09/06/2011

Dos melhores reforços.

Após a subida do Atlético aos principais escalões do futebol, o Sporting (segundo avança a imprensa) irá formalizar um acordo de parceria com o clube lisboeta.
Para tal "o adjunto de José Couceiro na parte final da última temporada, José Lima, assumirá o comando da formação que atua no Estádio da Tapadinha, perspetivando-se, ainda, a integração de outros elementos ligados ao Sporting na nova equipa técnica do Atlético. Para lá dos treinadores, os leões comprometem-se a emprestar os jovens valores da formação, jogadores que precisam de ganhar experiência competitiva para poderem discutir um lugar no plantel principal." avança o Record.

bem explorado, este pode ter sido dos melhores reforço que o Sporting obteve para os próximos anos. Sem sustentação (ainda) para o avanço das equipa-B, conseguir rodar jogadores num escalão exigente como a 2ªLiga é fundamental. A exigência desta Liga é em tudo muito semelhante à 1ªLiga, além de que existem grande equilíbrio entre quase todas as equipas.

Não descurando o acordo de cooperação com o C.Brugge, mas é preferível ter jogadores a rodar em Portugal, em Lisboa, debaixo de controlo acessível. Além de que o nosso futebol apresenta contornos muito peculiares, o que torna a adaptação complicada.

A história dos clubes satélites já não é de hoje. O Sporting teve (e tem) parcerias com diversos clubes, mas ao nível de escalões mais baixos. Conseguir rodar jogadores na 2ªLiga é um passo importante para o futuro. O FCP é o clube com mais jogadores emprestado nos campeonatos profissionais. Além de rodas jogadores, também 'roda' e estagia treinadores. A liderança que apresentam ao longo dos anos não caí do céu.

No entanto esta ligação ao clube da tapadinha, tem de ser plena de coordenação e rigor. A intenção é boa, mas passar das intenções às concretizações é que é difícil. Mas as tornar fáceis, é preciso profissionais que as simplifiquem. Que saibam os seus lugares, e o que fazem. A partir daí, o Sporting só tem a ganhar.

Sem comentários: