20/09/2010

O Derby "...depois"

Cedo se percebeu que a qualidade deste plantel nos iria obrigar a mais uma época de nervos de aço, pois lutar pelo título seria uma mais que agradável surpresa. No entanto, e pelo discurso do seu treinador, DD e Presidente, a vontade de honrar a camisola verde e branca era muita, e ambição era algo que não faltava a esta equipa. Depois da reviravolta da eliminatória na Dinamarca (Brondby), viu-se que afinal poderíamos sonhar. Mas eis que chegados ao primeiro grande teste da época, as suspeitas confirmaram-se ser certezas, e resta-nos concluir que estamos a longos passos de podermos lutar pelo título. Não só pela qualidade do plantel, mas principalmente pela mentalidade do mesmo. E nem PS, nem Costinha, muito menos JEB conseguiram incutir espírito ganhador a esta equipa.
Para PS fomos ingénuos na maneira como sofremos os golos, na minha opinião fomos, mas a nossa ingenuidade começou na maneira como abordamos o jogo, como (não) entrámos no mesmo. Comentem-se erros infantis, fatais a este nível. Depois do 1º golo sofrido, em casa, frente ao Brondby, onde todos reconheceram a necessidade de se efectuarem faltas precisas na zona do meio campo, impedindo assim o adversário de progredir no terreno, como é que se continuam a não as fazer? Como é que se permite que o adversário nas transições ofensivas, em 3/4 toque na bola, a meta na zona de finalização? Será que o equipamento tipo “NASA” não detecta nada disso?
Maniche diz que o Sporting deve mudar a forma de pensar. Não podia estar mais de acordo. Mas como é que se muda a mentalidade “coitadinha”, pouco ambiciosa, nada coerente com o nome do grande SCP, que nos vêm incutindo à mais de uma década?
Que futuro temos nós esta época? Não sei, mas gostava que o presidente nos dissesse. Desta vez, sentado ao lado do orelhas e do porco da madail, não sorriu com a derrota do clube ao qual preside, mas como também não se manifesta, ficamos sem saber o que lhe vai na alma. Se bem que por vezes o silêncio é de ouro, por outras é necessário dar um grito de revolta, um murro na mesa. Alguém o sabe dar?
JEB vai para ano e meio à frente do clube, de disparates já estamos nós fartos. Que se comece a ver trabalho feito, é o mínimo que se lhe exige. A ele, e também ao treinador que nos custou 600mil €, e que tem rapidamente de passar das palavras à prática. É que até agora, apesar do seu discurso cheio de moral e todos optimista, a mensagem não passou. e não querendo parecer demasiado pessimista, mas se estes 4 meses de trabalho forem o espelho do resto da temporada, dificilmente PS iniciará a próxima.

2 comentários:

Marco disse...

Caro,

O que mais dá que pensar, é como é que este clima de impunidade continua a passear em Alvalade. O presidente não o ouves? Ainda bem! É que 80% das suas intervenções publicas têm sido um desastre completo.
O que querias do treinador? O que se esperava? Nada. Apenas se pode esperar isto mesmo: ambição zero. Se está farto de referir que não vai envergar pelo discurso do coitadinho, então que começe a demonstrar a força que tem, com os jogadores que tem.
O plantel é fraco, já o sabemos. Mas temos homens para mais, isso também é certo. O que está mal então? A dinastia que reina à 15 anos que se pronuncie.

SL

Anónimo disse...

Na prox 2ªfeira nas capas dos jornais ja vem os proximos treinadores do sporting...