20/09/2011

3 pontos!

São estes jogos que marcam o campeonato. Ou quem decidem quem o vai decidir até ao fim. E até ao fim, não podemos deixar de aproveitar estas oportunidades para colarmos na frente.

O jogo de ontem, em tudo semelhante ao da Suiça, um começo com uma garra e determinação que até dá gosto, e um adormecimento na segunda parte que até mete dó. Aliás, o Sporting deve ser uma equipe ímpar nesta capacidade que tem de adormecer e alhear-se do jogo. E se na Suíça não foi preciso correr atrás, ontem foi. E a capacidade que tivemos de voltar ao jogo também é de louvar.

Se nas 3 primeiras jornadas da Liga entramos com apenas 2 'caras novas', ontem foram apenas duas a 'caras velhas', e a diferença é da noite para o dia.

Estas 3 vitórias (fora) consecutivas derivam dos 17 (!) reforços, onde apenas MI se apresenta como 'intruso' ao apontar um golo em Paços.

Os críticos de serviço, e são tantos, uns a mando de outros, outros à procura sabe-se lá do quê, outros ainda porque somente têm de aparecer, para não desaparecerem de vez, deviam todos aproveitar esta onda de vitórias para criticarem os reforços da equipa. Porque se o objectivo não era só o de destabilizar, que falem agora, pois estas são alturas para se apontar o que está mal.

Ontem serviu ainda para vermos o que é ter centrais que marcam golos, laterais que atacam, extremos que cruzam, um 'monstro' de um trinco num meio campo que sabe o que é ter posse de bola e sabe fazê-la rolar com objectividade, e vimos ainda o que é a movimentação d eum ponta de lança. Mais raro ainda, foi marcar golo de canto, em jogadas estudadas. E foram logo dois!
Incompreensível, por outro lado, a tremideira nas bolas aéreas na nossa área. Com tempo vai ao lugar.
RP esteve mal. Não é aceitável sofre aquele 1ºgolo. Um gr de grande categoria vê-se principalmente nos momentos que que tem de fazer 'aquela' defesa que salva o jogo, e não só se faz 10 grandes defesas. O Sporting para crescer tem de ser uma equipa que não pode permitir 10 situações de golo, 'poderá' permitir uma ou outra, e aí tem de ter um gr à altura da situação. RP vai ser esse gr. Mas de momento precisa também ele de crecer ainda mais.

Sábado, com o VS, joga-se muito do nosso futuro imediato. Em virtude do clássico de 6ªf, onde pelo menos um deles perde pontos, caberá ao Sporting 'subir' mais um degrau, e colar-se ainda mais ao topo da classificação.

Sem comentários: