04/02/2011

Entrevista de Braz da Silva

Afinal foi na TVI e não na RTP.
O candidato, claramente nervoso na 1ª entrevista que deu (se bem que o entrevistador só ajudou a piorar), explicou ainda que de forma ténue as suas ideias. O fundo de investimento foi o prato forte.

50M€ para iniciar, com um convite claro aos sócios (com 1M na conta bancária) a investir. Principalmente a um sócio. Ao principal (ir)responsável pelo estado da nação. Os petrodollars asseguram a operação, que me parece bem estudada, arriscada mas viável. Resta saber quem vai ser o 'testa de ferro' do futebol. Quem irá aplicar os 50M? E de que maneira? BS precisa de um homem 'muito forte' nesta área. Alguém que conheça o terreno e se mexa bem. Um nome forte que não deixe dúvidas e imponha respeito. Alguém com clara capacidade para colocar jogadores em Alvalade, ainda que em 'trânsito', valorizá-los e obter mais valias. Para os investidores e para o clube. Penso que estará muito focada neste 'nome' a eleição ou não de Braz da Silva.

Não percebo tanta critica pelo facto de ter contratado a empresa de Luis Paixão Martins (associada ao fcp) para tratar da sua promoção. Um dos principais problemas do Sporting é precisamente a falta de capacidade de transmissão de ideias. De vender uma imagem. De chegar aos sócios. Todas as empresas delegam esse serviço em empresas da especialidade. Por não fazê-lo? O porto também o faz. As grandes multinacionais recorrem a este serviço. Não entendo como isso pode ser motivo de critica. Mas vão tentar pegar por onde der...

Mas ao contratar uma das mais conceituadas (e mais caras) agências de Portugal, que lhe tem tratado da promoção, das entrevistas, das 'linhas gordas' que toda a gente lê, BS terá certamente uma estratégia bem delineada de aproximação aos sócios. Resta-lhe ganhar 'à vontade' em frente às câmaras, pois aí perderá qualquer frente a frente que venha a ter com algum dos possíveis candidatos de que se fala.

"Os contratos são para cumprir". Claro. Nem podia ele dizer outra coisa. Vai já dizer que vai dispensar PS, Costinha e Couceiro. Não o vai dizer, mas vai dispensá-los. Não tenho dúvidas. Quem quer um projecto ganhador, inovador e que corte com a falta de ambição a que este clube estava habituado, de que maneira poderá continuar com este treinador? Ou até com os outros dois dirigentes? De maneira nenhuma.

A 'continuidade' precisa neste momento de algo mais que 'um nome'. Precisa de alguém que venha estimular os sócios, e que responda a BS 'da mesma moeda'. Por isso RA estará à partida descartado. Não tem perfil para isso, nem apoio suficientes dentro da própria linhagem. Godinho surge como forte alternativa. Mas só o facto de levar consigo a 'etiqueta roquette', poderá não chegar ao ex vice de Dias da Cunha. Nem o mesmo Luis Duque poderá ser decisivo. Vai ter que arranjar uma base de investimento e vai ter que descaracterizar a candidatura de Braz da Silva. Aliás toda a imprensa parece unânime em fazê-lo. É o 'lançar de rampa' para alguém que vai surgir em breve.

1 comentário:

Coimbra disse...

Não convenceu nem um bocadinho. Muito inseguro nas palavras, até podia estar nervoso, mas não venham com a tanga do jornalista que o entrvstou, terá de lidar com eles a toda a hora se quiser ser presidente do Sporting, senão vai ser barracada atras de barracada.

SL