30/09/2011

De volta!

Agora sim! Estamos lá. Que jogo magnífico, um jogo de verdadeiros campeões! E um ambiente nas bancadas como à muito já merecíamos!

Domingos esteve muito bem na leitura que foi fazendo ao jogo. Com 10, a equipa não se desmoronou, nem sequer tremeu. Nota-se muito trabalho de casa.

Onyewu esteve brilhante a comandar as tropas. Um verdadeiro líder. Rinaudo é somente um 'monstro' no nosso meio campo. E Ricky a marcar pela 5ªvez consecutiva. Não é para todos.JP e MF foram os mais fraquinhos. O chileno (ainda) não tem estofo para estes jogos. DC está 'fora', e aquele penalty no último minuto podia ter dado cabo da noite.

Um arbitragem que não esteve minimamente ao nível do jogo. Tanto cartão mostrado e tanto por mostrar. Um apito só tinha um sentido, e nem o penalty perto do fim apaga o péssimo que o artista conseguiu fazer.

10 jogos oficiais. 6 vitórias. Não se podia pedir mais. Hoje foi a quinta seguida. Domingo vai ser a sexta!

28/09/2011

Bruno Paixão

BP em Guimarães significa que ninguém dorme. A 3 pontos do 1ºlugar, o Sporting já assusta.
Numa jornada em que o carnide deverá somar 3 pontos, e o fcp tem 'jogo de risco' em Coimbra, mais vale prevenir, e parar jogadas de perigo logo no meio campo, sendo que ao intervalo o recheio de amarelos deve ser grande.
O Vitória precisa de subir na tabela, e já se demarcou de antigos parceiros, para abraçar novos projectos.
Se o Sporting marcar cedo em Guimarães, o campo vai inclinar com certeza.

Aguardo a posição do Sporting a esta nomeação. Se falarem 'forte e feio' é sinal que a coisa poderá estar feita para nos martelar, se por outro lado se optar pelo silêncio, poderá significar que já estamos em 'minimização de danos'.

O jogo de Coimbra poderá trazer novidades. Se não vencerem, os azuis, somam o 3º jogo consecutivo sem 3 pontos. O treinador que tem o cunhado a treinador outra equipa da 1ªLiga, poderá ficar em maus lençóis. O papa, não tinha grande necessidade de vir defender o seu treinador (de recurso) numa altura destas. Mas veio. E como tal, indica-nos que o melhor é irem 3 pontos para norte, ou o natal chegará como novo 'comenadante' no dragão. Mas por outro lado, e tratando-se da Académica, Simões e Emanuel, sabem bem a quem fazer 'vénias' para continuarem com o belo campeonato que estão a fazer.

23/09/2011

Clássico

A coisa está-se a compor. Força Sporting!

20/09/2011

3 pontos!

São estes jogos que marcam o campeonato. Ou quem decidem quem o vai decidir até ao fim. E até ao fim, não podemos deixar de aproveitar estas oportunidades para colarmos na frente.

O jogo de ontem, em tudo semelhante ao da Suiça, um começo com uma garra e determinação que até dá gosto, e um adormecimento na segunda parte que até mete dó. Aliás, o Sporting deve ser uma equipe ímpar nesta capacidade que tem de adormecer e alhear-se do jogo. E se na Suíça não foi preciso correr atrás, ontem foi. E a capacidade que tivemos de voltar ao jogo também é de louvar.

Se nas 3 primeiras jornadas da Liga entramos com apenas 2 'caras novas', ontem foram apenas duas a 'caras velhas', e a diferença é da noite para o dia.

Estas 3 vitórias (fora) consecutivas derivam dos 17 (!) reforços, onde apenas MI se apresenta como 'intruso' ao apontar um golo em Paços.

Os críticos de serviço, e são tantos, uns a mando de outros, outros à procura sabe-se lá do quê, outros ainda porque somente têm de aparecer, para não desaparecerem de vez, deviam todos aproveitar esta onda de vitórias para criticarem os reforços da equipa. Porque se o objectivo não era só o de destabilizar, que falem agora, pois estas são alturas para se apontar o que está mal.

Ontem serviu ainda para vermos o que é ter centrais que marcam golos, laterais que atacam, extremos que cruzam, um 'monstro' de um trinco num meio campo que sabe o que é ter posse de bola e sabe fazê-la rolar com objectividade, e vimos ainda o que é a movimentação d eum ponta de lança. Mais raro ainda, foi marcar golo de canto, em jogadas estudadas. E foram logo dois!
Incompreensível, por outro lado, a tremideira nas bolas aéreas na nossa área. Com tempo vai ao lugar.
RP esteve mal. Não é aceitável sofre aquele 1ºgolo. Um gr de grande categoria vê-se principalmente nos momentos que que tem de fazer 'aquela' defesa que salva o jogo, e não só se faz 10 grandes defesas. O Sporting para crescer tem de ser uma equipa que não pode permitir 10 situações de golo, 'poderá' permitir uma ou outra, e aí tem de ter um gr à altura da situação. RP vai ser esse gr. Mas de momento precisa também ele de crecer ainda mais.

Sábado, com o VS, joga-se muito do nosso futuro imediato. Em virtude do clássico de 6ªf, onde pelo menos um deles perde pontos, caberá ao Sporting 'subir' mais um degrau, e colar-se ainda mais ao topo da classificação.

19/09/2011

E agora?

Fernando Gomes, actual presidente da Liga, apresentou a sua candidatura ao cargo de presidente da FPF.

Será que 'pipinho' ainda se mantêm convicto nos apoios que lhe garantiram do 'polvo', ou terá sido mais uma 'lebre' largada na corrida?

´pipinho' responde:

Confrontado com uma eventual desistência face à entrada em cena de Fernando Gomes, Filipe Soares Franco jogou à defesa: «Nesta altura não tenho nenhum comentário a fazer». (abola)

(Actualizado às 19h)

3 pontos

O jogo de hoje é daqueles cruciais para as contas finais. Porque o Sporting não pode perder mais pontos para os directos adversários, porque temos a possibilidade de encurtar distâncias para o primeiro lugar, e porque para a semana, no mínimo, um dos dois perde pontos.

Se depois de sete pontos 'oferecidos' nos 3 primeiro jogos, todos os restantes dão de 'vida ou morte', esta assume carácter de extrema importância.

3ª vitória consecutiva e mais 3 pontos. Não pode ser de outra maneira.

16/09/2011

2-0 na Suiça

Primeiros 3 pontos na fase de grupos da Ligar Europa. Importantes porque importa sempre começar a ganhar, e mais ainda por ter sido a segunda vitória consecutiva, para mais sem sofrer golos (apesar de termos levado com 3 bolas nos postes).

Insua a marcar e a dar a marcar, Ricky novamente a facturar. Viu-se a diferença entre termos um corredor esquerdo (a sério), e um ponta de lança com 'escola'. O argentino faz toda a diferença na esquerda, defende e ataca como à muito não se via no clube. O holandês, teve uma oportunidade e não a desperdiçou. É o que se pede.

Rinaudo e Shaars mandaram no meio campo. O argentino foi enorme. Posicionamento e passes de mestre, fazem dele pedra essencial no onze base.

Pereirinha e Carillo estão 'fora dela'. Se ao português será milagre esperarmos muito mais, ao peruano é dar uma pouco mais de tempo, pois a qualidade está lá.

Mais meia dúzia de jogos e esta equipa vai render em 90min o que rendeu ontem em 45m.

Seria interessante ouvir o que tem a dizer o Presidente do Comité Olimpico Português acerca dos reforços da equipa. Ainda mais interessante vai ser ouvir as declarações do mesmo daqui um/dois meses.

14/09/2011

Jarra

Duarte Gomes, que marcou 3 penaltys em 12min no último jogo do carnide, ficou na 'jarra' e não apita na 5ªjornada.

Mas o que é que isso nos diz? Nada. O mal está feito, e não é pelo facto de deixar de ganhar mil euritos a arbitrar mais um jogo, que a escória vai deixar de cometer sistematicamente os mesmos erros e a beneficiar e prejudicar sempre os mesmos.

Para Vila do Conde calhou-nos Hugo Miguel (AFLisboa), que geralmente é 'amigo' dos grandes.

Para onde se vira Emílio Macedo?

O VG pela voz do seu presidente, Emílio Macedo, vem anunciar ao mundo o seu descontentamento pela maneira como tem sido prejudicado.

«Em quatro jornadas fomos muito prejudicados em dois jogos, com o FC Porto e o Benfica. O Vitória exige mais respeito por parte das arbitragens e vai accionar os mecanismos para que não se repitam este género de situações»


Emílio Macedo apelou à "verdade desportiva" e disse mesmo que se para melhorar a qualidade do futebol nacional é necessária a profissionalização dos árbitros e a introdução de novos meios tecnológicos, então "que o façam já". O dirigente foi ainda mais longe e admitiu que o clube minhoto já "solicitou uma reunião de caráter urgente com a Comissão de Arbitragem presidida pelo senhor Vítor Pereira"

Depois de anos de 'braço dado' com o carnide, anos esses em que foram sempre relegados para segundo plano, em que deixaram mesmo de 'dominar' o minho, sendo ultrapassados pelos rivais de Braga, os vitorianos viram-se agora, após o jogos dos '3 penaltys em 12m', contra o parceiro de anos. A verdade desportiva acima de tudo.

Só não sei porque não fez o mesmo na 1ªjornada, quando também foram prejudicados contra o fcp.
Mais um capítulo na história das arbitragens 2011/12. E vão ser muitos.
Mas as palavras de EM serão dirigidas para onde? Para quem? O barco virou o rumo?
Duvido um pouco de uma tentativa de reaproximação ao fcp, mas o afastamento ao slb parece querer dar sinal. As palavras de EM já 'foram' proferidas por outro Presidente de um clube altamente prejudicado nas 3 primeiras jornadas. Aguarda-se o próximo capitulo.

Pelo lado oposto caminha o recém promovido Gil Vicente. Depois de ter ido a Braga, 'oferecer' 3 pontos ao clube da terra, numa exibição catalogado pelo ser treinador, Paulo Alves como das piores exibições da época ("Nós não fomos a equipa que costumamos ser, com qualidade nas transições. Temos de apurar o que se passou"), vem agora o 'divertido' Fiuza, elogiar (?) a equipa de arbitragem. Foram mesmo a melhor equipa presente na Pedreira. É que se não 'houve stress' em deixar os 3 pontos em Braga, já os 3 em disputa na próxima jornada com o Olhanense, não convinham nada que fossem para o sul do país.

13/09/2011

Eterno nº1




08-10-1947
10-09-2003

As palavras de Luis Duque

A principal, a mensagem forte que passou em toda a imprensa, foi de que o tempo do 'sportinguezinho' já lá vai.

A outra, que quase imprensa nenhuma deu relevo, foi a revelação quanto à importância da eleição dos delegados da Liga para a Assembleia da Federação.

Do Concelho de Presidentes saiu a eleição de 20 dos 84 delegados da Assembleia da Federação no novo regime jurídico, sendo que 12 delegados são da 1ª Liga e oito da Liga de Honra. Da 1ª foram eleitos, Sporting, Paços de Ferreira, Rio Ave, Feirense, Académica, Beira Mar, Olhanense, Marítimo, Guimarães, Setúbal, Gil Vicente e Leiria.

FcP, Nacional e Braga, ficaram de fora. Propositadamente? Poucas dúvidas haverá que (ainda) não tenham força para se fazer representar. Mas tal como a mando do 'chefe' decidiram não apoiar ninguém. Ele mesmo, o 'chefe' já disse que apesar de não apoiar ninguém, os clubes da 2ªLiga apoiam Fernando Gomes, actual presidente da Liga, que curiosamente também não foi apoiado pelo fcp.
Mas agora, com a passagem de do 'poder de decisão' da Liga para FPF, o interesse move-se do Porto para Lisboa. É aqui que se vai estar centrado o futuro do futebol em Portugal, e quem vencer a corrida, tem mais uma década de reinado garantida.

O Sporting na altura de FSF, alheou-se (por iniciativa própria) destas 'guerras'. O resultado está à vista. Cada vez mais distantes de fcp e slb, e cada vez mais próximo do scb. É urgente alterar o rumo da história. E tem de ser já nestas eleições.
A estratégia está (bem) montada, e resta agora ir fazendo andar o 'xadrez' até ao 'cheque mate' final. Contratempos vão existir, mas se isto fosse fácil não tinha piada.

António Sequeira e FSF já deram o tiro de partida. Os apoios que o primeiro queria, obteve-os o segundo. Aliás, Franco nunca avançaria sem as 'garantias' necessárias à vitória final. Só que nestas coisas do futebol, como uma vez disse Pimenta Machado "o que hoje é verdade, amanhã é mentira", e Franco que tenha as costas largas, porque as primeiras facadas não devem demorar.

Seara já garantiu "envolvimentos nas eleições", e Hermínio ainda aguarda pelo timing certo. F.Gomes, aguarda apoio inequívocos, para que valha a pena saltar do Porto para a capital. Por certo só avançará com o apoio expresso do papa, o que significaria que Franco cairia.
A força que demonstrar a candidatura de Sporting e slb ditará a próxima movimentação no 'tabuleiro'.

12/09/2011

Paços

Trouxe, o mais importante: os primeiros 3 pontos. E no fim, é isso que conta.

Além de uma equipa que, principalmente mal rotinada, que ainda não joga 90min para ganhar.
Sábado não entramos com (os do costume) menos dois, mas sim com menos onze.
Junte-se a isso, a 'mãozinha' habitual, e aos 4m pior ainda.

Domingos tarda em pôr ordem na casa, e já se perdeu demasiado tempo. Não se percebe muito bem, se é ele o principal culpado, se são os jogadores. Ou um não se explica, ou a maioria não entende. Mas se a corda partir, vai partir para o mesmo lado. Inevitável.

Elias e Insua vão fazer a diferença. OO é dono das bolas aéreas. Se tivesse sido DC a ser comido como foi Rodriguez no segundo golo, a esta horas já estava (mais) crucificado.

Ricky é ponta de lança. Não engana. Pode ter sorte ou não, mas não engana. Bojinov, está a anos luz de merecer a titularidade.
Com Matias, Jefren e LA podemos melhorar muito. Assim se espera.

O teor da arbitragem que se está a querer dar ao jogo, é branquear o que se passou. Aos 4m é marcado um atraso ao gr, numa situação perfeitamente inqualificável. Não foi ângulo de visão. Foi mesmo de propósito. Querer fazer 'esquecer' isso, com a expulsão do jogador do Paços, que só pecou foi por tardia, é querer mandar areia para os olhos dos mais distraídos.

Não se pode continuar na guerra das arbitrgens, fpf e afins, se a equipa não ajudar minimamente dentro de campo. No passado sábado, entre os minutos 4 e 75, de certeza que passou (nem que fosse por fracções de segundos) pela maioria da cabeças dos sportinguístas qual seria o substituto de Domingos. E isso, à 4ªjornada, não é nada bom.

Este jogo não foi um 'clic' para o resto do campeonato. foi só um 'clic' para se vencer os próximos. O 'clic' para o campeonato é ganhar os próximos 3 ou 4 jogos.

08/09/2011

Hermínio Loureiro

O Sporting declarou oficialmente o seu apoio ao antigo Presidente da Liga. só falta o mesmo anunciar se vai a votos ou não.

PdC anunciou que só não apoia políticos.

Seara bem quer. E a CS vai dando um empurrão.

O Sporting apoia o dirigente mais criticado pelo papa nos últimos anos. Dos poucos que lhe fez frente. dos poucos que não se encolheu. Mas dos muitos que não teve força para mais. No entanto, e por aí, é uma grande ponto a favor do nosso clube.

Resta saber o que tem a dizer HL. Mas depois das palavras de GL, estranho seria se o político não fosse em frente.

Franco

A primeira aparição pública na corrida à 'cadeira do poder', pertence a um sportinguísta que nem sequer precisa do apoio do seu clube. O 'girafa' avança com os apoios garantidos do papa, salvador e rui alves, aos quais se juntam (naturalmente) as associações do norte do país, precisamente as que mais se opuseram à alteração de estatutos na FPF. As guerras de poder estão em marcha. Esta, então, já começou à muito, e o Sporting corre o sério risco de ficar (uma vez mais) para trás.

As indefinições em torno do avanço de Seara, não são boas para nós. O eterno candidato, se ainda não avançou é porque não tem apoios para isso. E se calhar já não os vai ter. Pelo contrário FSF já tem o que quer. O compadrio dos abençoados do 'sistema', apadrinhados por JO já lhe 'garantiram' o lugar. Caso contrário nem pipinho se metia na aventura.

O facto é que o 'sistema' já tem novo rosto para a próxima década. Ainda para mais um ex presidente do Sporting, altamente apoiado pelos ventos do norte. O outro facto é que corremos sérios riscos de mais uma vez ficarmos de fora dos 'centros de decisão'. O que simplesmente nos reserva mais uma década igual às últimas.

Neste momento, apoiar FSF é, mais que reconhecer um erro de estratégia, dar uma valente tiro no pé. Fazer um caminho de cabeça baixa, e a virar a cara para o lado. Estando à partida, ditado o veredicto, é levar a luta até ao fim, cabeça erguida, e até declarar a todos o NÃO apoio à candidatura do girafa. Isso sim, seria uma atitude deste novo Sporting.

Afinal o papa não "está morto", e FSF já "sabe o que diz depois de almoço". É as voltas que o futebol dá.

05/09/2011

É o que se deseja


«O que nos interessa é a vitória e temos de impor o nosso jogo, independentemente da forma como o adversário se apresentar em campo. Vamos a Paços para ganhar»

01/09/2011

O mal amado

Ainda não é certa a transferência de Yannick Djaló para o Nice. Ao que parece a documentação deu entrada depois na hora na sede da Liga francesa, e estamos agora dependentes da aprovação da FIFA, que poderá 'devolver' o jogador ao Sporting.

Se YD já não tinha ambiente em Alvalade, depois do dia de ontem, onde a massa adepta do Sporting andou a 'largar foguetes' o dia inteiro, agora ainda menos terá. Não sei qual terá sido o problema, a Antena1 avança que o jogador rejeitou duas propostas de contrato que os franceses lhe propuseram. Uma das quais às 22h.

Não sei se a FIFA deixará passar este assunto em claro. Mas perece-me que não é no último dia que se ultimam este tipo de pormenores. Estes 'atrasos' são incocebíveis.
O que parece mais que certo é que o retorno do jogador em Alvalade, cairá como um verdadeiro soco no estômago dos sportinguistas.

Ainda não acabou...

Apesar de entrarmos no primeiro dia após o fecho de mercado, não significa obrigatoriamente que não entre mais nenhum jogador no plantel.

Já no ano passado tivemos essa experiência. Com dois jogadores que não deixam saudades, é certo, mas houve a hipótese, a na altura os dirigentes do Sporting aproveitaram-na.

É o que se poderá passar agora. Não sei de cor quem estará desempregado, mas até pode ser que esteja alguém que caiba no plantel.

Mais atentos, estarão por certo, ao que se poderá passar Turquia. As suspeitas de corrupção e combinação de resultados poderão ditar sanções graves para alguns clubes. O Fenerbahçe, foi inclusive afastado da CL, e até 'pediu' para descer de divisão. A probabilidade de descerem alguns clubes de divisão é grande, tal como o é a probabilidade de apanhar muitas 'trutas' desempregadas.