27/02/2011

Finalmente

Chegou mesmo ao fim o curto e ruinoso reinado de Paulo Sérgio em Alvalade. Como já tinha referido, o tempo do treinador já tinha acabado à 3 dias, pois já se sabe que um voto de confiança antecede sempre um despedimento.

PS terá sido dos treinadores com piores resultados na sua curta estadia em Alvalade. Não vai deixar saudades a ninguém. O Sporting precisava de tudo o que é oposto ao que PS foi. Mas a história encarregar-se-á de nos dizer o que pode PS fazer no mundo do futebol. E ai veremos se foi só a máquina trituradora de Alvalade que funcionou, ou se foi a falta de competência do homem que nunca devia ter sido treinador desta casa.

E o negócio ganha contornos de ruinoso se aos 600mil euros que pagámos ao V.Guimarães por PS e sua equipa, juntarmos agora mais 600mil pela sua desvinculação. Esta questão do treinador foi mesmo, entre muitas outras também péssimas, a pior coisa que JEB deixou na sua fugaz passagem como presidente do Sporting.

25/02/2011

O bom do Laurentino

O Secretário de Estado do Desporto não tem duvidas: «O principal problema do futebol são os grupos organizados de adeptos». Obviamente!
O problema do nosso futebol não passa pela falta de respeito que esta cambada de dirigentes corruptos, burgueses e taxistas que gravitam por promiscuidades sempre duvidosas entre politica e futebol.
A FPF que vive à margem da Lei à vários anos, e tarda em adequar os seus estatutos ao que é exigível, não deverá constituir problema de maior. Os 'apitos dourados', as escutas, os branqueamentos de capitais, enfim, o miserável e lastimável estado a que chegou o futebol português tem como únicos culpados quem paga bilhete (e sustenta esta corja) para ir ao futebol.
É só mais uma tirada genial do bom do Laurentino.

Lei de Murphy

Não há volta a dar. Ela é bem real, e está presente 24h por dia na vida deste Sporting. E calma que ainda não acabou. Vai correr pior!

A atitude tem de ser tomada. Neste momento já vai com quase 3 meses de atraso. Paulo Sérgio tem de sair! Temos 10 jogos de campeonato para garantir a Europa. E com este treinador não vamos lá.
PS tem razão quando diz que a culpa não é só dele. Obviamente que não. Mas neste momento os responsáveis pela sua contratação já saíram. Só resta ele. Atitude digna? Onde? Atitude digna era o treinador perceber para o que caminhamos. Porque todos já perceberam. Não que a entrada de um novo treinador nos traga algo de novo, não vai trazer, mas vai repôr um pouco de 'sossego' aos jogadores, porque ao contrário do que o treinador afirma, eles NÃO estão com ele! Pelo que se tem visto desde à muito, os jogadores não estão com este treinador. Pelo menos não demonstram dentro de campo.

Não valerá a pena pensar em indemnizações. O mais tardar PS sairá no final da época. A questão é se valerá a pena prolongar a angustia por mais 3/4 meses de ordenado.


Entretanto, depois de Juande Ramos, surge agora Rafa Benitez. Futre quer o ex Liverpool e ex Inter no Sporting. Também vai sondar Tiago e Quaresma. Inácio e B.Carvalho já viajam pela Europa em busca de reforços e treinador. E ainda faltam as apresentações oficiais de GL e PB. E os nomes das listas. E J.Rocha Jr. Falta um mês para irmos ás urnas. É só esperar pela saída da Taça da Liga e o 'circo' vai aquecer.

E entretanto a Lei de Murphy continuará a 'ser' posta em prática para os lados de Alvalade.

PS: curioso como o CM divulga tudo. Pelo menos para alguns.

24/02/2011

Pedro Baltazar

Ao que tudo indica Pedro Baltasar vai mesmo avançar com a candidatura à presidência do Sporting. Nuno Fernandes Thomaz, ex-secretário de Estado dos Assuntos do Mar, confirmou o avanço desta candidatura. E referiu ainda que também pretende entrar pelo caminho de corte com o passado. "Tem de haver rotura, é certo, mas há roturas e roturas, boas e más. Nós temos a certeza que faremos uma rotura inteligente e bem feita, que passa também por uma nova geração, por sair um pouco das mesmas pessoas [que têm estado à frente do clube]",

Não sei o que ai vem com mais esta lista, nem o que estes trazem consigo. Conhecimento de Sporting e do mundo empresarial terão. Resta saber que conhecimento têm do 'mundo futebolístico português', ou quem os acompanha e que traga essa mais valia.

Em Portugal não se ganham campeonatos pela experiência do treinador, por um plantel forte, nem pelo investimento que se faça. Ganha-se pelo que se consegue controlar o que se passa fora das quatro linhas.

23/02/2011

Chegou a fim a era Paulo Sérgio

O Concelho de Administração do Sporting veio hoje publicamente anunciar o fim da era PS no clube. E antes do despedimento (ou desvinculação), surge o sempre ético, voto de confiança.

"Nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º, nº1 al. a) do Código dos Valores Mobiliários, o Conselho de Administração da Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD vem publicamente desmentir e repudiar as notícias que têm vindo a público sobre alterações ao nível da estrutura da equipa técnica do futebol profissional.

Tais notícias são meras conjunturas sem nenhuma base de veracidade, que visam transmitir a ideia de que existe um vazio no poder e que a Sporting, SAD está a ser gerida de fora para dentro, o que não tem qualquer correspondência com a realidade.

Para dissipar quaisquer dúvidas, o treinador Paulo Sérgio e a sua equipa técnica têm a total confiança do actual do Conselho de Administração para fazer face aos difíceis desafios desportivos que se avizinham."

22/02/2011

Uma gota no oceano

"O Sporting Clube de Portugal e a Sporting Clube de Portugal Futebol, SAD repudiam e condenam o grave comportamento da Polícia de Segurança Pública durante o jogo Sporting x Benfica, que teve lugar ontem no Estádio José Alvalade, pelo manifesto excesso na actuação e pela flagrante dualidade de critérios da PSP no tratamento dos adeptos do Sporting e do Benfica.

Com efeito, a coberto da justificação de arremesso de petardos, o corpo policial ali presente efectou repetidas e desmesuradas investidas numa zona do estádio onde, para além de um grupo organizado de adeptos, estavam também famílias de sócios, provocando danos pessoais e materiais indiscriminadamente, e causando um profundo mal estar nos mais de 40.000 espectadores presentes.

As claques do adversário lançaram igualmente e em maior número tochas e petardos, tendo no entanto ficado impunes pelos incidentes de que foram responsáveis.

Não restam dúvidas ao Sporting que a postura excessivamente agressiva foi ela própria instigadora de maior violência e de agravamento da tensão no estádio.

De resto o referido comportamento da PSP já se verificara em alguns jogos de futebol realizados no Estádio José Alvalade o que motivou uma exposição efectuada em Setembro de 2010 pelo Sporting ao Ministério da Administração Interna, designadamente pelos factos ocorridos na época passada no jogo Sporting e Benfica, a contar para as meias-finais da Taça da Liga e no jogo Sporting e Atlético de Madrid, a contar para a 2ª mão dos 1/8 de final da Liga Europa, exposição que permanece até à data sem resposta.

O Sporting exige que o comportamento da PSP, como responsável pela manutenção da segurança pública nos espectáculos desportivos, se regule por valores de rigor, máxima isenção e sentido de responsabilidade, e nessa medida irá actuar na defesa dos seus direitos.

Sporting Clube de Portugal
Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD

scp.pt

21/02/2011

Hoje é dia de derby!

E derby é para ganhar! Venha quem vier, seja em que condições for, estejamos em alta ou em baixa, a chover ou a fazer sol, a esses filhos da puta é sempre para ganhar!

Diz-se que geralmente quem está pior sai vencedor do derby. Não há como esconder que neste momento o Sporting está mais em baixo. E é por isso mesmo que os jogadores se vão transcender e com a ajuda dos sportinguístas no estádio, vamos acabar de vez com as esperanças dos porcos e arrumar com o campeonato de vez.

Com PS na bancada caberá a Cabral orientar a equipa. Pouco ou nada muda, pois esses contratempos nestes jogos não se fazem sentir. Além de que as indicações e substituições partem do mesmo.

Quanto ao jogo, não é difícil prever que o carnide vai tentar resolver cedo o jogo. Primeiro porque sabem da nossa dificuldade em 'correr atrás do prejuízo', da nossa (sempre) evidente quebra física nas 2ªs partes, e 'defender' bolas deste Sporting não é propriamente difícil. Não tem sido. As individualidades a atacar e o colectivo a defender vão resolver o jogo.
Aposto em Abel e J.Pereira, Grimi e Yannick ao lado de HP no onze.

19/02/2011

Que discurso é este?

Dias Ferreira é dos tais que pertence a esta 'linhagem'. Nos últimos 15 anos foi seguidor do roquettismo. Para mim não restam dúvidas disso. Por isso mesmo é altamente confuso o discurso do mesmo ontem na tvi. As declarações reproduzidas pelo ojogo dão conta de um virar de rumo total. 180º!

Então agora a prometer inverter uma tendência que ele próprio ajudou a construir? Vira-se contra o 'chefe todo poderoso'? Não creio... Reste ver se a estratégia resulta.

O discurso da 'ruptura' está na moda. E nenhum candidato vai fugir dele. Mas vir este discurso de quem 'apadrinhou' este mesmo rumo, é deitar areia para os sócios do Sporting, é dizer-lhes o que querem ouvir. É cinismo puro. Venha de DF ou de outro semelhante a ele. São os abades deste clube...

18/02/2011

Empate na Escócia

Afinal PS tinha razão. Marcamos mesmo na Escócia. A 2m do fim, na 2ªjogada com pés e cabeça que se fez em todo o jogo (a 1ªterminou com remate de PM para a única defesa de Allan McGregor), numa cabeçada primorosa de Matias após belo cruzamento de JP.
Não foi PS que se salvou, pois esse está condenado à muito, foi o Sporting, que com um bocadinho de cabeça e sorte à mistura apura-se para a fase seguinte.

Degradante ver o nosso ataque. Praticamente inconsequente em todo o jogo. Não sei se tinham indicações específicas ou se foi por auto recriação, mas chegar a 10m da linha da grande área e rematar à baliza não me parece muito adequado para quem vai 'sem medo'.

A defesa é mais uma nulidade. Eu não sei se a culpa é de Polga, de Carriço ou de ambos. Mas sei que o DC ainda tem margem de progressão, e o Polga já deu tudo o que tinha para dar ao Sporting.

A falta de agressividade a atacar o jogo aéreo é gritante. Tanto na nossa grande área como na adversária. O Sporting pura e simplesmente não cria perigo de lances de bola parada. E já não é de hoje. Por isso ou serão P.Bento, Carvalhal e PS completamente inúteis na matéria ou estes jogadores também não 'querem/conseguem' aprender. No futebol dos dias de hoje não se ganha sem estes 'pequenos' detalhes.

A Sporting joga 2ªf contra os lampiões e 5ªf contra o Rangers. Sabendo que a condição física não é (nunca foi esta época) um ponto a nosso favor, e sabendo que os pontos mais 'parvos' foram em casa que os perdemos, espera-se que os escoceses não marquem primeiro. É que não convém nada andar a correr atrás do prejuízo.

15/02/2011

Paulo Futre?

O antigo internacional português Paulo Futre é o mais recente membro da lista de Dias Ferreira para as eleições no Sporting.

Depois de uma reunião numa unidade hoteleira de Lisboa, esta terça-feira, o acordo foi alcançado e, caso o candidato chegue à liderança dos leões, terá ao seu lado o antigo craque, que será vice-presidente para o futebol e ainda diretor geral da SAD.


record

É bom lembrar o que disse o antigo extremo à cerca de um ano atrás...

"Portugal não atravessa um grande momento e um título do Benfica deixava o país durante algumas semanas muito bem disposto."

É desta?

Dias Ferreira anunciou que será candidato ás próximas eleições. Será que é desta? Avincou que ponderou bem, e é para levar até ao fim. Até já tem projecto e nomes pensados e falados.

DF é daqueles que gravita na órbita leonina à décadas. Goste-se ou não do estilo, da maneira empolgada, e por vezes excessiva, com que nos brinda nas suas aparições contínuas na função de paineleiro, mas não se duvide do seu sportinguísmo.

Infelizmente o mesmo não é sinónimo de competência ao cargo. DF SEMPRE defendeu esta 'linhagem', este rumo, e este caminho. Por vezes lá se ouvia que não poderia ser só por aqui, mas nunca ninguém lhe conheceu (pelo menos publicamente) rosto de mudança. "O futuro não pode ter a ver com o passado recente e as pessoas têm de pensar em tirar o Sporting desta situação. Durante este tempo, não falei do assunto. Entendi que era chegada a hora de afirmar a mudança de um modelo que acho que está esgotado. Ruptura? De continuidade não será com certeza" Estas palavras convencem alguém?

DF não se está a candidatar a presidente do SCP. Está a 'descandidatar' outros. Está claramente a dar um tiro para o ar, a a gritar bem alto 'eu também estou aqui!'. Esta tomada de posição é mais uma farsa que visa abanar com a lista de encabeçada (à partida) por Godinho Lopes. E dela, vamos ver quem cai.


Entretanto a máquina publicitária de GL continua a ganhar terreno. Nada melhor que uma medida populista, pela qual todos os sportinguístas anseiam: as cadeiras do estádio a verde e branco. Bela jogada.

14/02/2011

Catita

Luis Catita, árbitro do Sporting-Paços, teve uma nota bem catita por parte da Comissão de Arbitragem da Liga. 2.2, uma avaliação classificada de muito negativa pela RR.
Juntamente com a Olegário em Olhão, vai merecer tomada de posição pública por parte do Sporting, após o jogo de Glasgow, e antes do derby. Espero que a tomada de posição seja firme, e que condicione já o caldinho que se está a preparar. Os lampiões se perderem em Alvalade dizem já adeus ao título, e as jogadas de bastidores já começaram. Não tardará em que venham para a praça pública acusar-nos de tentar condicionar o trabalho do árbitro. Nada que eles não façam sistematicamente. A grande diferença, lá está, e basta olhar para a tabela classificativa para perceber quem o faz sistematicamente, e apenas esporadicamente. Ou mudamos também esta nossa postura, e fazemos o que todos fazem (!), ou a lenga-lenga vai durar...

Carlos Barbosa, ao que tudo indica, a hipotese mais forte para o C.Fiscal nas listas de G.Lopes, vem criticar duramente o trabalho Olegário, dizendo mesmo que não quer este árbitro em jogos do Sporting nos próximos 25 anos. Ninguém o diria melhor. O recado está dado. Resta ver se o discurso é para manter e se o tom de voz é para aumentar.

13/02/2011

2-2 em Olhão

Foi unicamente o confirmar de que 'rezamos' para que o V.Guimarães se apure para a final da Taça, e que juntamente com o Braga e U.Leiria percam o máx de pontos possíveis no campeonato. É que o 3º lugar e a europa estão certamente mais dependentes daquilo que estes (não) fizerem do que propriamente daquilo que poderemos nós fazer.

Quanto ao jogo, aos jogadores, a PS, está tudo dito. Foi tudo dito desde agosto. Este foi só mais um desempenho igual a tantos outros.

Glasgow e lampionagem é o que temos de seguida.

11/02/2011

Mais uma conferência de imprensa

Concordo inteiramente com PS em duas questões:

- "Não vale a pena bater mais no ceguinho". De facto não vale. O homem é assim. Não tem categoria nem nível para ser treinador do Sporting. Se aguentar a época inteira será uma benesse do tamanho do mundo que lhe concedem.

- "Poderia ter-me preparado de outra maneira".
PS não estava minimamente preparado para ser treinador do Sporting. Entrar de peito feito, vincar "venho para ser campeão" não chega. É preciso jogar à bola.

Marat



Regressa no dia seguinte ao Director Desportivo (com quem andou 'ás cabeçadas') ter sido demitido. Esclarecedor.

10/02/2011

Braz da Silva de fora

O 1º nome a 'chegar-se `frente' é também o 1º a saltar fora. Quando BS foi à tvi, fiquei com a nítida sensação de que se tinha precipitado. No discurso, nas entrevistas, no timing, em tudo. Alguém que queira assumir a presidência de um clube, não pode demonstrar todo aquele 'nervosismo' em frente às câmaras. Agora tenho a certeza da sua precipitação. Contou com o 'ovo no cú da galinha' cedo demais.

Resta ver se algum dia se saberá o que o levou a demitir-se da sua 'candidatura irreversível'. Quem lhe terá prometido apoio e saltou fora? Será que lhe descobriram alguma 'ponta solta' que não queria tornar pública?

Talvez o facto de ir concorrer contra quem está prestes a apresentar-se, o tenha levado, a ele e aos seus, a pensar 3 vezes...

BS revela ainda mais duas coisas engraçadas. Fio alvo de ameaças, ele e as pessoas de bem que compunham a sua lista. Nada de anormal, nas eleições passadas empurraram 'alguém' das escadas. E ainda que tinha já acordo com um dos melhores treinadores do mundo. Outro Sven Goran?

09/02/2011

Costinha demitido

"Costinha foi demitido, esta quarta-feira, do cargo de director do futebol profissional dos "leões". Em causa, as declarações do dirigente, em entrevista à SportTV, colocando em causa a gestão da SAD quanto ao dossier do futebol. Ainda esta tarde, o Sporting vai anunciar a decisão oficial em comunicado." RR

Costinha não foi demitido. Pediu para ser.

Aí está a 1ª cambalhota oficial

O policia afinal está para durar. E não acredita em vendedores de sonhos. Deve ter a memória muito curta para não se lembrar do que andou a apregoar nas eleições de à 18 meses atrás.

É assim a candidatura de GL. Uma vergonha! A total falta de respeito pelo Sporting e seus associados! É a fuga para a frente e a sede de protagonismo que mais ordena. A tacharia está toda a vir ao de cima e a falta de carácter também. Mas (infelizmente) mais virão.

PS - O bom do Menezes também já deu o seu 'importante' aval. À semalhança do que fez Dias Ferreira (ao anunciar, pela n-éssima vez que vai avançar), à que gritar bem alto e desesperadamente 'eu também quero!'

Godinho Lopes

O antigo vice presidente do clube e da "holding" leonina e presidente da EJA (Estádio José Alvalade), sociedade responsável pela construção do novo Estádio de Alvalade, está em tudo o que é jornais que dão como certo o seu avanço rumo à presidência do clube. Aliás, aí, já é o grande vencedor! Em 'tempo de antena' nas páginas dos diários (desportivos e não só), GL 'o salvador' já dá 10-0 aos outros candidatos, tidos como 'mecenas e aventureiros'. E é aqui que se começam a ganhar eleições.

GL, que em 2002 abandonou o clube quando foi detido pela PJ por suspeita de corrupção, participação económica em negócio e administração danosa dos alojamentos em navios-hotel durante a Expo 98, tenta agariar para a sua lista os nomes possíveis que lhe permitam conciliar o máximo de facções. E se o sempre bem informado Bruno Roseiro, tiver razão no que escreve no Expresso, o Eng.º quer mesmo garantir a todo o custo a eleição antes de 26 de Março.
PP Cristovão e I.Trigo Mira para impedir que a lista já feita se volte a apresentar, e junta o nome de PCFerreira (conhecido nos foruns e blogs), e cala assim muita voz da 'oposição'. Junta RA que terá de ver o sonho de se presidente adiado e tentará agarrar um lugar que já foi seu (PMAG) se quiser continuar 'visível', Nobre Guedes, Ricciardi o 'testa' do BES para que não falte dialogo com a banca, e tenta ainda juntar Carlos Barbosa (ACP), um verdadeiro 'opositor'. Mais, tentar arranjar lugares aos elementos da AAS. Espanto? Pouco. E o trunfo maior para o futebol: L.Duque e C.Freitas. Dois 'pesos pesados' que 'venceram' os últimos dois campeonatos.
Tirando os homens da continuidade o resto é 'descartável' e só serve para os votos. Mas o futuro o dirá.
Escusado será dizer o 'barão do Esporão' será apoiante desta candidatura. Muito preocupado que anda com os possíveis mecenas que possam aparecer.

Esta candidatura, a confirmar-se, traduz num simples 'mais do mesmo'. Não duvido que irá haver um maior investimento no futebol. Nem Luís Duque regressava para ir às compras com 'sacos de caramelos'. As promessas vão ser mais que muitos, e linha de rumo não se irá alterar muitos daquilo que foram os últimos 15 anos. É que, com a mesma linhagem no poder, as regras não se devem alterar drasticamente. A empresa continuará à frente do clube, com todas as consequências que daí possam advir.

08/02/2011

Costinha

Depois dos insultos de que foi alvo no jogo com a Naval, Costinha vem defender-se. Infelizmente da pior maneira possível. A entrevista que deu à Sporttv, acredito que tenha sido sincera, até a gostei de ouvir, mas uma pessoa com as responsabilidades que ele tem dentro do clube não pode vir 'lavar roupa suja' desta maneira na praça pública. As palavras de Costinha são o espelho de um clube sem 'rei nem roque', completamente à deriva, afundado, e sem qualquer rumo.

A questão é que Costinha não é desta linhagem. Invoca (e não foi pela primeira vez), e bem, o seu sportinguísmo. Já todos percebemos que a corja que por lá gravita, é tudo menos sportinguísta. Costinha tem 'escola' da bola. E os srs. drs. não sabem o que isso é. Perdeu-se um dirigente que com outro suporte até podia ter feito um trabalho bem melhor. Mas nada disso invalida que Costinha falou demais, e 'assinou' definitivamente a sua saída do clube.

Duas notas da entrevista: A primeira quando disse que os sócios estão cheios de mentira. Pois estão! Mas será a sua versão a verdade dos factos? É que de concreto também nada disse, foi frontal, mas não revelou nada que ninguém não adivinhasse. A segunda para o seu maior tiro no pé: Paulo Sérgio. Quis defender o indefensável e lixou-se. Quando diz que Trezeguet não veio por 100mil euros, mas deu 600mil por esta equipe técnica, passa a si próprio um atestado de não esperteza. Ou então esqueceu-se de dizer quem é que não quis um e lhe impingiu o outro...

04/02/2011

Entrevista de Braz da Silva

Afinal foi na TVI e não na RTP.
O candidato, claramente nervoso na 1ª entrevista que deu (se bem que o entrevistador só ajudou a piorar), explicou ainda que de forma ténue as suas ideias. O fundo de investimento foi o prato forte.

50M€ para iniciar, com um convite claro aos sócios (com 1M na conta bancária) a investir. Principalmente a um sócio. Ao principal (ir)responsável pelo estado da nação. Os petrodollars asseguram a operação, que me parece bem estudada, arriscada mas viável. Resta saber quem vai ser o 'testa de ferro' do futebol. Quem irá aplicar os 50M? E de que maneira? BS precisa de um homem 'muito forte' nesta área. Alguém que conheça o terreno e se mexa bem. Um nome forte que não deixe dúvidas e imponha respeito. Alguém com clara capacidade para colocar jogadores em Alvalade, ainda que em 'trânsito', valorizá-los e obter mais valias. Para os investidores e para o clube. Penso que estará muito focada neste 'nome' a eleição ou não de Braz da Silva.

Não percebo tanta critica pelo facto de ter contratado a empresa de Luis Paixão Martins (associada ao fcp) para tratar da sua promoção. Um dos principais problemas do Sporting é precisamente a falta de capacidade de transmissão de ideias. De vender uma imagem. De chegar aos sócios. Todas as empresas delegam esse serviço em empresas da especialidade. Por não fazê-lo? O porto também o faz. As grandes multinacionais recorrem a este serviço. Não entendo como isso pode ser motivo de critica. Mas vão tentar pegar por onde der...

Mas ao contratar uma das mais conceituadas (e mais caras) agências de Portugal, que lhe tem tratado da promoção, das entrevistas, das 'linhas gordas' que toda a gente lê, BS terá certamente uma estratégia bem delineada de aproximação aos sócios. Resta-lhe ganhar 'à vontade' em frente às câmaras, pois aí perderá qualquer frente a frente que venha a ter com algum dos possíveis candidatos de que se fala.

"Os contratos são para cumprir". Claro. Nem podia ele dizer outra coisa. Vai já dizer que vai dispensar PS, Costinha e Couceiro. Não o vai dizer, mas vai dispensá-los. Não tenho dúvidas. Quem quer um projecto ganhador, inovador e que corte com a falta de ambição a que este clube estava habituado, de que maneira poderá continuar com este treinador? Ou até com os outros dois dirigentes? De maneira nenhuma.

A 'continuidade' precisa neste momento de algo mais que 'um nome'. Precisa de alguém que venha estimular os sócios, e que responda a BS 'da mesma moeda'. Por isso RA estará à partida descartado. Não tem perfil para isso, nem apoio suficientes dentro da própria linhagem. Godinho surge como forte alternativa. Mas só o facto de levar consigo a 'etiqueta roquette', poderá não chegar ao ex vice de Dias da Cunha. Nem o mesmo Luis Duque poderá ser decisivo. Vai ter que arranjar uma base de investimento e vai ter que descaracterizar a candidatura de Braz da Silva. Aliás toda a imprensa parece unânime em fazê-lo. É o 'lançar de rampa' para alguém que vai surgir em breve.

02/02/2011

Bráz da Silva

Amanhã na 'Grande Reportagem' vai formalizar a sua candidatura à presidência do Sporting. Está encontrado o primeiro. Quem se segue? Ou melhor, mais alguém se segue?

Vamos ver onde e como se vão posicionar os 'quadrantes' sportinguístas. Aqueles que pensam ser parte activa da vida do clube, que em circulos, sites e blogs na net espalham a sua voz (quase sempre critica) e infelizmente se fazem ouvir.
E os conspiradores?
E como vai reagir o ex-bastonário ao ver a primeira pessoa a avançar a um lugar que sempre quis?

E José Roquette? Depois das palavras do principla responsável pelo estado actual do clube, onde teme pelo aparecimento de mecenas, só uma coisa me vem à cabeça: de que tem medo o neto de visconde?

01/02/2011

À espera as explicações

Depois do repto lançado por José Couceiro para que Liedson explique todos os contornos desta transferência, e sabendo que o levezinho não se costuma conter, e até gosta de despejar tudo cá para fora, vamos aguardar pelas suas explicações, onde por certo irá referir que foi ele que quis sair, e que forçou mesmo a saída. É que de outra forma não se percebe as palavras de JC.

Mas também estou bastante curioso relativamente ao que dirá o treinador, P.Sérgio. Ele que não se demite, "nem agora nem nunca", que já há muito se queixa da falta do 'pinheiro' e que agora se vê ainda com menos um avançado, por sinal o melhor, e que também ouviu o director geral dizer que "A gestão de uma equipa não se faz por querermos este ou aquele jogador, e entendemos que a situação ganhava contornos complicados...". Mais uma oportunidade para este senhor mostrar que (não) os tem no sítio!

"A Solução"

Em relação à "solução" apresentada ontem por José Eduardo, não posso deixar de concordar com as suas palavras a abrir a cerimónia:

"Temos que acabar com a arrogância e a prepotência intelectual, manifestada através de uma suposta superioridade genética. Não podemos continuar a albergar ineptos, acomodados, convencidos, a dar cobertura a interesses e a teias particulares. Temos que banir, dos nossos costumes, os tiques de vedetismo, os ares de nobreza, resquícios de uma aristocracia bacoca e que em vez de nos ajudar, tem, dia após dia, transportado o nosso clube para o fundo."

O fim

Só espero que este tenha sido mesmo o fim para esta gente, para esta linhagem que à 15 anos afunda o clube. Esperemos que não haja mais nenhuma.
Para o ultimo dia do 'mercado' JEB preparou aquilo que seria o seu golpe de mestre. Sacar Kleber e Djalma ao porto. Mas como não tem mãozinhas nem talento para tocar essa música (só maracas e mal), ficou o Sporting mais uma vez prejudicado e humilhado nas mãos desta gente.

O Sporting vende Liedson. O homem queria sair, O Sporting recebe 2M e alivía os sálarios nada baixos. Bem vendido? Claro que sim, SE houvesse substituto, como qualquer cepo conceberia se vendesse o seu melhor avançado. Mas não veio ninguém. E o PS que queria um 'pinheiro', não só não o viu chegar como ainda ficou sem o seu melhor avançado.

O Sporting acerta tudo com o Marítimo. Djalma nem respondeu à oferta do Sporting. O At.Mineiro (detentor de 50% do passe de Kleber) afirma ao mundo que o Sporting lhe fez uma proposta ridícula! Quando se permite que o clube desça tão baixo, quando são os próprios dirigentes que se colocam nestas situações, a desilusão só pode ser grande. A nossa! A eles é-lhes igual ao litro.

A única coisa positiva que vejo nisto tudo, é que agora, talvez, quem ainda andasse de olhos fechados os tenha aberto. JEB foi dos piores presidentes da história do Sporting! A linhagem roquetista afundou completamente o clube! Que dia 26 chegue rápido e esta gentalha seja de uma vez por todas corrida do nosso clube!
Sangue novo, ideias novas, e principalmente pessoas novas para trazer vitalidade e alma ao Sporting.
O Sporting, um clube enorme, que apesar de tudo vai sobreviver a estes constantes atentados, e provar assim que é um dos maiores clubes do mundo!

Costinha e Couceiro não saem ilesos deste episódio. São amplamente responsáveis. Um pouco de coerência mandava-os apresentarem imediatamente a demissão. Não será para agora, mas não deveria passar de dia 26 de Março.