na mão para sair vencedor. E este é o principio da caminhada para nos pormos ao nível de benfica e porto. A partir daí ficará mais fácil ganhar-lhes.

22/08/2011

A disparidade do costume

Continua bem visível em Dias da Cunha.

Se por um lado atacou, e bem, a Liga, por 'lavar as mãos' após a recusa de J.Ferreira em apitar em Aveiro, por outro vem elogiar as contratações do eterno rival.

Faz lembrar um celebre Sporting-carnide, em que o sr.dr. se meteu no seu porche e foi buscar lfv a casa.

Por que razão não comprou ele um 'nolito' na altura em que era presidente?

Mais 2 pontos...

E o que fica é que em dois jogos, foram 4 pontos à vida. Tudo o resto é paisagem.

Mesmo assim, o melhor que o jogo nos trouxe, foi um treinador com coragem de fazer 2 substituições à meia hora de jogo. Apesar das contingências que dai advieram, a lesão de Rodriguez foi duro golpe. Nas palavras após o jogo, DP voltou a referir que fará substituições aos 5m se for necessário. Aviso sério à navegação! Que seja levado a sério.

O jogo foi demasiado enervante, para se poder extrair algo dele.

18/08/2011

Provocação

Pura e dura. Depois do sucedido na 1ªjornada, onde o Sporting perdeu dois pontos devido a erros crassos da equipe de arbitragem, nomear um par de artista de circo como são João Ferreira e Pais António, é digno de autêntica provocação ao Sporting.

Não sei como o Sporting estará a reagir internamente. Não sei se o irá fazer 'debaixo dos holofotes'. Mas ou se condiciona antes, ou não vale a pena 'chorar' depois.

Vitor Pereira continua o bom serviço na presidência da Comissão de Arbitragem da Liga. Continua a servir quem o pôs lá, e quem lhe garante continuidade. Nada a apontar. Resta combater por dentro. Resta pormos lá 'os nossos'.

14/08/2011

2 pontos perdidos

Claramente. Dois pontos dos que vão fazer diferença. A equipa até jogou bem, mostrou bons pormenores, jogadas estudadas nas bolas paradas (algo raro no últimos anos), mas a verdade é que o défice na hora da finalização é algo que já não é novo. Não se pode atacar o campeonato (nem ambicionar a tal) com a frente de ataque que entrou de inicio.

Postiga, Djaló e até A.Santos estiveram claramente a mais (ou a menos) nesta equipa. Não há-de valer a pena, estes não fazem a diferença. Rubio, Van Wolsf e Bojinov estão em período de adeptação. Mas ou se adaptam depressa, ou assim a bola não vai entrar.

Não sei como pensam (se é que pensam) reforçar a equipa, mas é óbvio que esta tem de ser reforçada. Esta defesa continua sem convencer. Os algarvio nada fizeram, mas as bolas paradas na nossa área, resultam numa termiteira fora do normal. Na frente a história é a do costume. A mesma nulidade de sempre.

Faltam 15 dias para fechar o mercado. A ver vamos o que isto nos reserva.

6ªfeira, começou o campeonato, com uma equipa a beneficiar de um golo irregular. Sábado tivemos outra, com um penalty por marcar e um golo mal anulado. Domingo, a equipa campeã em título vence com um penalty a favor. Assim se embalam os vencedores e também os vencidos.

Aveiro, reserva-nos 3 pontos fulcrais e fundamentais. Qualquer deslize pode ser a 'morte do artista'.

12/08/2011

Todos unidos... menos um!

Menos um FILHO DA PUTA que acerta sempre nos timing das merdas que vomita.

11/08/2011

Luis Duque

"A revolução ainda não acabou"

"Mudança de atitude e mentalidade"

"Muitos acomodados no Sporting"

"Até podemos ser terceiros. Mas não podemos estar a discutir esse lugar"

Directo e frontal. Como sempre. Respondeu a tudo, e deixou quase tudo por saber. Boas fintas, sem engasgo nem tremideira.

'Abriu a porta' a Seara à entrada na, FPF, mas uma presidência não é só o presidente. Os 'nossos' vão lá estar. Estas não nos vão passar ao lado.

'Paninhos quentes' na questão arbitragens. Não vamos atacar. Mas neste campo, LD é tudo menos parvo.

A equipa precisa de tempo. De crescer. "Muitos jogadores novos, e muitos novos jogadores". O apoio da massa adepta é fundamental. O apoio no dia da primeira escorregadela. Porque ela vai acontecer.
Encurtar distâncias para os rivais, para ombrear com eles, e ganhar-lhes. Passo a passo. Cada um mais bem pensado que o anterior. Mas atenção que essa 'estrada' tem muito buraco...

Vuk, Caneira e Abel de saída. Yannick 'valorizado'. Quaresma foi sonho impossível.

Luis Duque, esta noite na rtpn. Um dirigente à imagem de um clube campeão!

10/08/2011

Gomes Pereira

Afinal a noticia do CM não era inocente...

Os casos foram mais que muitos. As entradas para 'estaleiro' mais recentes de Bojinov, MF e L.Aguiar também não. Não deve deixar grandes saudades.

Para começar

João Ferreira em Barcelos, Olegário em Guimarães. A importância dos 3 pontos no jogo inaugural da Liga. Os amigos estão lá para garantir que assim seja.

Em Alvalade, Carlos Xistra. Para nós é igual ao litro. Já sabemos contra quem e contra quantos vamos ter de lutar pelos 3 pontos.

08/08/2011

Provavelmente...


... o próximo treinador principal do Sporting.



Mas para já, o novo treinador dos juniores

Sá Pinto: «É uma honra servir o meu clube»

Supertaça

Mais uma para o mesmo. Dissipam-se as dúvidas sobre quem tem mais títulos.

A reter, um fcp mais fraco. Apresentando um onze com dez da época passada, e frente a um vg com fraca equipa e ainda mais fraco treinador, ficou claro, que apesar de partir em bom plano,
este campeonato não vai ser o passeio do anterior.

Se ainda juntarmos a perde definitiva de Falcão, Fernando e talvez Rolando, o fcp vai entrar claramente desfavorecido ao fcp da época passada. Não que seja inferior aos directos adversários, mas decididamente não vai fazer o que fez o ano passado. Pelo que nem tem treinador para isso.

Com um carnide mais forte, e Braga ao mesmo nível, cabe ao Sporting responder à altura. Mais que tudo, a 'aproximação' aos rivais é obrigatória. Temos de ter palavra na decisão do campeonato. Ninguém vai perdoar, nem entender, que assim não seja.

As ilações

Finda a pré época, as ilações a retirar não surpreendem. Dois anos de erros crassos não se apagam em pouco mais de um mês de trabalho.
A maneira como esta equipa sofre golos, é algo de tão infantil, e tão fora de moda no futebol actual. As bola paradas continuam a ser o nosso maior pesadelo.
Nunca vi uma equipa que, a defender à zona nos cantos, todos atacassem a bola, e ninguém 'segurasse' as 2ªas linhas. É que os golos acontecem precisamente no segundo toque, ou das sobras, e não tanto no primeiro remate.
São erros a mais. São infantilidades a mais. São traumas do passado que perduram. Não sei se a coisa vai lá com mais um central. Mas é óbvio que falta uma voz de comando na defesa. E também falta capacidade. Aqui poderá estar a grande derrota do verão, e talvez da época. O central argentino, ex Madrid, que configurou nas promessas eleitorais e agora veste de vermelho. É que assentava que nem uma luva.

Mas Domingos tem mais que capacidade para dar a volta ao texto. Em Braga, depois de uma pré época também fraca, caíram na 3ªpré eliminatória da UEFA aos pés do modesto Elfsborg, na Liga começaram com esforço (ganharam em Alvalade na 2ªjornada), mas foram por ai fora.
Aqui a história não será muito diferente. Só espero não cair já da UEFA, e vencer os 3 primeiros jogos será qualquer coisa de fundamental! E resto virá por acréscimo.

Outra certeza que esta pré temporada nos deixou, é que a 'vassourada' devia ter ido mais além. Depois das colocações / dispensas e rescisões, algo continua a falhar. Além de considerar que um central e um avançado fazem falta a este plantel, faz falta uma proposta por Yannick. O rapaz já não passa daquilo. Vai ser outra época de nada. Assim como Postiga. Assim como Polga, Evaldo. Assim como Izmailov que infelizmente não voltará a competir 2 meses seguidos. Deposito esperanças em Turan e Arias, mas Evaldo e JP precisam de concorrência mais apertada.
LA, MF e Bojinov precisam de entrar rapidamente na luta do onze. Mas a visita ao Dep. médico não deve ter sido de 'cortesia'...

O que para já não se apaga, é que um resultado de 0-3, em casa, no jogo de apresentação, e um último lugar num troféu com Cadiz, Malaga e Udinese, deita por terra qualquer onda de entusiasmo que existia. Cabe-nos a nós acreditar, e à equipa de nos fazer acreditar.

Os profetas da desgraça, que apesar de sportinguístas, não merecem tal título, já vão esfregando as mãos, e vomitado os disparates do costume, nos blogs do costume. É a tal escória que nunca mais desaparece. Desprezo.

05/08/2011

Nordsjalland

Depois de duas vitórias a época passada (2-1 em Lisboa e 1-0 na Dinamarca), esperam-se mais duas desta vez. Menos sofríveis se possível.

Vuk na Dinamarca, Postiga e Maniche decidiram em Alvalade.

Mais que acessível.

Os possiveis adversários

Não tarda o sorteio do Play-Off da Ligar Europa.

FC Dnipro (Ucrânia)
CSKA Sófia (Bulgária)
FC Nordsjalland (Dinamarca)
NK Maribor (Eslovénia)
FC Spartak Trnava (Eslováquia)

A evitar algum, seriam os ucranianos. Os dinamarqueses repetiam a dose do ano passado.

Venha quem vier é para cair!

04/08/2011

O judas

O fcp anunciou a compra, ou melhor a re-compra de 22,5% do passe do judas, por 4M. Já à tempos tinham vendido 37,5% do passe por 4,125M, à Mamers B.V.

Mas a compra foi feita ao Soccer Invest Fund – Fundo Especial de Investimento Mobiliário Fechado, o qual é gerido e representado pela MNF GESTÃO DE ACTIVOS – SGFIM, SA, Fundo este ao qual a Mamers B.V. cedeu a sua posição contratual relativamente aos direitos económicos que detinha sobre este atleta.

Ou seja, o fcp prepara-se para vender o judas mor. Se é que já não o tem 'despachado'. Ou ele ou Falcão.

As jogadas são as do costume. As vigarices também. Só espero que os 'enrolados' não sejam os mesmos. O Sporting tem direito a 25% da mais valia de um transferência acima de 11M.

Por curiosidade, a MNF Gestão de activos, tem nos seus quadros 2 figuras nossas conhecidas. M.Ribeiro Teles e Lino de Castro. Curiosidade apenas...

03/08/2011

Fantoche