13/09/2011

As palavras de Luis Duque

A principal, a mensagem forte que passou em toda a imprensa, foi de que o tempo do 'sportinguezinho' já lá vai.

A outra, que quase imprensa nenhuma deu relevo, foi a revelação quanto à importância da eleição dos delegados da Liga para a Assembleia da Federação.

Do Concelho de Presidentes saiu a eleição de 20 dos 84 delegados da Assembleia da Federação no novo regime jurídico, sendo que 12 delegados são da 1ª Liga e oito da Liga de Honra. Da 1ª foram eleitos, Sporting, Paços de Ferreira, Rio Ave, Feirense, Académica, Beira Mar, Olhanense, Marítimo, Guimarães, Setúbal, Gil Vicente e Leiria.

FcP, Nacional e Braga, ficaram de fora. Propositadamente? Poucas dúvidas haverá que (ainda) não tenham força para se fazer representar. Mas tal como a mando do 'chefe' decidiram não apoiar ninguém. Ele mesmo, o 'chefe' já disse que apesar de não apoiar ninguém, os clubes da 2ªLiga apoiam Fernando Gomes, actual presidente da Liga, que curiosamente também não foi apoiado pelo fcp.
Mas agora, com a passagem de do 'poder de decisão' da Liga para FPF, o interesse move-se do Porto para Lisboa. É aqui que se vai estar centrado o futuro do futebol em Portugal, e quem vencer a corrida, tem mais uma década de reinado garantida.

O Sporting na altura de FSF, alheou-se (por iniciativa própria) destas 'guerras'. O resultado está à vista. Cada vez mais distantes de fcp e slb, e cada vez mais próximo do scb. É urgente alterar o rumo da história. E tem de ser já nestas eleições.
A estratégia está (bem) montada, e resta agora ir fazendo andar o 'xadrez' até ao 'cheque mate' final. Contratempos vão existir, mas se isto fosse fácil não tinha piada.

António Sequeira e FSF já deram o tiro de partida. Os apoios que o primeiro queria, obteve-os o segundo. Aliás, Franco nunca avançaria sem as 'garantias' necessárias à vitória final. Só que nestas coisas do futebol, como uma vez disse Pimenta Machado "o que hoje é verdade, amanhã é mentira", e Franco que tenha as costas largas, porque as primeiras facadas não devem demorar.

Seara já garantiu "envolvimentos nas eleições", e Hermínio ainda aguarda pelo timing certo. F.Gomes, aguarda apoio inequívocos, para que valha a pena saltar do Porto para a capital. Por certo só avançará com o apoio expresso do papa, o que significaria que Franco cairia.
A força que demonstrar a candidatura de Sporting e slb ditará a próxima movimentação no 'tabuleiro'.

Sem comentários: