17/01/2011

As reacções

Depois de ler a grande maioria das reacções dos vários quadrantes leoninos, retenho que a maior parte prevê um cenário de eleições antecipadas. Eu também. Mas tenho também a certeza que que o 'regime' vai tentar de tudo por forma a evita-las. Já na ante câmara que levou JEB ao acto eleitoral, foi visível a dificuldade em encontrar um nome de consenso da lista da continuidade. Daí que a mesma dificuldade os vá assombrar agora. Vamos ver até que ponto a demissão do presidente estava à muito a ser equacionada e preparada ou se de facto apanhou (quase) todos de surpresa.

Amanhã temos reunião dos Órgãos Sociais do clube, da qual deverá sair alguma espécie de fumo branco. Cooptação ou eleições antecipadas. A mim parece-me que os 'ratos' não vão querer seguir o exemplo do presidente, e abandonar o barco antes do tempo.

E nomes? Muitos já se falam nos jornais, muitos mais de vão falar, mas não se prevê assim tantos a tentar ir às urnas. O timing escolhido para as mesmas, também pode dificultar quem pretenda apresentar candidatura.
O 'regime' tem Dias Ferreira de um lado, Rog. Alves de outro, Carlos Barbosa Cruz nem contra os dois nem a favor dos dois, mas pode haver mais coelhos na jogada.
PP Cristovão ainda não confirmou se avança (não me parece), e PP Souto já deve andar a reunir apoios.
Por fora temos (ao que se fala) João Rocha Jr, o qual já tem, de há tempos para cá, uma página de apoio no facebook criada por amigos de longa data, e Carlos Barbosa (acp).
Não sei o que será para levar a sério ou não, mas o que tenho a certeza é que os tempos de 'dinastia roquette', se não chegaram já ao fim, estão muito próximos de chegar. Qualquer cooptação ou alternativa da continuidade que vença, não mais vai fazer que prolongar a angústia de um Sporting enfraquecido, coxo e longínquo da sua massa associativa. Não se vislumbra um nome, dentro desta facção, capaz de se diferenciar das que foram as politicas desportivas de 15 anos de gestão.

Uma das reacções mais curiosas partiu de Bessone Basto. Diz ele que "(...) Dias Ferreira e Paulo Abreu têm de sair. Aproveitam-se do clube há anos, saindo por uma porta e reentrando por outra. (...) É preciso levantar a relva e queimar as minhocas. " A frase que a Juve Leo exibiu à uns anos em Vila do Conde, quase semelhante à que estava preparada para o jogo com o fcp e que JEB não deixou que fosse exibida, pode bem aplicar-se a estas duas alminhas. O tempo passa, mas estes e outros tantos abutres não largam o que mais lhes alimenta o ego. E venha quem vier, vai tê-los à perna.

Sem comentários: